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Por Que o Marketing Digital é Essencial Para Empresas?

Escrito em: 22/01/21

Há anos, o marketing digital vem sendo um dos principais meios para que empresas consigam mais vendas, clientes e negócios e se você tem dúvidas se ele vale a pena ou não, já adiantamos que sim, vale muito a pena!

Aliás, a tendência para os próximos anos é que o marketing digital fique cada vez mais forte e relevante, devido ao grande crescimento da digitalização.

Portanto, se você possui uma empresa e quer que ela prospere e tenha sucesso, é de suma importância que você invista em estratégias de marketing digital!

E isso vale para qualquer categoria de empresa – pequena, média ou grande.

A importância do marketing digital para empresas

Décadas atrás, quando se falava em marketing, os principais canais que as marcas tinham a disposição para anunciar seus produtos e/ou serviços eram, basicamente: jornais, revistas, rádios e canais de televisão.

No entanto, devido aos avanços tecnológicos e ao surgimento da internet, hoje há muito mais possibilidades para explorar.

Por exemplo, você pode usar um site para divulgar o seu negócio, um blog, um canal no YouTube, redes sociais, e-mail marketing e muitas outras ferramentas.

Ou seja, a sua empresa atualmente tem diversos meios para atrair, engajar e conquistar novos consumidores. Basta usar as estratégias certas!

Hábitos de consumo

Você sabia que grande parte dos consumidores modernos faz pesquisas online antes de comprar um produto ou contratar um serviço? Diversas pesquisas já mostraram isso.

Ou seja, se um potencial cliente está querendo comprar um determinado produto ou contratar um certo tipo de serviço, antes ele vai pesquisar na internet.

E é aí que o marketing digital torna-se tão importante, afinal, a sua empresa precisa aparecer para ele, ela precisa ser encontrada.

Caso contrário, como o potencial cliente vai saber da existência dela, entrar em contato e efetuar uma compra?

Teste rápido

Depois que terminar de ler este artigo, faça o seguinte teste:

Escolha três palavras-chave relacionadas aos produtos ou serviços que a sua empresa vende. Por exemplo, brindes personalizados, copos personalizados e canecas personalizadas. Após isso, acesse o Google e digite-as no buscador uma de cada vez.

Se a sua empresa aparecer na primeira página, nos primeiros resultados, ótimo, ela está sendo encontrada.

Agora, se ela não aparecer em nenhum resultado, isso significa que tem muitos concorrentes à sua frente. Logo, eles estão conseguindo mais clientes e você não.

Ok, mas onde investir? Quais as principais estratégias?

Como dissemos no início do artigo, há diversos canais para você investir em marketing digital.

Porém, você não precisa investir em todos. Invista naqueles que mais façam sentido para a sua empresa e para o seu público-alvo!

Dentre os principais canais e estratégias estão:

  • Site;
  • Blog;
  • Links patrocinados (anúncios);
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Vídeo marketing;
  • SEO;
  • Remarketing;
  • Inbound Marketing;
  • Landing Pages;
  • E Marketing de Conteúdo.

Investindo em uma ou mais dessas estratégias, a sua empresa já estará caminhando para crescer e ganhar destaque na internet.

No entanto, é importante ressaltar que para garantir a eficiência dessas estratégias, é preciso muito trabalho, dedicação, ajustes, otimizações e análises frequentes.

Por isso, uma boa opção é contratar uma agência digital para que possa colocar tudo em prática da melhor maneira possível e assim, você terá tempo para se dedicar a outros assuntos referentes a sua empresa!

Valores

Cada estratégia possui certas características e isso influencia diretamente nos valores delas.

Por exemplo, criar uma página no Facebook ou no Instagram é gratuito, já criar um site ou um blog profissional não, pois você terá que pagar domínio, hospedagem, etc.

Porém, a boa notícia é que em comparação com o marketing tradicional, o marketing digital tem um ótimo custo-benefício! Ou seja, você não precisa gastar “rios de dinheiro” para obter resultados.

Além disso, com o marketing digital é possível criar campanhas e ações muito mais segmentadas e assertivas.

Dessa forma, as chances de atrair e converter potenciais clientes em clientes são muito maiores.

Principais benefícios do marketing digital

Autoridade e credibilidade

Se a sua empresa investe em estratégias de marketing digital, aparece constantemente para o público na internet e sabe como atrair, engajar, se relacionar e fidelizar clientes, consequentemente ela se tornará uma referência, uma autoridade no segmento em que atua.

E isso é de suma importância, pois gera credibilidade à marca e ela se torna mais respeitada e procurada pelos consumidores.

Visibilidade e alcance

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, o Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, o que quer dizer que três em cada quatro brasileiros acessam a internet. É um número bem expressivo, não é mesmo?

Além disso, ainda nesta pesquisa foi mostrado que 59% de todas as buscas na internet são sobre produtos e serviços!

Ou seja, tem muita gente pesquisando diariamente sobre produtos e serviços, inclusive, sobre o que a sua empresa oferece.

Portanto, se a sua organização souber trabalhar o marketing digital dela, ela terá muito mais alcance e visibilidade, afinal, não há limitação geográfica e a sua marca pode atingir o Brasil inteiro.

Mensuração (dados e métricas)

Por conta das diversas ferramentas, plataformas e softwares que existem hoje em dia, é possível fazer uma mensuração detalhada dos seus investimentos e resultados na internet.

Ou seja, você pode avaliar diversas métricas, dados e números, para que assim consiga entender o que está funcionando e o que não está.

De repente, uma campanha X está tendo um ótimo desempenho, já a ação Y não.

Dessa forma, ao avaliar métricas, dados e relatórios, você poderá compreender quais são os problemas e depois colocar em prática ajustes e otimizações.

Vendas e mais vendas

Para finalizar, precisamos falar sobre um dos principais motivos de se investir em marketing digital: vendas.

Isso porque, se a sua empresa tem uma boa presença online, sabe aproveitar as oportunidades que a internet oferece e investe em estratégias certas de marketing digital, a tendência é que ela atraia cada vez mais clientes e, como consequência disso, ela terá muito mais vendas e resultados positivos!

Tenha em mente que o marketing digital é um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu negócio e os benefícios, como você pode ver ao longo deste artigo, são inúmeros.

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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