fbpx

Gestão fiscal: 7 dicas para ter sucesso na da sua empresa

Todo empreendedor precisa lidar com um detalhe vital para o sucesso do negócio: uma gestão fiscal efetiva. Ao ser observada por olhares despreparados, essa gestão tende a se apresentar como uma interminável dor de cabeça.

No entanto, os gestores mais habilidosos logo notam que a gestão fiscal fornece informações valiosas, que serão utilizadas durante o complexo processo de tomada de decisão.

A primeira grande deliberação, por sinal, diz respeito à escolha do modelo de tributação da organização, o que refletirá nas obrigações tributárias que a empresa manterá perante o Fisco. Logo, basta a utilização de um regime tributário inadequado para que a empresa corra o risco de amargar certo prejuízo.

Com o passar do tempo, esse comprometimento financeiro pode se tornar insustentável, levando o negócio à falência. Isso demonstra que a gestão fiscal é muito mais importante para a longevidade de uma empresa do que se imagina.

Na sequência, você conhecerá alguns erros comuns ligados a esse tipo de gestão, além de conferir as prováveis soluções. Com estas dicas, você terá tudo nas mãos para desempenhar uma gestão fiscal realmente eficaz. Boa leitura!

1. Faça um bom planejamento tributário

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários brasileiros consiste em ignorar a realização do planejamento tributário. Ações baseadas no improviso produzem resultados aleatórios. Cabe aos gestores tentar prever o maior número possível de eventos, a fim de preparar soluções viáveis para cada um deles.

Um desses eventos é justamente a carga tributária vinculada à empresa. Ela deve pagar exatamente o que prevê a legislação de impostos, ou seja, nem mais, nem menos. Para isso, é substancial o desenvolvimento de um planejamento tributário que esteja alinhado com a organização da gestão fiscal.

💡 Você também pode gostar: Gestão tributária do negócio: 4 dicas para ser eficiente

2. Registre os números gerados pela empresa

Quanto melhor for esse registro, mais aprimorado será o monitoramento das finanças do negócio. Consequentemente, as chances de se tomar decisões erradas caem bastante.

Assim, a gestão do negócio, de uma maneira geral, torna-se mais fluida e condizente com os objetivos iniciais, traçados lá atrás, durante a elaboração do planejamento estratégico.

Caso seja necessário, o gestor poderá avaliar quais metas estão distantes da projeção. Diante disso, poderá colocar em prática os planos B ou C, por exemplo. Evidentemente, essas alternativas devem estar previstas no planejamento. É importante não confundir criatividade com desorganização.

3. Verifique a existência de benefícios fiscais

A busca de benefícios fiscais está diretamente vinculada a um planejamento tributário eficiente. Além da esfera federal, lembre-se que algumas cidades e estados estão dispostos a proporcionar isenções ou descontos de determinados impostos. O benefício também está ligado a alguma contrapartida por parte da empresa.

Alguns gestores acreditam que esses descontos não são tão interessantes. Contudo, verifique se a sua empresa se enquadra nessa situação e faça as contas. Nesse momento, o importante é conseguir efetuar projeções de médio e longo prazos. A depender dos abatimentos fiscais, muitas organizações preferem mudar de cidade e até de estado.

4. Acompanhe todos os processos da gestão fiscal bem de perto

A dificuldade de delegar tarefas é algo que assombra boa parte dos gestores. Cada equipe deve desenvolver e sustentar algum nível de autonomia, sem dúvida. Porém, o gestor precisa manter uma boa proximidade com os aspectos inerentes aos tributos.

Conforme o poder de análise do gestor, ele será capaz de visualizar se algo está fora do planejado. Essas observações são cruciais para que se possa corrigir alguns desvios de rota. Como as legislações tributárias sofrem alterações constantes, a avaliação também deve ser dinâmica e ocorrer no mesmo ritmo.

5. Projete o fluxo de caixa

Outro equívoco frequente se refere ao registro inapropriado ou incompleto das movimentações financeiras imputadas à organização. Nesse ponto, convém manter a máxima atenção, pois nada pode passar despercebido.

Isso significa que tudo deve ser registrado. Caso contrário, a empresa pode ser acusada de realizar “Caixa 2”, por exemplo, o que é previsto como crime tributário.

Todo esse monitoramento financeiro será em vão ou insuficiente, caso a empresa não faça um rigoroso acompanhamento do fluxo de caixa. Como a própria expressão diz (“fluxo de caixa”), tudo o que entrar e sair da empresa precisa ser contabilizado e detalhado.

6. Efetue auditorias

Tenha a certeza de que gerenciar a área tributária envolve algumas tarefas intrincadas. Por causa desse elevado grau de complexidade, faz-se necessário a realização periódica de auditorias internas. O objetivo desses procedimentos é avaliar a qualidade e eficácia de todos os processos fiscais que sejam cumpridos pela empresa.

Auditorias fiscais cumprem um papel de destaque na hora de indicar possíveis falhas de gestão fiscal. Portanto, elas precisam ser encaixadas na dinâmica da empresa. Mesmo quando a organização for visitada por uma auditoria externa, os benefícios relacionados à melhoria da gestão serão bem significativos.

Afinal, a auditoria concluirá se as práticas realizadas pela empresa realmente proporcionam os resultados esperados. Ao término da análise, o gestor terá em mãos um documento com algumas sugestões. Elas dizem respeito a algumas alterações que visam aperfeiçoar os processos, deixando-os menos onerosos para aquele tipo de negócio.

7. Automatize a gestão fiscal da sua empresa

Por fim, mas não menos importante, nós temos a automatização da gestão fiscal. A inexistência de automatização dos processos é outro erro comum entre a maioria das empresas. Se o seu negócio também mantém distância da tecnologia, talvez seja o momento de rever esse conceito.

A lista de benefícios propiciada pela automatização dos processos é bem ampla. Basicamente, você precisa saber que aqueles intrincados processos comentados anteriormente passariam a ser consolidados em uma plataforma única, desenvolvida para esse fim. Nela, os impostos das esferas municipal, estadual e federal ficariam unificados.

Além disso, o grau de precisão desses sistemas é bem alto, o que consequentemente aumenta o controle e efetividade da gestão fiscal da sua empresa. Por passarem a ser automatizados, os processos também ficam imunes às desastrosas e imprevisíveis falhas humanas.

Naturalmente, a automatização também faz você, como gestor, ganhar tempo para se concentrar em outras atividades do negócio. Em outras palavras, você pode usar esse tempo para se dedicar, de fato, à gestão fiscal, em vez de perder tempo com cálculos manuais.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Gestão fiscal: 7 dicas para ter sucesso na da sua empresa
Escrito em: 04/08/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...