fbpx

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Escrito em: 11/02/20

Download Grátis

Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento, para a casa, para a família, entre tantos outros. Mas, um dos principais tipos de orçamento é o orçamento empresarial. E o melhor jeito de ter esse controle, é através de uma planilha de orçamento empresarial!

 

O que é um orçamento empresarial

Existem os valores que vão entrar no caixa da sua empresa e os que vão sair. A ideia é que o valor que entra seja maior que o valor que sai, certo?! Pelo menos é o que esperamos que aconteça…

Mas, como você pode saber o que vai acontecer? Bom, como não podemos ter certeza do futuro, podemos estimar algo. Uma planilha de orçamento empresarial, por exemplo, pode ser uma ótima ideia.

Ela deve funcionar de forma que você possa inserir os valores que supostamente entrarão e os que devem sair naquele período de tempo. Portanto, ela pode ser mensal, semanal, trimestral, semestral e anual, depende da necessidade da empresa.

Baseado nesses valores, se faz a estimativa de lucro ou prejuízo, se for o caso. Com isso, é possível entender se há algo que deve ser feito, como uma promoção, por exemplo, para gerar mais lucro.

Os valores que entram nessa previsão, normalmente, são a venda de produtos ou a prestação de serviços. Aqui, também pode ser incluído os retornos de investimentos.

Já nas saídas devem estar valores que comumente saem de caixa. Entre eles: aluguel, luz, telefone e internet, tributos, salários, fornecedores, entre outros.

Como fazer o orçamento empresarial da minha empresa

O primeiro passo para criar um orçamento empresarial é fazer um diagnóstico da empresa. Isso significa saber que valores entraram naquele período de tempo no ano anterior, por exemplo. Também, ter ideia de que produtos ou serviços são vendidos e prestados naquela época. Ou seja, estar atento à sazonalidade.

Outra situação que pode ser levada em consideração é a meta do período. Definir metas é um processo que deve ser pensado. Por isso, considerar a meta no orçamento empresarial é um fator a ser levados em conta.

Mas, saber todos os seus custos fixos e variáveis é uma das partes mais importantes. É claro que durante o mês, por exemplo, podem surgir gastos extraordinários. Esses, não são computados no orçamento empresarial pois não foram planejados. Entretanto, os valores citados acima, como aluguel, luz, água, salários, fornecedores e relacionados devem estar no orçamento, se tomarmos como exemplo um orçamento empresarial mensal.

Agora, como visualizar este orçamento? Ele pode ser feito de diversas maneiras, os mais simples e baratos são fazer em um caderno ou em uma planilha. Mas, se deve levar em consideração que uma planilha de orçamento empresarial ainda é muito mais vantajoso que fazer em um caderno.

Baixe a Planilha de Orçamento Empresarial Grátis

Vantagens de uma planilha de orçamento empresarial

Montar uma planilha de orçamento empresarial pode ser extremamente vantajoso. O processo de montar uma planilha do tipo fazer você entender mais sobre a empresa, e alimentar a planilha e poder ver os resultados traz ainda mais entendimento.

Dessa forma, entender cada vez mais sobre como sua empresa funciona, para onde seu dinheiro está indo e quando ele chega, pode trazer algumas mudanças. É possível que você esteja gastando muito mais do que precisa com plano de telefone, por exemplo.

Assim, saber os valores que você gasta pode definir quais serão os próximos passos da empresa. Se ela deve abrir uma nova filial, solicitar um empréstimo, contratar mais um funcionário ou outros fatores decisivos para o negócio.

A planilha de orçamento empresarial também pode ajudar a definir metas. A partir dela, se sabe os valores médios para estipular futuras metas, seja para setores ou para a empresa.

Planilha de Orçamento Empresarial do eGestor

Imagem 1 - Sumário de meses do ano da Planilha de Orçamento Empresarial
Imagem 1 – Sumário de meses do ano da Planilha de Orçamento Empresarial.

A planilha de orçamento empresarial do eGestor foi feita para que você possa controlar seus dados tranquilamente. Por isso, logo na primeira parte da mesma, você já tem a divisão dos meses do ano.

Em seguida, estão as instruções de como utilizar a planilha. São elas:

  1. Preencha as colunas de valor planejado para receitas e/ou despesas.
Imagem 2 - Como usar da Planilha de Orçamento Empresarial
Imagem 2 – Como usar da Planilha de Orçamento Empresarial.
  • É sugerido inserir cada despesa e receita na sua categoria designada. As categorias podem ser alteradas de acordo com sua necessidade, basta alterar a descrição.
  • Não preencha os totalizadores. Tanto os do mês quanto os do ano.
  • Preencha as colunas de receita atual e custo atual com o que já foi recebido ou gasto de fato dentro do orçamento que havia sido planejado.
  • A coluna de “diferença” vai informar quanto ainda falta para que o valor de cada categoria chegue ao planejado.
  • Os gráficos, ao final da tabela, também exibem esta mesma informação sobre o total de receita e de despesas. A linha de cima é o total planejado e a de baixo representa quanto deste total já ocorreu.
  • A aba de total do ano soma todos os meses preenchidos na planilha.
  • Receitas

    Na segunda aba da planilha estão as receitas e as despesas. Cada linha significa um tipo de receita, sendo elas a venda de produtos, a prestação de serviços e o retorno sobre o investimento. Enquanto isso, as três colunas da planilha de orçamento empresarial são a previsão, ou seja, o valor planejado, o realizado e a diferença entre eles.

    Imagem 3 - Receita da Planilha de Orçamento Empresarial
    Imagem 3 – Receita da Planilha de Orçamento Empresarial.

    Despesas

    A parte das despesas é mais extensa. Isso não quer dizer que devem ou que existem mais despesas que receitas em valor. Mas sim, que existem mais ramificações de despesas. Assim como na receita, nas despesas as colunas são divididas em valor planejado, realizado e a diferença delas.

    Imagem 4 - Despesas da Planilha de Orçamento Empresarial
    Imagem 4 – Despesas da Planilha de Orçamento Empresarial.

    Totalizador

    Em seguida, estão os totalizadores. Eles dispõe os valores planejados e os valores realizados das receitas e das despesas para saber o balanço exato. Mas, também, para a criação do gráfico sobre esses mesmos valores, um sobre a despesa e outro sobre a receita.

    Imagem 5 – Totalizador da Planilha de Orçamento Empresarial.

    Considerações finais

    Analisar dados, principalmente financeiros, faz com que você possa tomar decisões mais racionais. Isso, para que você consiga alcançar uma boa saúde financeira da sua empresa. Assim, utilizar uma planilha de orçamento financeiro pode trazer grandes benefícios.

    Teste grátis o eGestor por 15 dias!

    Banner eGestor - Planilha de Orçamento Empresarial
    Pedro Henrique Escobar

    Pedro Henrique Escobar

    Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

    Você também pode gostar…

    Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

    Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

    Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

    Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

    Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

    Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

    Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

    Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

    Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

    Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

    Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2021

    Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa.....

    Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

    Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

    Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

    Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

    Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

    Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

    Planilha de Custo Médio: Download Grátis

    Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *