fbpx

Cobranças recorrentes: Veja como ganhar dinheiro com elas

Escrito em: 09/09/21

Você já deve ter ouvido falar em cobranças recorrentes, ou adquiriu algum produto ou serviço com pagamento realizado através desse modelo de cobrança. A emissão de boletos é um exemplo dessa modalidade, assim como a emissão de nota de serviço, muito comum em vários tipos de negócios. Para saber como funciona e como você pode ganhar dinheiro através deste sistema, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Contar com um bom emissor de boletos é essencial para que corra tudo bem com as cobranças recorrentes. Conheça o sistema eGestor e saiba como ele pode te ajudar!

O que são cobranças recorrentes?

Cobranças recorrentes, como o próprio já diz, são solicitações de pagamentos realizados periodicamente, em troca de algum produto ou serviço. Estamos falando, por exemplo, da assinatura de produtos e serviços, algo muito comum.

Assim, através de um pagamento mensal, o consumidor receberá exemplares de vinhos, de livros, alimentos orgânicos, produtos para animais de estimação, frutas, marmitas, papelaria, revistas e, também, serviços de contabilidade e outros.

Dentro de uma empresa, também temos exemplos de cobranças recorrentes. Quando o gestor precisa emitir boletos frequentes para um mesmo cliente ou parceiro por conta de algum serviço contratado de forma constante.

Então, podemos destacar pelo menos três características que identificam uma cobrança recorrente:

  1. Algo que se repete periodicamente, dentro de um prazo regular e determinado. Geralmente, a cobrança é feita a cada mês, mas pode ter um prazo maior ou menor de acordo com o tipo de serviço ou produto comercializado.
  2. Emissão do boleto é sempre para a mesma empresa ou cliente;
  3. Há uma relação comercial entre as partes. Alguém paga para receber determinado bem ou serviço.

Como funcionam as cobranças recorrentes

Imagine que uma empresa precisa realizar a manutenção de determinada máquina todos os meses. Assim, ao invés de contratar um profissional diferente a cada mês ou chamar o mesmo profissional aleatoriamente, essa empresa pode negociar um valor x por um conjunto de tarefas do fornecedor. 

A cobrança recorrente é mais comum do que se pensa e, às vezes, nem nos damos conta do tanto que a utilizamos ou de como seria mais vantajoso adotá-la dentro do nosso trabalho, da nossa empresa ou, como simples consumidor de bens e serviços. 

De uma forma bem didática, vamos resumir a cobrança recorrente em três passos:

  1. O consumidor se interessa por um produto ou serviço que está sendo ofertado de forma recorrente, como uma assinatura de um software, por exemplo, ou de um conjunto de produtos para cabelo.
  2. O consumidor entra em contato, escolhe o plano e os serviços, e formaliza o contrato;
  3. No dia do vencimento daquela mensalidade, o fornecedor envia para o consumidor um boleto de cobrança para que ele efetue o pagamento pelo serviço que recebeu. O valor também pode ser debitado da conta ou incluído na fatura do cartão de crédito do consumidor.

A parte 3 deste passo a passo acontece, repetidamente, todos os meses. E assim está instalado um processo de cobrança recorrente.

A assinatura de serviços e produtos é o exemplo mais comum de cobrança recorrente e cada vez mais são lançadas novas opções no mercado, um tipo de negócio que ganhou muita valorização durante a pandemia.

Vantagens da cobrança recorrente

O objetivo da cobrança recorrente é estabelecer um vínculo comercial entre fornecedor e consumidor. Apesar de ocuparem posições diferentes, ambos têm interesses que se complementam e usufruem de inúmeros benefícios com esse tipo de transação.

Vantagens para o fornecedor

  • Poder contar com aquele valor fixo na sua conta periodicamente;
  • Pode oferecer planos variados de acordo com o perfil de cada cliente, com valores maiores ou menores, proporcionais aos serviços prestados;
  • Pode oferecer várias formas de pagamento, como o uso do cartão de crédito, débito, emissão de boleto e outros;
  • Escalar os ganhos ou fazer uma renda extra;

Vantagens para o consumidor

  • Poder contar com um serviço ou produto periodicamente, com conforto, sem precisar sair de casa e sem ficar em dúvida sobre o que escolher a cada compra.
  • Facilidade no pagamento do serviço contratado, seja através do boleto, do cartão de crédito. No caso do boleto, a empresa envia o documento por e-mail facilitando ainda mais a quitação do débito;

A cobrança recorrente estimula a adoção de um hábito. Por exemplo, quem precisa de um incentivo para ler pode encontrar em um clube de livros a oportunidade que faltava para ter sempre livros novos à disposição.

Como ganhar dinheiro com cobranças recorrentes

É possível criar um negócio usando as cobranças recorrentes tanto na oferta de produtos, quanto na oferta de serviços. Veja a seguir:

Um vendedor de frutas pode criar planos mensais, mensais ou quinzenais com x quantidade de frutas, alterando também a variedade das mesmas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Outros exemplos de vendas de produtos:

Um contador pode fazer uma lista de todos os serviços que oferece, dividi-los em pacotes, definir valores para cada um e enviar esses planos para empresas que possam ter interesse em seu trabalho.

Outros exemplos de venda de serviços:

  • Serviços de assistência virtual;
  • Serviços de Social Media;
  • Lavagem de carros;
  • Serviços de tecnologia da informação;
  • Serviços de manutenção de máquinas e ferramentas;

Em praticamente todas as modalidades de vendas de serviços e produtos por assinatura, a entrega acontece na casa do cliente ou na empresa que receberá o produto. A entrega fica por conta do fornecedor e pode acontecer via correios, transportadora ou entregador. 

Alguns serviços, no entanto, podem ser entregues de forma virtual, com visitas esporádicas à empresa, se necessário. É o que costuma acontecer com contadores e profissionais de marketing.

Controlando o pagamento dos clientes

Como gerenciar o pagamento de todos os clientes, conferir se determinado boleto foi pago ou se houve atrasos? Para não se perder em meio a tantas transações, é fundamental criar um sistema de controle de pagamento.

Devem estar presentes nesse sistema o nome do cliente, o serviço ofertado, a data, a modalidade e o valor de pagamento que deverá ser realizado. Assim, caso seja possível, insira lembretes para deixar você ciente de que algo não saiu como o esperado.

Agora você já sabe o que são cobranças recorrentes e descobriu também que pode até ganhar dinheiro com elas, montando o seu próprio sistema de oferta e entrega de produtos e serviços, com pagamentos periódicos. Não se esqueça de fazer a gestão dos seus clientes e focar na qualidade do que está sendo entregue. É um ponto chave para o sucesso do seu negócio.

20 mil reais por mês revendendo egestor

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2021

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *