fbpx

Natal: Confira como aumentar as suas vendas

O Natal é a data comemorativa mais esperada do ano. Principalmente pelo comércio, isso porque, normalmente, é a época onde mais vendas são realizadas. A expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) é de que as vendas cresçam 2,3% em relação a 2017. Em algumas capitais, como Curitiba, o aumento do faturamento deve ser de 3% em relação ao ano passado. Já na capital, no Distrito Federal, a expectativa é que as vendas cresçam 12,95% em comparação a 2017. Ainda que não seja o esperado, esse aumento gera uma expectativa. Por isso, daremos algumas dicas de como aumentar as suas vendas no Natal!

Como aumentar as suas vendas no Natal

Existem algumas áreas privilegiadas que são as que mais faturam no Natal. Dentre elas estão as de alimentação, vestuário, decoração e claro, brinquedos. Essas tem a vantagem de serem bons presentes e serem necessárias, mas isso não quer dizer que os outros ramos sejam prejudicados. E para que suas vendas também cresçam, basta fazer um planejamento e seguir as dicas de como aumentar suas vendas no Natal:

Espírito natalino

O Natal é uma época de alegria e solidariedade. Assim como em outras datas comemorativas ao longo do ano, aproveite o sentimento do período para vender mais.

Há muitas possibilidades de trazer o Natal para sua empresa. Existem diversos enfeites, decorações e outros meios de lembrar da data. Monte e-mails decorativos, utilize músicas natalinas, o que for alcançável na hora de fazer seu cliente lembrar que o Natal já está chegando e é preciso comprar os presentes!

Promoções natalinas

Diversas lojas fazem promoções com o tema do Natal. Inclua no seu planejamento financeiro promoções que envolvem os produtos mais vendidos na época ou produtos com o tema. Se esse não for o ramo do seu estabelecimento, procure produtos voltados para tal. Enfeites e brindes relacionados também são uma boa ideia.

natal

Decorações de Natal

Muitas cidades fazem campanhas e competições para escolher a melhor vitrine ou a loja mais decorada. Normalmente organizadas e divulgadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas do município existem diversas promoções temáticas que podem auxiliar, inclusive, na divulgação da sua empresa.

Assim, entre no clima, decore seu estabelecimento. Monte uma árvore, pendure luzes e enfeites. Utilize métodos para chamar atenção do seu cliente e assim aumentar as suas vendas no Natal. Mas não esqueça de manter a loja organizada.

Campanha natalina

Utilize-se das promoções criadas pelos órgãos dos municípios ou crie suas próprias campanhas. Elas farão com que seus clientes lembrem de você nessa época.

Crie um planejamento de anúncios, tanto online, em redes sociais e sites; como offline, com cartazes e outros meios chamativos. Lembrando-se sempre de utilizar o tema.

Treinamento de vendedores

Com a maior quantidade de vendas que acontecerão no Natal, será preciso vendedores treinados. Isso, porque haverá um maior fluxo de compradores e maior saída de produtos. Assim, eles precisarão atender bem os seus clientes, mas também não podem se tardar tanto. Afinal, podem ser que haja outros na espera.

Lembre-se também de garantir que eles estejam bem incentivados, seja com comissões ou qualquer outro meio de presentear seu funcionário. O que fará com que eles se sintam mais motivados, para assim, aumentar as suas vendas no Natal.

natal

Esteja preparado

Das piores coisas que pode acontecer na hora da venda é não ter o produto oferecido. Assim, tenha segurança de que a sua loja possui todos os produtos que oferece.

Esteja preparado também para a quantidade de clientes novos e de movimentação que pode acontecer. Principalmente nos últimos dias, o movimento aumenta. Isso porque muitas pessoas deixam as compras de fim de ano para última hora. Assim, considere também aumentar o horário de funcionamento.

Tenha também, um controle otimizado dos seus dados. Como todos os outros meses e outras campanhas, é preciso saber todos os dados das vendas e, também, das compras feitas. Um controle de fluxo de caixa, de estoque e financeiro, são fundamentais o ano todo, principalmente no natal.

Pense nas próximas festas

Qualquer campanha de venda tem como intuito bater as metas de venda. Mas, outro propósito é a fidelização dos clientes. Desse modo, não termine sua promoção no Natal. Com as vendas feitas, você terá as informações do seu cliente. Faça bom uso. Mande e-mails de nutrição, para lembrá-lo que sua loja está ali e oferecendo mais promoções.

Não termine a campanha de aumentar as suas vendas no Natal. Continue com a divulgação para que seu cliente lembre de você o ano todo e que suas promoções não são apenas em datas comemorativas.

Caso as vendas não tenham sido como o esperado ou você ainda tenha alguns itens que gostaria de vender, faça promoções pós Natal. Muitas pessoas esperam o fim dessas datas para comprar os presentes, já que eles estarão mais baratos.

natal

Analise os natais anteriores

Para fazer a campanha de Natal e assim aumentar suas vendas, é preciso ter um controle extenso do seu estoque. Mas para fazer isso, você precisa ter uma minima ideia de quais produtos sairão mais. Portanto, pesquise no seu registro como foram os últimos períodos natalinos, no ano de 2017, 2016, 2015… Isso fará com que seja mais fácil a compra de itens para o estoque e todo o planejamento.

Atenção a sua concorrência

Tenha consciência que você sempre deve analisar sua concorrência. Seja ao começar sua empresa ou em uma data específica. É importante para que você possa saber o que seu negócio pode oferecer de diferente. Consumidores vão preferir empresas que possuem algum tipo de diferencial. Para tanto, faça uma pesquisa completa sobre o que você pode fornecer, tanto em produtos como atendimento, para seu cliente.

A pesquisa da concorrência também vale para sua decoração. Apesar de ser difícil, você pode acabar com uma decoração parecida. Fuja disso.

Sistema de gestão

Como citado anteriormente, é essencial um sistema de controle para a gestão dos seus dados. Ele irá facilitar toda a logística e controle da sua empresa.

Um sistema totalmente completo que fará esse serviço de forma completamente integrada é o eGestor. Além de todos esses controles, o eGestor ainda emite NF-e, NFS-e, NFC-e e boletos. O que otimizará o funcionamento geral da sua empresa.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Natal: Confira como aumentar as suas vendas
Escrito em: 30/12/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...