Marketing de conteúdo: Por que implementar em sua empresa?

Escrito em: 14/08/18
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O marketing de conteúdo tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Pois foca em atrair e fidelizar o interesse da clientela com um custo muito mais baixo; se comparado a ações de marketing mais convencionais.

Quer saber mais a respeito da importância de se implementar o marketing de conteúdo em sua empresa? E quais os principais canais a serem utilizados para a execução dessas estratégias? Então, siga com a gente neste artigo!

Afinal, o que é de fato o marketing de conteúdo?

O foco do marketing de conteúdo é sempre o cliente. Ao contrário de propagandas tradicionais, com anúncios invasivos ao usuário. Propagandas essas, que possuem o intuito de proporcionar visibilidade à marca ou determinado produto com discurso meramente comercial.

As marcas procuram produzir conteúdos referentes a assuntos que sejam de interesse do seu público respectivo. Visando também sanar dúvidas. Isso, através de sites ou blogs corporativos, dentre outros canais midiáticos.

Objetivos da produção de conteúdo

O objetivo da produção de conteúdo consiste em estreitar o relacionamento de uma marca com o seu público. Além de agregar valor à sua clientela. A ideia do marketing de conteúdo é manter os usuários sempre em contato com a marca. Para assim, aumentar gradativamente o interesse de compra dos usuários, a partir de conteúdos relevantes. E também, que respondam possíveis dúvidas dos leitores. Isso para que posteriormente possam vir a se transformar em clientes dos produtos ou serviços da marca em questão.

Outro importante objetivo das estratégias de marketing de conteúdo é aumentar a notoriedade e relevância da empresa no âmbito digital. Além de agregar valor à marca e aumentar gradativamente o interesse de compra do público. A partir de uma boa aplicação das técnicas de SEO, que são metodologias voltadas para a otimização de uma determinada página nos mecanismos de busca, seu time de marketing poderá colocar a sua marca nas primeiras colocações do Google e assim aumentar consideravelmente o tráfego orgânico de seu blog ou site neste que certamente é o maior mecanismo de busca da internet.

As técnicas de SEO envolvem uma série de critérios para um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Às vezes sendo um tanto quanto complexos. Certamente seria necessário um artigo inteiro para falar dos fatores que influenciam no desenvolvimento de boas estratégias de SEO. Entretanto, a produção de um conteúdo qualificado é a base para um bom posicionamento nos mais variados mecanismos de busca.

Por que implementar o marketing de conteúdo em sua empresa?

De acordo com a pesquisa realizada pela Content Trends, que nada mais é do que a maior pesquisa de marketing de conteúdo do Brasil, 71% das empresas envolvidas na pesquisa já adotam esse tipo de estratégia em seus respectivos negócios. Dentre as empresas em questão, verificou-se um aumento de visitas às plataformas digitais em cerca de duas vezes mais. E foram geradas cerca de 3 vezes mais oportunidades de negócios. Isso se comparado ao período anterior à implementação do marketing de conteúdo.

De que forma implementar o marketing de conteúdo em sua empresa?

Conforme falamos anteriormente, existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para a produção de marketing de conteúdo em sua empresa: blog, redes sociais e e-mails são certamente alguns dos canais mais utilizados para a produção e circulação dos conteúdos que são produzidos neste sentido. Falaremos das características e especificidades da utilização de cada um destes canais midiáticos para o desenvolvimento do marketing de conteúdo:

Blog

Utilizar um blog corporativo é certamente uma ótima alternativa para desenvolver as estratégias de marketing de conteúdo por parte de sua empresa. Os layouts dos blogs possibilitam espaço amplo para produção de conteúdos bastante aprofundados sobre determinados assuntos relacionados ao seu negócio. São características importantes para que você possa explorar ao máximo as técnicas de SEO. Além de alavancar o posicionamento de seus conteúdos nos mecanismos de busca.

Outra vantagem de se utilizar um blog para a produção de conteúdo, é o fato de esta ferramenta possibilitar o incremento de recursos interativos, tais como banners, formulários e outros tipos de call to actions, que nada mais são do que chamadas interativas para que os leitores de um determinado conteúdo venham a realizar ações adicionais, como por exemplo: realizar o download de um e-book, efetuar um comentário no blog post ou mesmo disponibilizar os seus respectivos endereços de e-mail para que possam receber conteúdos mais personalizados. Desta forma, um blog aumenta consideravelmente a chance de gerar novas conversões e potenciais clientes para o seu negócio, sendo uma forma de marketing com um ótimo custo-benefício.

Redes sociais

O blog é a ferramenta na qual deve ser centralizado todo o processo de produção de conteúdo. Já as redes sociais como Facebook e Twitter são meios extremamente importantes para potencializar a circulação deste conteúdo. Afinal, o número de usuários nessas plataformas cresce dia após dia. E é simplesmente impossível pensar em uma grande notoriedade no ambiente digital sem fazer uma eficiente utilização das redes sociais. É imprescindível para uma boa visibilidade possuir fanpages nas mais variadas redes sociais. Tendo o objetivo de atrair seguidores para a marca e abastecê-los com os conteúdos produzidos em seu blog. Para, também, agregar valor à sua marca.

E-mail

As redes sociais e um blog tem uma capacidade de produção de conteúdo. Mas, os e-mails não podem ser deixados de lado. Afinal, o e-mail é um canal bem mais pessoal de comunicação com o seu público. Ao enviar newsletters e demais conteúdos através dos endereços de e-mail que lhe foram disponibilizados, significa que você está recebendo a permissão para ingressar na caixa de entrada desses usuários, o que representa que eles se mostraram interessados na sua marca!

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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