emissão de nota fiscal eletrônica

O eGestor é um sistema emissor de NF-e, dentre outras funcionalidades, com funcionamento na maioria dos estados do Brasil.  Além de emitir a nota fiscal, o sistema também permite imprimir a DANFE. Que é o documento auxiliar de NF-e, ou então, enviá-la diretamente para o e-mail do cliente. Assim, proporcionando uma enorme praticidade.

O eGestor também pode importar arquivos XML de todos os seus fornecedores. Assim, evitando o trabalho de preenchimento manual das notas fiscais de compra.

É importante ressaltar que a nota fiscal eletrônica é um documento fiscal regulamentado pela Secretaria da Fazenda(SEFAZ). Portanto, todos os seus campos de preenchimento devem ser definidos e validados pela secretaria, para depois ser feita a emissão.

Este procedimento de validação por parte da SEFAZ é feito de forma automatizada. Somente com a análise do código XML, o qual explicaremos posteriormente:

DANFE e XML

Como falamos anteriormente, a DANFE é o documento auxiliar de NF-e, que contém os dados mais importantes dela. Já o arquivo XML é o formato utilizado para o registro das informações da NF-e.

Este arquivo possui um padrão de escrituração fiscal e suas informações são divididas em diferentes segmentações:

  • Dados da NF-e;
  • Dados do emitente;
  • Dados do destinatário;
  • Dados dos produtos e serviços;
  • Dados relativos ao ICM;
  • Dados do transporte;
  • Dados de cobrança;
  • Informações adicionais como fonte de impressão da DANFE e outras informações para o contribuinte.

Como fazer a emissão de NF-e no eGestor?

Para realizar o processo de emissão de nota fiscal eletrônica no sistema eGestor basta ir até o menu NF-e. E lá inserir o seu certificado digital A1 e então criar uma nova nota. A partir dai, você irá fazer a digitação dos dados solicitados no preenchimento da nota. Assim, gerar o arquivo XML e encaminhar para a validação por parte da Secretaria da Fazenda, como explicamos anteriormente.

Feito isso, no menu de NF-e do eGestor, na opção status SEFAZ, você pode acompanhar a solicitação feita. Você também pode alterar os dados preenchidos em sua NF-e ou então fazer o cancelamento da mesma.

Certificado Digital A1

Para realizar a emissão de nota fiscal eletrônica é indispensável possuir o certificado digital A-1. Este certificado é o arquivo digital gerado e armazenado no computador pessoal do usuário e possui validade de um ano. Para cadastrar o certificado pelo eGestor, o processo é bem simples. No menu de NF-e, basta ir até a aba “CONFIGURAÇÕES” e então clicar em Certificados Digitais.

Basta criar novo certificado, escolher o arquivo em seu computador no qual ele ficará armazenado, inserir a senha e salvar. Assim, você terá registrado o seu certificado A1 e poderá solicitar a emissão de nota fiscal eletrônica. Para não perder este certificado em caso de perdas de dados do computador, o recomendável fazer um backup. Seja em CD, pendrive ou disco externo.

Imagem 1 – Tela inicial do sistema eGestor. Onde deve-se ir ao menu NF-e, marcado em vermelho.

Imagem 2 – Aba da NF-e. Marcado em vermelho o espaço ‘CONFIGURAÇÕES’.

Imagem 3 – Aba ‘CONFIGURAÇÕES’ do menu do NF-e. Selecionado em vermelho a área para seleção de envio do certificado A1.

Imagem 4 – Área de envio do certificado A1.

Ambiente de teste e ambiente de produção

O eGestor contém dois ambientes de envio de nota fiscal eletrônica: O ambiente de teste e o ambiente de produção. O primeiro serve somente para se familiarizar com a emissão de notas fiscais eletrônicas no sistema. Já que, as notas que serão emitidas estarão isentas de qualquer valor fiscal. Já no ambiente de produção, as notas que você deseja emitir, terão valor fiscal.

eGestor

O eGestor é um sistema de gestão empresarial online, rápido e fácil para a sua empresa. Além da emissão de nota fiscal eletrônica, a qual abordamos neste post, o software apresenta muitas outras funcionalidades. Tal como a emissão de relatórios extremamente detalhados de seus produtos, clientes e compras e vendas da sua empresa. Também realiza o fluxo de caixa analisando a diferença entre todas as suas despesas e receitas. Além de proporcionar a quantidade exata de estoque, indicando se há falta ou excedente para a sua empresa.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br