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Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Escrito em: 31/08/21
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Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo que atraia vários clientes interessados no preço baixo. Veja a seguir como fazer essa conta fechar de forma que seja atraente para o consumidor e para a empresa.

O que é o preço de venda

O preço de venda é aquele valor repassado ao cliente na hora em que ele se interessa por um determinado produto. Até aí, tudo bem. O desafio está em chegar até esse valor que não é definido de uma hora para outra, mas sim com base em decisões estratégicas e muitos cálculos.

Quando não dá importância ao preço de venda, o empreendedor corre o risco de sofrer com consequências nada agradáveis ao negócio, como queda no faturamento da empresa, baixa procura dos consumidores e poucas vendas realizadas. 

São situações que podem surgir quando o preço de venda é alto ou baixo demais. Isso porque a definição do valor deve ser feita com base nas necessidades da empresa e não de forma aleatória. Vender muito, por causa do preço baixo, pode ser interessante em um primeiro momento, mas será que esse valor está cobrindo seus custos?

Então, não se trata apenas de aplicar um número qualquer, mas fazer isso consciente de que é o que a empresa precisa para continuar crescendo e se firmando no mercado.

Como fazer o cálculo do preço de venda (diferenciação de regimes tributários)

Um dos pontos mais importantes na hora de precificar o seu produto é observar o tipo de regime tributário ao qual a sua empresa está vinculada. Temos três atualmente: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

É uma observação necessária porque cada regime possui um tipo de tributação diferente e que vai interferir diretamente no valor final de cada produto. Veja mais detalhes abaixo:

Simples Nacional

  • Custo bruto unitário: valor que consta na nota fiscal, já com incidência de fretes, seguros e outras despesas.
  • Margem de contribuição: porcentagem esperada após a venda do produto e que deve ser usada para cobrir os custos e o lucro.
  • Alíquota do Simples Nacional: procure um contador para uma definição específica da alíquota.

Lucro Real

  • Custo bruto total: valor da nota fiscal, com substituições tributárias, fretes, seguros e outras despesas.
  • Margem de contribuição: valor esperado com a venda do produto e que deve ser usada para cobrir custos e lucros.
  • Alíquota do PIS, COFINS e ICMS: procure um contador para uma definição específica da alíquota.

Lucro Presumido

  • Custo bruto total: valor da nota fiscal, com substituições tributárias, fretes, seguros e outras despesas.
  • Margem de contribuição: valor esperado com a venda do produto e que deve ser usada para cobrir custos e lucros.
  • Alíquota do PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL: procure um contador para uma definição específica da alíquota.

Como fazer o cálculo com uma Planilha de Preço de Venda e Promoção

Com uma Planilha de Preço de Venda e Promoção para saber os valores do seu produto, não há muita dificuldade.

Para utilizá-la, basta cadastrar os seguintes dados:

  • código do produto;
  • nome do produto;
  • custo bruto (com substituições tributárias, frete, seguros e outras despesas da compra);
  • e % de lucro que você tem no produto.

Ainda, há outro dado que depende do regime tributário do seu negócio. Assim, se você for optante do Simples Nacional, será necessário o valor da alíquota do Simples. Entretanto, se sua empresa utilizar o Lucro Presumido ou Lucro Real, serão necessárias as alíquotas do PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL.

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O que deve ser levado em consideração no cálculo

Além das definições específicas de cada regime tributário, existem outros pontos igualmente importantes que devem ser levados em conta na hora de calcular o preço de venda do produto. São eles:

Custos

Os custos são todos os gastos diretos para a produção ou aquisição daquele produto. Assim, podemos citar: a matéria prima, a reposição do estoque, a manutenção de máquinas usadas na fabricação do produto, etc.

Despesas

Entretanto, as despesas são os demais gastos da empresa, como telefone, energia, água, internet, aluguel do imóvel, impostos e outros. O pró-labore, salário do gestor, e as comissões de vendas dos vendedores também entram nessa conta. 

Lucro

Por fim, temos o lucro que é o valor que a empresa vai receber após o desconto dos custos e das despesas. É o que sobra após a quitação destes dois itens. 

Assim, levando tudo isso em conta, você deve colocar no papel o valor dos custos, o valor das despesas e quanto você deseja obter de lucro. O resultado é o valor de venda. A fórmula é essa: 

Preço de venda = despesas + custos + lucro

Então, imagine que você tenha uma loja de fabricação de sorvetes. O custo para a produção de um sorvete fica em torno de R$ 2,00. A despesa chega a R$ 2,00 e você deseja um lucro de R$ 4,00. Então, o seu sorvete terá o valor de R$ 8,00.

O cálculo pode ser feito em cima do valor unitário e depois multiplicado pelo valor total de produtos, mas também pode ser feito diretamente com base no volume final de itens.

Portanto, para facilitar essa conta, indicamos a planilha de preço de venda e promoção. De uma maneira simples, rápida e prática você consegue obter resultados mais corretos, podendo utilizá-los com mais precisão nos seus cálculos.

E no caso da promoção?

Para definir o valor promocional de um produto, o raciocínio é parecido. Mesmo que o preço seja abaixo do que seria, de fato, o valor de venda, é fundamental que a sua margem de lucro continue existindo. Afinal, não faz sentido abrir uma empresa para ter prejuízo financeiro.

A promoção vai atrair mais clientes, fechar mais vendas, fazer a loja se destacar da concorrência, mas precisa garantir lucro, ainda que esse valor seja um pouco menor do que o esperado com a venda do produto com preço original.

Dessa forma, para obter o preço de venda no caso de uma promoção, será necessário diminuir os valores referentes a margem de lucro e de contribuição. Entretanto, será necessário diminuir também a porcentagem de lucro sobre o produto vendido.

Qual valor de margem de contribuição

A margem de contribuição é o resultado do valor da venda, após a subtração do valor dedicado aos custos e às despesas relacionadas diretamente à venda efetivada, como resume a fórmula a seguir:

Margem de contribuição = Valor da venda – (Custos variáveis + Despesas variáveis) 

A margem de contribuição deve ser utilizada de duas formas:

  1. Auxiliar no pagamento das despesas e custos fixos da empresa;
  2. Formar o lucro que a empresa precisa.

Então, depois que um produto é vendido, o valor obtido deve ser suficiente para cobrir os gastos envolvidos naquela atividade, chamados de custos e despesas variáveis, e também contribuir para a quitação dos gastos gerais da empresa, chamados de custos e despesas fixos.

Considerações finais

É possível perceber que para chegar ao preço de venda de um produto é necessário um estudo detalhado de tudo que envolve a empresa, especialmente suas despesas, seus custos e o lucro desejado. Por isso, é um cálculo que deve ser feito com muito cuidado, atenção e conhecimento aprofundado sobre o assunto. Com a planilha de preço de venda e promoção, você consegue fazer essa conta do jeito certo, sem riscos ou prejuízos para o seu negócio.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilha de preço de venda e promoção

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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