Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da organização. Assim, além de resumir toda a jornada de compra do cliente, como logística, promoções e atendimento, a frente de caixa também pode fidelizar ou afastar esse consumidor. Por isso, é fundamental o uso da planilha de frente de caixa para auxiliar na melhora desse serviço.
O que é a frente de caixa
Frente de caixa é a parte final do processo de compra do seu cliente. Resumidamente, é o ambiente do caixa, onde o cliente faz o pagamento do produto que ele escolheu durante o tempo que ficou dentro do seu ponto comercial.
Mas, se você pensa que esta é a parte mais simples de controlar em uma loja e que, por isso, não há muito com o que se preocupar, está enganado.
Um cliente que estava, até então, com seu produto no carrinho de compras, pode desistir da operação ali mesmo, na fila, seja porque o processo está demorado ou porque o atendimento do seu funcionário não é o esperado por ele, dentre outras questões.
Portanto, investir em uma frente de caixa realmente eficiente, atraente, com atendimento de excelência é fundamental para que as suas vendas, de fato, se concretizem.
O que é realizado na frente de caixa?
A frente de caixa não é usada apenas para a troca entre dinheiro e produto. Ainda que nós não percebamos, existem diversos serviços que são executados ali e todos eles interferem diretamente na sensação do cliente ao estar em sua loja. Vejamos:
Pagamento do produto
O pagamento do produto pode ser feito por vários tipos de cartão de crédito, débito, alimentação e outros. Assim, também pode ser aceito o pagamento tradicional, em dinheiro.
Controle de estoque
Com os produtos que estão saindo da loja, fica mais fácil ajustar o seu estoque e identificar a necessidade de repor um ou outro item. Dessa forma, qualquer erro no seu estoque pode ser consultado na Planilha de Frente de Caixa.
Divulgação de novos itens
São aqueles produtos pequenos, que ficam expostos nas gôndolas próximas ao caixa para facilitar a venda e que normalmente também fazem parte da meta de vendas do funcionário. Ainda, existem outras maneiras de identificar quais produtos você deve prestar mais atenção, como a Curva ABC, por exemplo.
Emissão de cupons e notas fiscais
É a documentação entregue ao consumidor na hora em que ele faz o pagamento. Portanto, o cupom fiscal é o que comprova a transação, permite trocas, etc.
Atendimento do profissional
O atendimento do profissional que está na frente do caixa é a representação final da empresa. Por mais que o cliente tenha sido atendido bem durante todo o seu processo de escolha e fechamento da compra, um atendimento ruim naquele momento pode prejudicar tudo.
O que ainda faz parte da frente de caixa:
- Cancelamento de compras ou de produtos dos quais o cliente desistiu;
- Revisão de preços indevidos;
- Verificação de preços;
- Liberação de cupons ou vales promocionais;
- Oferta de novos produtos ou serviços;
Como melhorar a sua frente de caixa
Sempre é possível fazer ajustes na frente de caixa da sua empresa. Assim, basta levar em consideração os pontos considerados essenciais em qualquer estabelecimento comercial e que são facilmente observados no comportamento dos consumidores. Então, o que você pode fazer pela sua empresa e pelos seus clientes:
Gestão de filas
Filas enormes e lentas são insatisfatórias e geram muito incômodo para o cliente, além de deixar o espaço tumultuado. Assim, encontre uma maneira de torná-las mais ágeis e menos conturbadas. Algumas dicas são:
- Demarcação no piso para a organização dos clientes;
- Recolhimento rápido de carrinhos, cestas e produtos rejeitados pelo cliente;
- Atendimento rápido do profissional que está recebendo os pagamentos;
- Rapidez na emissão de cupons fiscais, com adoção de sistemas eficazes e atuais;
- Coleta antecipada do código de barras dos produtos que estão dentro do carrinho, com repasse posterior para o profissional do caixa;
- Instalação de terminais de consulta de preço nos corredores da loja;
Treinamento de funcionários
Um funcionário que sabe atender bem,com rapidez, delicadeza, educação e cordialidade faz com que o gestor ganhe muitos pontos com o seu cliente. Quando falamos em rapidez não estamos falando em dispensar o cliente o quanto antes, mas em ter mais agilidade, focar na eficiência do trabalho e evitar a execução de várias funções ao mesmo tempo.
Contratar mais profissionais para essa função também é uma alternativa. Também é possível treinar outro colaborador da equipe para que ele execute aquele serviço quando a demanda for bem maior do que a esperada. Portanto, investir em reconhecimento profissional e motivação também fazem parte do alcance deste objetivo.
Investimento tecnológico
Sistemas ágeis, modernos, integrados, que permitam a liberação e a visualização rápida de informações devem ser priorizados. Dessa forma, essa dica também vale para impressoras e computadores. Além disso, a manutenção destas peças deve ser feita com frequência.
Como usar uma planilha para controlar a frente de caixa
A planilha de frente de caixa é uma ferramenta muito prática para organizar as vendas dos seus produtos. Por isso, a sua utilização é muito simples, fácil e não exige capacitação prévia para tal.
Assim, tudo que você tem que fazer é baixar a planilha no seu computador, cadastrar os seus produtos e todas as informações referentes a eles. O próximo passo é começar a usar.
A planilha oferece funções diversas, tem histórico de vendas, armazena informações de clientes para consultas futuras, organiza e facilita o acesso e manutenção do fluxo de caixa, realiza diversos tipos de vendas, etc.
Benefícios de uma planilha de frente de caixa
A planilha de frente de caixa é fundamental para o seu negócio e oferece vantagens diversas, como:
- Organização de todas as suas transações;
- Agilidade na entrega de resultados para o seu cliente;
- Auxilia na tomada estratégica de decisões;
- Todas as vantagens da planilha ajudam a fidelizar o seu cliente, que se sente mais valorizado e voltará ao seu estabelecimento.
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Considerações finais
Como vimos, a frente de caixa é parte crucial da jornada de compra do cliente. É como se fosse a cereja do bolo, aquilo que está faltando para que todas as vendas sejam, de fato, concretizadas, além de influenciarem demais no retorno do consumidor. A planilha de frente de caixa torna esse processo muito mais ágil porque facilita a execução do pagamento e permite ao gestor o conhecimento amplo e integrado de todos os setores que participam dessa jornada.
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