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Escolha do ponto comercial para a sua empresa: saiba como fazer

Escrito em: 03/08/17

Cada detalhe é fundamental para que o empreendimento seja bem-sucedido. Um dos mais importantes é a escolha do ponto comercial que pode determinar se o negócio vai engrenar ou ser fadado ao fracasso, mesmo que haja muito empenho em que ele se desenvolva positivamente.

Para que o projeto de um empreendimento seja bem sucedido especialistas indicam a necessidade de equilíbrio entre quatro “P´s” essenciais: ponto, produto, preço e propaganda. Qualquer dissonância em um deles pode comprometer todos os outros, já que uma locação equivocada vai repercutir diretamente nas vendas e desequilibrar os projetos de marketing.

Dicas para a escolha do ponto comercial para a sua empresa

Não há uma fórmula mágica que determine que o ponto do seu negócio é o melhor, mas há muitos indicativos que podem ajudá-lo a fazer uma escolha mais adequada e com menores riscos. Em geral, escolher um local mais estratégico exige um investimento em marketing e infraestrutura para alavancar mais rapidamente o negócio.

Se bem planejado, esse valor investido pode ser retornado mais rapidamente. É preciso ficar atento ao acesso físico até o ponto, o trânsito de veículos e tráfego de pedestres, serviços e comércio ao redor, se há e quantos são os concorrentes, estacionamento, segurança etc.

Por tudo isso, seguir a intuição para fazer a escolha do ponto pode ser um grande erro, é preciso pesquisar e avaliar o melhor modelo de operação, adequando-o as relações com o grupo ao redor, para que tudo flua de forma positiva. Tudo também depende do setor de atuação do negócio. Em média, o ponto comercial representa 50% do seu sucesso, uma porcentagem bastante significativa e que requer cuidados antes e durante a sua instalação.

O empreendedor deve estar sempre próximo de seus consumidores, já que a média de distância entre o cliente e a empresa deve ser de três quilômetros. Mais que isso, dependerá de circunstâncias especiais que não se encaixam para a maior parte dos negócios. O ideal é se instalar onde haja maior concentração de possíveis público alvo.

A mais comum das dúvidas é ter uma loja num shopping ou na rua. Ambas possuem especificações distintas e dentre as características positivas para se estabelecer num shopping está a segurança do local, o estacionamento e a praticidade que permite ao consumidor ter acesso a tudo que ele precisa, concentrado num só lugar.

Como desvantagens estão os valores altos para aquisição e taxas cobradas, assim como as regras de funcionamento que vão desde horário até outros detalhes físicos da loja.

Mesmo que a escolha do ponto comercial seja num shopping, o local onde ele estará é fundamental. Há áreas em shopping onde não há muito movimento e boa parte dos consumidores nem sabem que ele existe. Enquanto lojas próximas as escadas rolantes, pontas de saída e entrada ou as que se estabelecem no caminho da praça de alimentação tem uma visualização muito maior.

As lojas de rua são mais baratas e seu dono tem mais liberdade para administrar seu espaço físico e controlar os horários de abertura e fechamento, porém a segurança é mais precária e é preciso um reforço bem maior em campanhas publicitárias para atrair seu público até o local.

Uma loja de rua instalada num local onde há grande fluxo de pedestres e comércio ao redor também tem todas as chances de ser bem-sucedida. É inevitável para o cliente que ele passe em frente ao local e até entre para conhecer. Já em ruas com pouco tráfego de pessoas, é preciso um reforço genuíno na publicidade para que as pessoas descubram o local.

Mas de nada adianta ter uma localização excelente num shopping ou numa rua movimentada se seu consumidor não faz parte daquele local. O melhor ponto para seu negócio é sempre onde seu cliente está!

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Erros cometidos na hora da escolha do ponto comercial 

Há alguns erros recorrentes entre os empreendedores na hora da escolha de seu ponto comercial. E é os conhecendo que se evita cometê-los. Listamos abaixo os seis mais pontuais:

1 – Adaptação equivocada

Não é o negócio que deve ser adaptado ao ponto escolhido e sim escolher o ponto que seja adequado a ele. Muitos empreendedores descobrem um ponto, mas que não se encaixa as expectativas da empresa e para não continuar procurando mais, acaba tentando fazer modificações estruturais no seu projeto.

2 – Fechar o ponto por ansiedade

A vontade de começar logo o seu negócio pode acabar fazendo com que tome uma decisão precipitada sobre a escolha do ponto. É preciso ter pelo menos quatro opções para que seja avaliada a melhor. Com apenas um local a disposição, não há escolha, não é possível nenhum tipo de barganha. Para fechar o local é preciso ter muita consciência, poder de articulação e saber negociar valores e outras questões.

3 – Depender de uma pessoa

Expanda as oportunidades de encontrar o melhor ponto, busque mais pessoas ou empresas para lhe fornecer indicações. Depender apenas de uma pode demorar muito mais e não ter uma boa gama de opções diferenciadas para análise.

4 – Só pensar nos custos

Não é só o custo do aluguel que deve ser considerado ao fechar um ponto comercial. Muitas vezes um aluguel barato acaba tornando o negócio muito mais caro de acordo com a estrutura ao redor. É preciso avaliar os meios e benefícios que o local tem para oferecer, para então conferir se vale ou não a pena investir em algo mais caro.

5 – Não pensar no cliente

Sem a presença do cliente, o negócio não vai caminhar. Portanto, é preciso saber como ele vai chegar ao local e essa avaliação parte da consciência do que se trata o seu negócio. Se ele atrai o cliente através de seu visual e letreiros, como são as lanchonetes, ele é um negócio de passagem.

Mas se faz o cliente se deslocar até o local especialmente para usufruir do produto ou serviço, ele é um negócio de destino. Quando o negócio é de passagem, ele depende de um fluxo mais alto de pessoas circulando. Nos de destino, é necessária uma melhor infraestrutura para que o cliente possa chegar, como estacionamento e condução.

6 – Ouvir os vizinhos

Os vizinhos são ótimos para demonstrar se há falhas no local e também suas vantagens. Procure se informar com eles sobre os detalhes da região, antes de tomar sua decisão.

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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