Arquivo OFX: saiba como importar o seu extrato bancário

Escrito em: 05/01/20
Início 9 Sistema de Gestão 9 Arquivo OFX: saiba como importar o seu extrato bancário

Você que vive o dia a dia da gestão financeira empresarial, certamente deve conhecer o arquivo OFX e até usá-lo em sua rotina. Mas você sabe exatamente sua importância e como fazer a importação e exportação do arquivo?

Este artigo abordará esse assunto e ainda apresentará a você como importar o seu extrato bancário. Continue lendo!

O que é o arquivo OFX?

OFX é uma sigla para Open Financial Exchange, em português: Intercâmbio Financeiro Aberto. O arquivo OFX é um formato de documento que registra informações financeiras, sendo amplamente manuseado pelos bancos.

Foi lançado em 1997 pelas empresas Microsoft, CheckFree e Intuit. A criação foi tão útil e segura, que ainda nos dias de hoje o formato OFX é o mais indicado para realizar exportação de extratos dos bancos em sistemas de gestão online.

No arquivo OFX, são descritos todos os dados referentes as transações financeiras que ocorreram em um determinado período, no entanto, sem constar informações pessoais e confidenciais.

A importância do arquivo OFX

O arquivo OFX desempenha importante função na área de controle financeiro das empresas, tendo em vista que proporciona melhor acompanhamento das movimentações bancárias que ocorrem em uma organização.

Entretanto, sua principal utilidade e importância para os processos empresariais diz respeito à funcionalidade que permite importar os dados financeiros diretamente para o programa de gestão utilizado pela empresa.

Ou seja, o responsável pela função deve exportar o extrato bancário digital na plataforma online da instituição financeira e introduzi-lo no programa de gestão, de forma simples e prática.

Todo esse procedimento é reconhecido e aceito pelo Banco Central do Brasil, sendo um recurso fundamental para a execução de rotinas inerentes à área financeira, como a conciliação bancária.

A conciliação bancária

A conciliação bancária, também conhecida como integração bancária é uma tarefa indispensável para empresas que prezam pela organização de suas contas e gestão eficiente.

Baseia-se, basicamente, em confrontar os dados presentes no extrato bancário com os controles internos do setor, verificando se todas as movimentações estão devidamente registradas.

Dessa forma, é possível detectar inconsistência de dados que podem ter sido causadas por erros humanos involuntários ou até por fraudes premeditadas.

Essa conferência pode ser adotada por empreendimentos de todos os segmentos e tamanhos.

Porém, é ainda mais necessária, quando a empresa possui um fluxo de caixa movimentado, que recebe constantemente pagamentos feitos com cartão de crédito e débito, cheques e boletos bancários.

Planilha de Controle Financeiro

O impacto do arquivo OFX na conciliação bancária

O arquivo OFX impactou positivamente a rotina de conciliação bancária. Até pouco tempo atrás, a conferência era feita inteiramente manual e, portanto, demandava muito tempo e atenção.

Era preciso imprimir o extrato e compará-lo com os registros internos, checando as movimentações uma a uma. Internamente, as empresas usavam longas planilhas para registrar todos os valores que entravam e saíam de seus caixas.

Com a possibilidade de importação do arquivo OFX para a plataforma de gestão empresarial, o processo de conciliação bancária é feito de forma rápida e dinâmica, sem contar que a incidência de erros é significativamente menor.

Como fazer a exportação

Os grandes bancos brasileiros disponibilizam a opção de exportar os dados financeiros de seus clientes em formato OFX. Cada instituição possui seu próprio procedimento.

A seguir, confira o passo a passo para realizar a exportação do extrato bancário digital em alguns dos principais bancos:

Itaú

  • Acesse o internet banking do Itaú;
  • Clique em Extrato;
  • Faça a seleção do período que pretende obter os dados;
  • Do lado direito, clique em Salvar em Outros Formatos;
  • Escolha a opção Money 2000 e clique em Continuar.

Caixa Econômica Federal

  • Acesse a conta da Caixa Econômica Federal;
  • Clique em Minha Conta e em seguida em Extrato em Arquivo (txt, ofc e ofx);
  • Selecione o período e na mesma tela, o formato do extrato;
  • Para gerar o relatório, clique em Continuar;

Banco do Brasil

  • Entre no internet banking do Banco do Brasil;
  • Clique em Extrato e depois em Conta Corrente;
  • Insira o período em questão;
  • Selecione o botão salvar (imagem de disquete) e clique em Money 2000.

Santander

  • Entre no site do Santander e faça o login para acesso à conta;
  • Clique em Conta Corrente e em seguida na opção Extrato (Money);
  • Faça a seleção do período desejado e clique em Exibir;
  • Selecione Exportar e escolha a opção Money 2000 ou superior, para finalizar, clique em Confirmar.

Bradesco

  • Após acessar a conta online, clique em Saldos e Extratos;
  • Clique em Extrato Mensal / Por Período e selecione o intervalo que busca informações;
  • Clique em Buscar e depois na opção Money 2000;
  • Por fim, selecione o formato para salvar o arquivo.

Cabe ressaltar que o processo de exportação deve ocorrer com certa regularidade, visto que os bancos só permitem a consulta e extração dos dados referentes aos últimos 60 dias.

Caso o banco que você utiliza não esteja entre os mencionados a pouco, a opção para a exportação do extrato bancário deve estar no menu Extrato. Todavia, se não encontrar o recurso, entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco.

Como fazer a importação

O modo de importação do arquivo OFX dependerá das particularidades da tecnologia do software usado por você.

O eGestor disponibiliza recursos para que a conciliação bancária de sua empresa ocorra de maneira rápida e prática.

Essa funcionalidade foi recentemente incluída no programa e tem como objetivo descomplicar todo o processo de registro dos valores recebidos e pagos pelo estabelecimento, evitando assim, falhas e transtornos nesse ínterim.

O procedimento para importação de formato OFX no eGestor funciona da seguinte forma:

Primeiramente você precisa exportar o extrato bancário digital no portal do seu banco e então, importá-lo na plataforma eGestor. A partir disso, será criado automaticamente um relatório com todas as movimentações financeiras ocorridas no período.

Com esse relatório em mãos, você pode realizar suas análises e ações que auxiliam no controle das contas empresariais, simples não?

Além da conciliação bancária, o sistema apresenta ainda inúmeras outras ferramentas focadas nas necessidades gerenciais de micro e pequenas empresas.

Banner eGestor - Arquivo OFX

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de gastos: entenda e faça o download gratuitamente!

Download Grátis Utilizar uma planilha de gastos é essencial para manter um controle eficiente de todas as despesas da sua empresa. A partir dela, você vai poder visualizar com mais clareza a origem de seus gastos e também poderá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.