Recorrência: Aprenda 5 dicas de como aplicá-la com êxito

Escrito em: 07/06/22
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Provavelmente você já teve alguma assinatura mensal, seja ela de revista, jornal, ou assinaturas atuais de streaming, como a Netflix, por exemplo. Estou certo? Independente de sua resposta, saiba que isso é uma Recorrência. 

Com os avanços tecnológicos as pessoas buscam cada vez mais produtos e serviços capazes de satisfazer suas necessidades, porém isso está mudando e se atualizando tão rápido que as empresas precisam de métodos eficazes para fazer com que isso de fato ocorra, sem perder o retorno financeiro. 

Continue lendo este material para conhecer a recorrência, quais empresas usam este modelo de negócio e as melhores dicas de como aplicá-la.

O que é Recorrência? 

Recorrência é um modelo de negócio que visa fidelizar clientes para a sua empresa, fazendo com que eles efetuem pagamentos de forma automática, simples e desburocratizada (sem muitas complicações). A recorrência permite que a empresa comece a fazer parte do dia a dia de seus clientes.

Um teórico do negócio suíço, chamado de Alexander Osterwalder, fez a seguinte citação: “Um modelo de negócio descreve o raciocínio de como uma empresa cria, entrega e captura valor”. Nos ensinando com isso, o quão importante é um modelo de negócio. 

A palavra “Recorrência” é diferente de “Ocorrência”

A ocorrência é algo que ocorreu, ou seja, é o acontecimento em si. Por exemplo, uma ocorrência policial é o registro de fatos trágicos que ocorreram, e uma ou mais testemunhas passam este relato para a polícia. 

Já a recorrência está relacionada a tudo aquilo que se repete. Algo que sempre irá se repetir da mesma forma. No próximo subtítulo lhe explicaremos como ela pode ser inserida em sua empresa.

Tipos de empresas que podem usar a recorrência

A recorrência pode ser usada principalmente por empresas que oferecem um produto ou serviço que será consumido de maneira contínua, diferente daquelas em que a venda é feita apenas uma vez, como uma loja de roupas, por exemplo, você vai lá e efetua a compra, após isso não é garantido que você voltará.

Este modelo facilita o acesso dos clientes aos produtos e serviços. É bem provável que você esteja pagando por algo recorrente, mas é apresentado de uma forma tão natural que se torna parte de sua rotina. Veja alguns exemplos:

  • SaaS – é a sigla de Software as a Service, ou seja, são aquelas empresas que oferecem um software como serviço.
  • Streamings – são plataformas digitais que fazem a distribuição de produtos como filmes e músicas.
  • Academias – ambientes com aparelhos diversos que permitem fazer atividades físicas e/ou musculação.
  • Seguradoras – empresas que assumem os riscos dos clientes (segurados), e caso haja um sinistro (o risco venha ocorrer) elas asseguram financeiramente.
  • Universidades – instituições privadas de ensino superior que cobram uma mensalidade para que o aluno possa concluir sua graduação.
  • Negócios com assinaturas mensais – toda aquela empresa que oferece produtos como livros, revistas, jornais, entre outros.
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Empresas que usam o modelo recorrente: 

  • eGestor:

O eGestor é um sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas, onde pode ser feito emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de boletos, controle do fluxo de caixa, controle financeiro, controle de estoque, controle de vendas, produtos e serviços, entre outros.

O empreendedor que contrata esta ferramenta, paga de forma recorrente pelos serviços prestados conforme a assinatura do plano. Por se tratar de um ERP online, ele pode ser acessado de qualquer dispositivo, facilitando assim o contrato de longos períodos.

  • Amazon:

A Amazon é uma loja virtual do ramo varejista que faz a comercialização de diversos produtos, além deste serviço ela oferece também o Amazon Prime, que é um streaming de filmes e séries que podem ser adquiridos através de uma assinatura mensal.

  • Spotify:

É um serviço de streaming que permite acessar milhões de músicas em apenas um clique. Há o modelo gratuito onde você pode ouvir algumas músicas da plataforma, porém seus recursos são limitados.

Já no Spotify Premium, você tem acesso liberado em todos os conteúdos da plataforma, podendo ouvir quantas músicas quiser. Você pode escolher um dos planos de assinatura, que serão pagos mensalmente de forma automática, e o preço altera conforme o plano escolhido, seja individual, universitário, duo ou plano família.

  • Smart Fit

É uma rede de academias esportivas que possui um grande destaque neste segmento. Possui dois planos de adesão, o plano Smart que permite acesso somente na unidade em que foi feito o contrato e o plano Black que permite acesso em qualquer unidade do Brasil e algumas outras vantagens.

  • Netflix

É uma plataforma de streaming onde permite um fácil acesso a filmes e séries. O usuário só precisa fazer cadastro e escolher um dos planos, diferente de outras plataformas digitais, a Netflix não tem acesso gratuito. Os pagamentos são feitos de forma recorrentes, podendo ser débito automático, cartão de crédito ou pré-pago.

Vantagens do pagamento recorrente

Fidelização dos clientes

Uma das principais vantagens em usar esse modelo é que os clientes se sentem muito mais seguros e com isso é mais fácil de fidelizá-los. Fazendo com que a empresa seja parte de seus consumos diários.

Uma melhor gestão das finanças

Como os pagamentos são recorrentes é muito simples de manter o controle, diminuindo assim os erros de pagamento consideravelmente, uma vez que eles são feitos automaticamente, não havendo a necessidade de enviá-los de forma manual.

Redução de cobranças e inadimplência

Ainda deverão ser feitas algumas cobranças, porém o número diminuirá consideravelmente, diminuindo também o número de inadimplentes, pois o processo desse modelo facilita tanto para quem paga como para quem oferece o serviço.

Agilidade na rotina da empresa

Além de ser um facilitador para o cliente, este modelo de negócio facilita muito para o empreendedor. Pois quando o sistema é integrado é possível ter uma lista de pagamentos podendo ser mensal, quinzenal ou até mesmo semanal.

Pagamento recorrente é uma venda parcelada?

Pagamento recorrente e venda parcelada não são a mesma coisa. Para acontecer uma venda parcelada é necessário ter o saldo total do produto e/ou serviço em seu cartão, por exemplo, Ana Maria tem R$2.000,00 de limite no cartão de crédito, vai comprar um celular no valor de R$1.999,90 e irá parcelar em 5 vezes sem juros, porém será descontado do seu cartão o total da compra e sobrará apenas 10 centavos de limite.

No caso de um pagamento recorrente, digamos que a Ana Maria não comprou o celular e vai iniciar os treinos em uma academia, ela vai contratar um plano no valor de R$100,00 por mês durante 1 ano. No ato da compra será descontado apenas o valor de R$100,00, lhe sobrando ainda R$1.900,00 de crédito.

Tipos de Recorrência

Os pagamentos recorrentes podem ser feitos semanal, quinzenal ou mensalmente, de acordo com o plano, assinatura ou mensalidade. Por mais que seja feito de forma automática existem dois modelos de recorrência.

Modelo fixo ou regular

São aqueles pagamentos que não sofrem alteração no valor, durante todo o processo de uso do serviço será descontado apenas o que faz parte do contrato. Um exemplo prático seria a Smart Fit, você escolhe um plano e todo mês é descontado o mesmo valor.

 Modelo variável ou irregular

 São os pagamentos que podem sofrer algumas alterações, normalmente ocorre quando você faz uso de serviços que oferecem consumos extras, por exemplo, a contratação de uma internet para seu celular, você paga um valor todo o mês para um determinado limite de dados e caso acabe seu pacote poderá consumir mais e pagar conforme o consumo.

Desafios do modelo recorrente

Assim como qualquer outro negócio, neste modelo também há algumas desvantagens. Antes de iniciar é preciso ser feita uma análise de mercado para a sua empresa obter lucro, pois o cliente pode cancelar a qualquer momento.

O desafio do pagamento recorrente é fazer com que o cliente mantenha seu interesse no serviço e/ou produto que é oferecido, é necessário que seja criado um vínculo real entre a empresa e o consumidor.

Dicas para aplicá-la 

1 – Contatos com os clientes 

Para obtermos a recorrência, necessitamos de algo primordial que é o “relacionamento com os clientes”, pois é inviável manter algo recorrente sem dar o mínimo de atenção no pré e no pós venda. 

Este contato é uma forma de se aproximar dos clientes e acompanhar todo o seu processo de compra e utilização do serviço ou produto, criando uma ponte de fácil acesso para que a empresa se torne segura e confiável. 

2 – Forma fácil de efetuar pagamentos 

Antes desse modelo de negócio se popularizar haviam poucas opções de pagamento. Normalmente as pessoas faziam impressões de boletos, iriam até casas lotéricas, ou precisavam ter o limite completo em seus cartões de crédito para a compra de determinado pacote. 

Todas essas opções anteriores dão espaço para uma nova forma de pagamento, onde o cliente tem mais liberdade para comprar sem se preocupar com o modo em que irá pagar, pois é apresentado de uma forma fácil. 

Um exemplo prático seria de um curso de informática: O cliente efetua a compra de um pacote anual, porém irá efetuar apenas o pagamento da primeira parcela, o restante do valor será debitado automaticamente todo o mês.

3 – Pix 

Pix é uma nova forma de pagamento que surgiu em 2020, ele é gratuito e instantâneo. Pode vir a se tornar uma nova referência no modelo de recorrência, uma vez que é gerado um QR code com os dados de pagamento, facilitando ainda mais a forma que os clientes irão usar para pagar pelos produtos e/ou serviços. 

4 – Conhecer a persona 

Outro ponto importante para que haja pagamentos recorrentes é conhecer quem irá adquirir os produtos e/ou serviços. 

Lembrando que persona é diferente de público alvo. Persona é um personagem semi fictício criado através de pesquisas. Durante essa pesquisa são levantados alguns pontos importantes como: 

  • Nome 
  • Foto 
  • Dados profissionais 
  • Desafios do dia a dia 
  • Como sua empresa pode ajudar 
  • Dados pessoais 
  • Mini biografia

5 – Manter o Blog da empresa atualizado 

O marketing digital tem total relevância para a recorrência, pois hoje em dia os clientes buscam uma certa autonomia e conhecimento no que diz respeito aos seus interesses. 

Ter um blog e mantê-lo sempre atualizado é um passo importante para fidelizar os clientes, pois é uma forma de passar conhecimentos diários sobre assuntos de interesse dos mesmos, fazendo com que eles se sintam cada vez mais inseridos em sua empresa, e passando para eles a autoridade que buscam. 

Agora o crescimento será contínuo 

Para ter sucesso na recorrência de sua empresa, você precisa colocar em prática todo o ensinamento aqui passado, lembrando que as melhores estratégias só serão as melhores se forem colocadas em prática. 

Não devemos apenas atrair os clientes e depois deixá-los seguindo o restante do trajeto sozinhos, muito pelo contrário, deve-se manter o contato direto e sempre passar conhecimentos que serão úteis e importantes para os clientes.

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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