fbpx

Networking: Como desenvolver com eficiência em sua empresa

Network é um termo em inglês usado para indicar uma rede de contatos profissionais ou pessoais. A palavra “net” significa rede e “work” significa “trabalho”. Ou seja, networking é a capacidade que uma pessoa tem de desenvolver sua rede de contatos, criando relacionamentos com profissionais e clientes com interesses em comum e com quem futuramente podem compartilhar serviços, experiências e informações.

O networking é cada vez mais valorizado em todas as áreas. Afinal, mais do que qualquer outra coisa, são os contatos, a influência que você tem que acabam colocando você em novas oportunidades de negócios ou de trabalho. Ele atua de forma significativa no desenvolvimento da sua carreira.

Hoje, o networking é regra, mas muita gente ainda reluta para colocá-la em prática por diversos motivos, seja timidez, falta de conhecimento ou descrença nos benefícios que essas relações podem trazer. Seja qual for o motivo, quem não trabalha com eficiência sua rede de contatos acaba saindo atrás dos seus concorrentes.

Vantagens de se fazer networking: Uma rede de contatos sólida

O seu networking é o que vai diferenciar você dos outros. Quanto mais gente relevante para você e/ou o seu negócio você conhecer, mais oportunidades você vai ter. Criar e manter uma rede de contatos traz muitas vantagens:

  • Novos parceiros comerciais ou prestadores de serviços;
  • Atingir novos clientes em potencial;
  • Ampliar vendas;
  • Aumento de influência;
  • Novas experiências agregadas;
  • Mais facilidade para arrumar um novo emprego;
  • Maior visibilidade para você e sua empresa;
  • Melhora na sua reputação;
  • Satisfação de auxiliar outras pessoas;
  • Conhecer novas conexões;
  • Ter contatos com profissionais que complementam suas habilidades, pois cada pessoa numa rede tem seus pontos fortes e fracos;
  • Melhorar projetos;
  • Possibilidade de criar novos projetos;
  • Formação de alianças
  • Novas oportunidades.Viu só como o networking é fundamental para o bom desenvolvimento da sua carreira e para o sucesso da sua empresa? E ainda existem inúmeros outros benefícios que poderiam ser citados. Isso porque, ninguém consegue fazer nada sozinho e nos negócios ter a conexão certa é o primeiro passo para o sucesso.

Quem pode ser parte da sua network

Talvez você esteja se perguntando quem poderia se tornar parte da sua network. Bom, esse é um campo muito amplo. Basicamente, qualquer pessoa que seja relevante para a sua carreira, para a área em que trabalha ou para sua empresa. Nesse sentido, podemos citar alguns exemplos: antigos professores, ex-colegas de classe, ex-colegas de trabalho de experiências anteriores, profissionais respeitados na área, palestrantes, executivos.

Enfim, as possibilidades são infinitas e vai caber a você identificar quem pode ser útil na sua rede de contatos. Mas lembre-se: networking não é sobre tirar proveito de alguém, e sim uma troca, assim como o seu contato terá algo do seu interesse, você também precisa oferecer algo relevante para ele.

Como fazer networking

Fazer o networking pode não parecer algo muito difícil, mas requer certa estratégia e bastante empenho. Por isso, vamos ver alguns passos importantes na construção da sua rede de contatos:

1. Objetivos

Defina o que está buscando através da sua network e estabeleça objetivos. Só assim você vai pode definir também quais são os contatos que são relevantes e aqueles que não irão acrescentar nada. Sem foco, você vai acabar perdendo tempo e desperdiçando seus esforços em pessoas que não tem nada a te oferecer e vice-versa.

2. Faça uma lista

Crie uma lista dos profissionais que você conhece e a mantenha atualizada. Assim, você pode controlar melhor sua rede, saber quem contatar em cada situação e estabelecer quem você irá buscar para deixar sua network mais completa nos próximos eventos e oportunidades.

Você pode organizar essa lista por categorias, como: parceiros, clientes, clientes potenciais, fornecedores e outros. Não se esqueça de manter contato com sua rede, mas sempre esteja atento para que o e-mail ou ligação sejam para falar de algo relevante ou você pode irritar as pessoas e acabar prejudicando o seu networking.

3. Redes sociais

Tenha um perfil nas principais redes sociais que são facilitadoras de negócios, como LinkedIn e Facebook. É importante atualizar sua página com frequência, pois ela é como um cartão de visitas online. Faça também a divulgação desses perfis, visando atingir novos contatos e se estabelecer cada vez mais com uma imagem positiva e profissional. Adicione cada novo contato que fizer fora das redes, como em eventos ou no seu próprio dia a dia.

4. Vá a eventos

Aceite os convites para palestras, reuniões, happy hour e outros eventos sociais ou profissionais, você só vai poder fazer networking estando em contato com outras pessoas.

Se prepare conhecendo a programação do evento, quais palestrantes estarão lá, quem é o público-alvo. E é claro, esteja por dentro da sua área, conheça as tendências e novidades, bem como estude seus próprios projetos para poder falar deles para as outras pessoas.

Por fim, evite ficar no celular ou no tablet, essa é uma ótima forma de afastar pessoas.

5. Abordagem

Nesses eventos é importante saber como se comportar. Então, planeje como irá abordar as pessoas, muitas vezes estar acompanho de um amigo facilita na hora de estabelecer um contato inicial ou entrar numa roda de conversa.

É importante fazer com que as pessoas se interessem por você, então fale sobre seus planos, se deixe ser conhecido, mas sempre esteja atento para ouvir os outros também e se mostre interessado. Se você percebeu que uma pessoa não está receptiva, não force o contato, peça licença e vá em busca de outra pessoa relevante para conhecer.

Dicas para otimizar seu networking

Outras dicas para desenvolver uma rede de contatos de sucesso:

  • Respeite todos os concorrentes;
  • Nunca fale mal de ninguém;
  • Saiba quais são suas competências e habilidades;
  • Entenda um pouco de tudo, não se limite à sua área.
  • Compartilhe ideias e peça para seus contatos darem opinião sobre elas;
  • Esteja sempre disponível para os seus contatos, para que assim eles também estejam disponíveis para você, trate sempre como uma via de mão dupla;
  • Personalize a relação, anote coisas específicas que o contato falou para que assim você possa mencionar isso e mostrar que se interessa pela pessoa.
Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Marketing 9 Networking: Como desenvolver com eficiência em sua empresa
Escrito em: 26/05/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. Graça

    Aprendi muito com essa matéria . Obrigada!

    Responder
  2. ERICA

    Muito importante essa matéria

    Responder
  3. Robson Vieira

    Acrescentou, gostei

    Responder
  4. Douglas Alves

    Muito bom essa dica mas eu tô vendo isso pela primeira vez quero sair da minha zona de conforto e melhorar minha situação financeiro quero aprender mais sobre esse assunto

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...