fbpx

Conciliação de cartões: o que é, como fazer e sua importância

Um dos meios mais utilizados para se fazer pagamento hoje em dia é o cartão. Seja de crédito ou débito. Pode se dizer que isso ocorre pelo grande volume de e-commerces que temos hoje. Ou, também pela praticidade e facilidade de seu uso. Sendo assim, uma empresa ou negócio que não realiza venda com cartões está ficando para trás.

Segundo a ABECS (Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito), os brasileiros movimentaram cerca de R$ 720 bilhões de compras em cartões no primeiro semestre de 2018. Fazendo crescer 13,6% em comparação com o ano anterior. O que nos mostra um grande crescimento e uma maior oportunidade de vendas para empresários. “O crescimento do mercado de meios de pagamentos eletrônicos, bem acima do desempenho da economia, mostra o vigor deste segmento e o potencial que existe para a migração de uso de pagamentos”, diz o presidente da ABECS, Fernando Chacon.

Mas sabemos que não é fácil realizar esse ajuste. Afinal, é preciso controlar compras a vista, a prazo, parceladas, cancelamentos e outros. Assim, entendemos a conciliação de cartões não é tarefa simples. Mas você sabe o que é a conciliação de cartões? E qual sua importância? Explicaremos a seguir.

O que é a conciliação de cartões

A conciliação de cartões nada mais é do que uma relação de todos os pagamentos por cartões, bandeiras e métodos de pagamentos.

Ou seja, quando se realiza uma venda com cartão, é preciso saber quais as taxas daquela operadora de cartão e quais as taxas para os métodos definidos. Por exemplo, quando três vendas são feitas no valor de R$ 100,00, mas uma foi feita em cartão de débito à vista, outra crédito parcelado e outra crédito à vista, cada uma dessas transações têm sua taxa própria.

Qual a importância da conciliação de cartões

A conciliação de cartões traz alguns benefícios para seu negócio. Um dos principais é o controle de valores recebidos. Isso porque, além das taxas tornarem o valor irregular, o tempo de pagamento também é algo influenciável. Ou seja, quando uma compra é feita à vista no débito, ela será recebida instantaneamente. Já uma compra a crédito à vista, será recebida, normalmente, num intervalo de 30 dias. E uma compra a crédito parcelada será recebida durante a quantidade de meses disposta nas parcelas. Todo esse ciclo dificulta o controle financeiro e de fluxo de caixa da sua empresa. Nos mostrando como esse processo de conciliação é importante. 

Outro benefício é a confirmação dos valores recebidos. Assim, podemos saber qual porcentagem dos valores de vendas estamos recebendo. Além de, poder calcular de forma mais simplificada as taxas administrativas. 

Outro motivo que faz a conciliação de pagamento por cartões ser importante é entender e poder identificar erros de operação. Isso serve para erros na hora de fazer a venda. Por exemplo, quando ocorrem vendas duplas ou até algum erro de inserção de dados. Podendo assim ser feito o estorno do valor. Além de calculada a quantidade de cancelamentos.

Como fazer a conciliação de cartões no eGestor

Hoje, com toda modernidade dos sistemas de gestão de empresas, já não é necessário fazer a conciliação de cartões manualmente. E o sistema eGestor não foge desse padrão.

Mas, se ainda assim você optar por fazê-la manualmente, podemos indicar que tenha sempre em mão uma calculadora e anote a venda assim que feita. Ou, há grande chance de esquecer ou confundir dados. É preciso também, ter um relatório das taxas das bandeiras dos cartões que sua empresa aceita. 

A seguir, mostraremos como fazer a conciliação pelo sistema eGestor:

Configurações

Para fazer a conciliação de cartões no sistema é preciso entrar no sistema a partir do site e entrar no menu ‘Configurações’. Como mostrado na imagem, a página inicial do eGestor, com o menu ‘Configurações’ marcado em vermelho:

Imagem 1 – Página inicial do sistema eGestor. Em vermelho o menu ‘Configurações’.

Na aba ‘Configurações’ há novas abas. Entre elas ‘Plano de contas’, ‘Contas caixa’, ‘Operações’ e outras. A aba onde será feita a conciliação será a de ‘Formas de pagamento’:

Imagem 2 – Aba ‘Configurações’. Em vermelho, a aba ‘Formas de pagamento’.

Após, na aba ‘Formas de pagamento’ é possível ver todas as opções já disponíveis no sistema:

Aba formas de pagamento
Imagem 3 – Aba ‘Formas de pagamento’ onde se encontram todas as já inseridas no sistema.

A seguir, será preciso inserir as formas de pagamento. Ou seja, inserir a forma de pagamento e a bandeira. Por exemplo, “Cartão de Crédito Visa Parcelado”:

Aba Formas de Pagamento
Imagem 4 – Aba ‘Formas de pagamento’ do sistema eGestor. Onde podem ser inseridas e alteradas as formas de pagamento.

E então, alterar a taxa, seja por porcentagem, fixo por total ou fixo por parcela:

Alteração do custo da transação de forma de pagamento
Imagem 5 – Ainda na aba ‘Formas de pagamento’ do sistema eGestor, a alteração do custo da transação da forma de pagamento.

Assim, ao final, é possível adicionar outras formas de pagamento, como for necessário:

Inserir novas formas de pagamento com novas taxas
Imagem 6 – Ao final da aba ‘Formas de pagamento’ é possível inserir novas formas de pagamento com novas taxas.

Relatório

E, ao final de todo esse processo é possível gerar um relatório dessa cobrança.

Entrando no menu ‘Relatórios’ na página inicial do eGestor:

Relatórios - Inicial
Imagem 7 – Página inicial do sistema eGestor. Em vermelho o menu ‘Relatórios’.

Após, na aba ‘Financeiro’ da página ‘Relatórios’, selecione ‘Custo das cobranças’: 

Relatórios - Financeiro
Imagem 8 – Aba financeiro do menu ‘Relatórios’ do sistema eGestor.

Você será direcionado a uma nova aba nessa mesma página, onde pode inserir dados mais precisos sobre o relatório que precisa:

Detalhamento de custos
Imagem 9 – Aba onde será inserido o detalhamento dos custos relacionados às cobranças de acordo com a forma de pagamento utilizada.

E assim, saber quanto irá receber e quanto pagará de taxa.

Considerações finais

Fazer a conciliação de cartões não é algo simples e fácil. Portando, ERPs tentam melhorar e fazer esse processo o mais agilizado possível. 

O eGestor não é diferente. Com ele, além da conciliação, é possível ter o relatório das taxas e saber exatamente quanto sua empresa vai pagar e quanto vai receber. 

Ademais, além da conciliação, o sistema eGestor possui um controle completo do sistema financeiro, do fluxo de caixa e de estoque. E, claro, a emissão de NF-e, boletos e recibos.

É um sistema totalmente online e automatizado. Fazendo com que você não precise fazer nenhuma instalação e diminuindo consideravelmente os riscos de perda de dados. E também, contando com um sistema de suporte por telefone, e-mail e chat.

Banner-conversao-eGestor-blog

 

Início 9 Empreendedorismo 9 Conciliação de cartões: o que é, como fazer e sua importância
Escrito em: 09/11/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...