Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Escrito em: 26/10/21
Início 9 Planilhas 9 Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis

O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do negócio. Mas como fazer isso? Com uma Planilha de Balanço Patrimonial, claro!

O que é o balanço patrimonial

Com certeza você já se deparou com placas de “fechado para balanço” ou até pedindo desculpas pelo transtorno de estar em balanço. Essas informações querem dizer que a empresa está realizando um inventário, ou seja, uma relação de produtos e bens e seus valores.

Todo esse detalhamento acontece através do balanço patrimonial, porque ele compara os valores de ativos e os passivos do seu negócio para que você saiba se tem lucro ou prejuízo.

Assim, os dados necessários para montar a planilha de balanço patrimonial são:

  • valores em caixa, sendo estes todos os valores em dinheiro que o negócio tem, seja em caixa físico, banco ou outro;
  • valor total do estoque de produtos. Esses são seu principal ativo, e por isso é tão importante ter um controle de estoque;
  • vendas e duplicatas a receber, que são todas as parcelas ou vendas com recebimento futuro que você ainda irá receber;
  • impostos a recuperar, que são recolhidos e recuperados após a compensação de tributos;
  • veículos, maquinários, imóveis e terrenos ou qualquer tipo de bem físico que a empresa possua;
  • despesas com fornecedores, como compras parceladas e que devem ser pagas futuramente;
  • qualquer financiamento ou empréstimo feito pela empresa;
  • salários, contribuições sociais e despesas como aluguel;
  • e outros, como acordos comerciais, fundos de recebíveis, fundo de investimentos e despesas antecipadas.

É importante salientar que tanto os ativos como os passivos podem ser divididos em circulantes e não circulantes. A diferença entre ambos é o fato de circulantes poderem ser convertidos em dinheiro em curto prazo, enquanto não circulantes só podem ser convertidos em longo prazo. Assim, o prazo médio para o cálculo é 12 meses.

Como fazer o balanço patrimonial

O primeiro passo para começar a fazer o balanço patrimonial de uma empresa é listar todas as informações citadas acima. Dessa forma, como são muitas informações e muitos cálculos a serem feitos, recomendamos utilizar uma Planilha de Balanço Patrimonial.

Como usar uma Planilha de Balanço Patrimonial

Uma das melhores maneiras de montar o balanço patrimonial é com uma planilha de balanço patrimonial. Assim, com ela você consegue inserir os dados e valores de ativos e passivos do negócio e obter o resultado sem realizar os vários cálculos que são necessários.

Ainda, esse modelo de balanço patrimonial do eGestor mostra valores de giro de ativos, retorno sobre ativos e patrimônio líquido, liquidez corrente, seca e geral e, em alguns casos, endividamento e grau de endividamento.

Planilha de Balanço Patrimonial eGestor

Como usar a Planilha de Balanço Patrimonial do eGestor

A planilha disponibilizada pelo eGestor é dividida em ativos e passivos. Assim, é possível indicar os valores dos mesmo, e ter os resultados diretamente na planilha. Dessa forma, é possível utilizar essas informações na outra aba da planilha, a do DRE.

Ou seja, a utilização da planilha se dá de forma simples e facilitada, bastando inserir os valores da empresa para ter as respostas de passivos, ativos e de lucro.

Ativos

Um ativo é tudo aquilo que a empresa tem que se encaixa como benefício econômico. Ou seja, tudo da empresa que tem um valor monetário e pode ser transformado em dinheiro é um ativo.

Existem ainda, quatro requisitos para ser considerado um ativo:

  • ser um bem da empresa;
  • possuir valor monetário;
  • ser propriedade da empresa;
  • trazer benefícios para a empresa.

Ativos circulantes

Os ativos circulantes são aqueles ativos que podem ser transformados em dinheiro em curto prazo. Normalmente são de alta liquidez.

Por exemplo, alguns ativos circulantes para utilizar na planilha de balanço patrimonial que podemos citar são:

  • dinheiro em caixa;
  • dinheiro no banco;
  • contas a receber;
  • valor total de estoque;
  • aplicações financeiras.

Os valores dessas informações indicam, também, o grau de liquidez de um negócio, que faz com que se possa avaliar a situação financeira da mesma.

Ativos circulantes de longo prazo

Esses ativos são valores que são realizáveis a longo prazo. Ou seja, são, principalmente, valores financeiros que serão recebidos em algum momento. Normalmente, esses valores não ultrapassam o período de 12 meses, mas também não podem se transformar em dinheiro imediatamente. Por isso são considerados ativos circulantes de longo prazo. Alguns exemplos são:

  • parcelas de compras a receber;
  • créditos junto a sócios;
  • outros valores a receber.

Ativos não circulantes

Ativos não circulantes são aqueles que demorariam mais tempo para ser transformados em dinheiro, caso necessário. Eles continuam sendo ativos da empresa, mas, como o nome já diz, não tem uma circulação tão rápida quanto valores em dinheiro, por exemplo. Alguns exemplos de ativos não circulantes são:

  • imóveis;
  • veículos;
  • maquinário;
  • investimentos;

Esses valores, mesmo sendo realizáveis em longo prazo, também devem ser contados no balanço patrimonial e na planilha de balanço patrimonial.

Baixe grátis a Planilha de Balanço Patrimonial do eGestor

Passivos

Os passivos podem ser considerados como o que a empresa tem a pagar, suas despesas. Mas, não necessariamente eles são dívidas, são considerados obrigações financeiras. Assim como os ativos, os passivos são divididos em circulantes e não circulantes. Essa divisão se dá em função do tempo de pagamento da obrigação financeira.

Passivos circulantes

Basicamente, todas as obrigações financeiras de um negócio que devem ser pagas em menos de 12 meses são consideradas passivos circulantes. Ou seja, qualquer conta a ser paga com o vencimento em até 12 meses é um ativo circulante. Exemplos de passivos circulantes:

  • pagamento de fornecedores;
  • financiamentos de curto prazo;
  • obrigações trabalhistas;
  • salários/
  • empréstimos;
  • aluguel;
  • outros.

Passivos não circulantes

Os passivos circulantes são obrigações que devem ser pagas após o período de 12 meses de quando for realizado o balanço patrimonial. Assim, alguns exemplos de passivos circulantes para sua planilha de balanço patrimonial são:

  • financiamentos de longo prazo;
  • fundo de investimento;
  • outros;

Patrimônio líquido

Outro ponto importante do balanço patrimonial é o patrimônio líquido. Ele é, basicamente, a diferença entre os valores dos ativos e dos passivos. Ele é um dos critérios decisivos para saber a situação real de uma empresa. Exemplos de patrimônio líquido são:

  • capital social;
  • lucros acumulados;
  • reserva de capital.

Balanço Patrimonial + DRE

O cálculo do balanço patrimonial está diretamente ligado ao DRE. O Demonstrativo do Resultado do Exercício é um relatório onde estão todos os valores de receita e despesas do negócio. Assim, juntamente com o balanço patrimonial, ele faz uma análise da saúde financeira da empresa a partir dos indicadores financeiros.

Baixe grátis a Planilha de Balanço Patrimonial do eGestor

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - planilha de balanço patrimonial
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Cadastro de Clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2021

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!