fbpx

8 ferramentas que facilitam a vida do empreendedor (e talvez você nem saiba)

Se você possui uma empresa, seja de médio ou pequeno porte, saiba que existem ferramentas que facilitam a vida do empreendedor e podem te ajudar a gerir o seu negócio de maneira bem mais simples.

Fazer com que o seu negócio cresça com certeza é uma das prioridades, não é mesmo? Com isso, buscar maneiras de tornar esse trabalho mais fácil pode ser um grande diferencial para aumentar sua visibilidade.

Quando você coloca em prática essas ferramentas, a sua produtividade também aumenta, já que você consegue controlar diversos assuntos de maneira mais simplificada dentro da sua rotina.

Com isso, para te auxiliar durante o processo de empreendimento, trouxemos algumas ferramentas que você precisa conhecer para facilitar a sua rotina. Confira a seguir:

8 ferramentas que facilitam a vida do empreendedor

A grande vantagem de usar esses tipos de ferramentas é fazer com que o seu tempo gasto com atividades de planejamento do seu negócio seja economizado.

Quando você consegue organizar as suas tarefas, é possível focar em outras oportunidades ainda mais importantes para o empreendedor, fazendo com que haja uma possível expansão do negócio, por exemplo.

Confira a seguir as melhores ferramentas para te ajudar no seu negócio:

Trello para gerir tarefas

Esse tipo de ferramenta online pode te ajudar muito a economizar tempo, principalmente no início da sua vida de empreendedor.

Elas te ajudam a priorizar as suas tarefas e organizar a rotina do seu dia, fazendo com que você consiga visualizar o que está pendente para ser entregue, por exemplo.

Essas ferramentas, além de serem indicadas para empreendedores, também podem ser usadas por pessoas que não possuem empresas.

Dessa forma, você consegue controlar todas as etapas das tarefas do seu dia, criando checklist para que a entrega das suas atividades ocorra por prioridade de urgência, agilizando a sua rotina e te ajudando na realização das tarefas.

InVideo para edição de vídeos

Sim! Isso, mesmo. As ferramentas de edição de vídeo são muito importantes para facilitar a vida do empreendedor. 

Você já deve ter percebido que ter a sua marca presente nas redes sociais é muito importante para atrair pessoas, não é mesmo? 

E com isso, é extremamente essencial que você entregue um conteúdo de valor para quem está te acompanhando por lá. Usar um editor de vídeo online pode te ajudar na criação de conteúdo para a sua marca nas redes sociais.

Ele também auxilia na rotina da sua empresa, criando vídeos com tutoriais explicativos para seus funcionários e até mesmo vídeos comemorativos para a empresa.

O InVideo é uma ótima opção para o empreendedor porque possui uma interface simples e possibilita editar vídeo conforme o tipo do seu negócio. Há templates prontos e opções para quem possui mais ou menos conhecimento.

Google Analytics para análise de performance

Mais uma ferramenta que facilita a vida do empreendedor é o Google Analytics. Muitas pessoas não sabem, mas entender quem são os seus usuários é importante para trazer mais visibilidade para a sua empresa.

Quando você entende isso, consegue observar quais são as palavras que seus clientes mais buscam no Google, por exemplo. Dessa forma, você consegue investir na criação de conteúdo para atrair cada vez mais essas pessoas.

Com esse tipo de ferramenta, essas análises acontecem de maneira mais simples e eficaz, diminuindo o seu tempo levantando esses dados com mais assertividade. 

Hootsuite para redes sociais

Se a sua empresa está presente nas redes sociais, já deve ter percebido que gerenciar diversos perfis ao mesmo tempo pode ser uma tarefa um pouco complicada.

Com esse tipo de ferramenta, você consegue gerenciar e monitorar diversas páginas das redes sociais com mais dedicação, acompanhando as interações, os conteúdos compartilhados e o que os seus seguidores estão achando dos seus posts.

Pacote Office para apresentações e documentos

Mesmo sendo ferramentas um pouco mais conhecidas, o Pacote Office pode acabar sendo deixado de lado pelos empreendedores, mas podem facilitar muito a rotina de uma empresa.

Dominar esses tipos de recursos pode ser essencial para criar apresentações, textos mais complexos ou simples para os seus funcionários e até mesmo marcar compromissos por ordem de prioridade. Essas ferramentas são perfeitas para te ajudar nas tarefas do dia a dia no seu negócio.

Leadmine como buscador de informações sobre um prospect

Se a sua empresa tem poucas informações sobre um prospect não saberá exatamente suas necessidades e que oferta fazer.

Existem assistentes que fazem buscas em diferentes redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin. Dessa forma, ele levanta as informações e envia relatórios com os dados que precisa.

Essa ferramenta também pode ser usada para obter informações de parceiros comerciais ou fornecedores, trazendo dados relevantes que te ajudarão a negociar. 

Entretanto, para que funcione bem, o usuário deve ser ativo nas redes sociais para que tenha informações a serem coletadas.

Boomerang para agendar e-mails

Existem situações em que se sabe que um e-mail precisa ser enviado, mas o momento não é aquele. O problema é que deixar para depois pode resultar em esquecimento.

Uma das ferramentas que facilitam a vida do empreendedor é o agendador de e-mails. Com ele se redige o e-mail e deixa pronto. Depois é só agendar o dia e horário que ele será enviado.

Com essa ferramenta, você garante que o e-mail será enviado no melhor horário sem que precise parar suas tarefas para fazer isso. É possível ainda ter recursos adicionais, como saber quando ele foi lido e se algum link foi clicado. 

O mais comum é encontrar opções para o Gmail, mas existem para outros e-mails. 

Poka Yoke para prevenção de erros

Um empreendedor pode ter erros ocorrendo em sua produção ou em seus processos. Esses costumam minimizar os lucros e podem gerar problemas de qualidade.

Com a ferramenta Poka Yoke não é preciso investir recursos para minimizar ou acabar com os erros. 

Assim, para sua implementação será necessário analisar todos os processos de forma detalhada e buscar maneiras de acabar com as falhas antes que aconteçam. Para isso trabalha com 4 tipos: prevenção, detecção, valor fixo e etapas. 

Para que esse método seja aplicado é preciso utilizar outras ferramentas de gestão, como Kaizen e Diagrama de Ishikawa, mas os resultados são bastante promissores.

Essas foram algumas das ferramentas que facilitam a vida do empreendedor. Comece a usá-las na sua rotina da empresa e veja o quanto suas tarefas serão facilitadas.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 8 ferramentas que facilitam a vida do empreendedor (e talvez você nem saiba)
Escrito em: 21/04/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...