Datas comemorativas: Como aproveitá-las no varejo

Escrito em: 11/02/20
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Aproveitar as datas comemorativas para aumentar as vendas tornou-se uma estratégia de sobrevivência para o varejo. No entanto, embora o calendário informe as melhores épocas para anunciar promoções ou ações específicas, é necessário investir em planejamento para obter os resultados mais satisfatórios.

Para algumas empresas, o lucro gerado em determinadas datas comemorativas é importante para manter os negócios funcionando durante todo o ano. Por essa razão, descobrir quais são as estratégias mais eficientes é indispensável para atrair a atenção dos consumidores, proporcionando a melhor experiência de compra.

Como já sabe, os clientes estão mais emotivos e, consequentemente, mais consumistas em determinadas épocas do ano, por isso, aproveitar essa oportunidade só depende de você! Confira então como vender mais em datas comemorativas com a ajuda das nossas dicas!

Escolha as datas que mais combinam com sua loja

Apesar de o calendário apontar diferentes datas comemorativas, é necessário filtrar quais delas realmente são importantes e combinam com o segmento da sua loja. Isso mostra que investir em ações para o Dia dos Pais não é interessante para uma loja que vende apenas peças femininas, concorda?

Assim, conhecer quais são as preferências e necessidades do seu público-alvo pode ajudar sua loja a definir quais são as melhores datas do ano para criar estratégias de vendas.

Outra dica é pesquisar os feriados que são mais importantes para o varejo, considerando sempre épocas como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, sem deixar de lado as liquidações de final de ano, por exemplo.

Também, esteja atento a datas que normalmente fazem promoções, como Black Friday e Dia do Cliente.

Organize seu estoque com antecedência

Perder vendas por falta de produto em estoque é um pesadelo para qualquer varejista. Por outro lado, quando uma loja se planeja com antecedência, existem mais chances de o estoque estar atualizado e com produtos específicos para cada data comemorativa.

Todavia, lembre-se que organizar o estoque não significa apenas fazer os pedidos com antecedência. Além disso, é necessário analisar o histórico de compras anteriores para identificar quais são as mercadorias e serviços mais solicitados pelos clientes.

Ao identificar o fluxo de vendas, fica mais fácil fazer os pedidos aos fornecedores de acordo com a preferência do público, obtendo ainda a chance de negociar valores mais acessíveis e prazos melhores de entrega, eliminando problemas relacionados com atraso ou falta de mercadoria.

E, uma das maneiras de fazer isso de forma eficiente, é utilizando um sistema para varejo.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Ambiente sua loja

A decoração é um item muito importante para atrair clientes, influenciando-os em sua decisão de compra. Com isso, investir em comunicação visual é fundamental para melhorar o faturamento do final do mês, proporcionando um ambiente mais convidativo para receber os clientes.

No Natal, por exemplo, uma das datas mais importantes para o varejo, é natural que as lojas sejam decoradas com árvores, pinheiros, Papai Noel, entre outros detalhes. De fato, desenvolver um apelo visual atrativo mostra aos consumidores o interesse da loja em fazer parte das comemorações, principalmente em uma época em que todos estão mais emotivos e carismáticos.

Nossa sugestão, porém, é conhecer as tendências sobre decoração, aplicando enfeites minimalistas e sem exageros. Vale a pena também utilizar a decoração em outras datas para não comprometer todo o orçamento.

Desenvolva promoções segmentadas

A palavra “promoção” é extremamente poderosa, sendo responsável por atrair diferentes públicos. No mais, não se esqueça de segmentar as suas promoções de acordo com o perfil dos consumidores. Ao agir dessa maneira, sua loja não corre o risco de oferecer presentes que não são adequados para aquela data comemorativa.

No geral, lembre-se sempre de montar kits românticos para o Dia dos Namorados, presentes mais delicados para o Dia das Mães e até mesmo artigos esportivos ou cestas de vinho para o Dia dos Pais.

Embora sejam apenas ideias, é interessante pesquisar quais são as tendências do momento e as necessidades dos consumidores, pois, assim, seu estoque será abastecido somente com mercadorias de giro rápido, beneficiando, principalmente, os seus lucros no final do mês.

Contrate e qualifique sua equipe de vendas

Em épocas de maior movimento, é natural que a loja receba mais clientes. Contudo, diante dessa demanda, é sua responsabilidade contratar mão de obra extra, assim como oferecer o treinamento adequado para os novos funcionários, ainda que sejam apenas temporários.

Além do preço acessível, qualidade dos produtos e ambientação da loja, os consumidores priorizam outro fator importante para efetuar uma compra: o atendimento. Por meio de um atendimento de excelência é possível aumentar as vendas e, acima de tudo, proporcionar mais fidelização.

Tendo em vista esse critério, ofereça treinamentos constantes para seus colaboradores, mencionando técnicas de vendas, habilidades de negociação e como prestar um atendimento de qualidade.

Lembre-se também de orientar todos da equipe sobre as informações de cada produto, preparando-os para lidar com possíveis dúvidas dos consumidores.

Divulgue com antecedência

Como já mencionamos, ao fazer o planejamento das datas comemorativas uma loja consegue organizar seu estoque, treinar seus funcionários, investir na decoração e ainda fazer as divulgações necessárias com antecedência.

Entretanto, não pense que divulgar as promoções da loja em determinadas datas está limitada apenas à distribuição de panfletos pela região, pelo contrário. Fazer divulgações nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, também são estratégias necessárias para atrair mais consumidores, afinal, existem milhões de potenciais clientes no meio digital.

Mas, isso não é tudo. Sua loja também pode enviar e-mails marketing, SMS e até mesmo fazer campanhas que envolvam sorteio de brindes, descontos especiais, entre outras estratégias para cativar o público.

Busque diferenciação

Assim como sua loja, existem vários concorrentes que também desejam conquistar os seus clientes e aumentar os lucros. O segredo, porém, é pensar com inovação e criar soluções que possam superar as expectativas dos consumidores.

Para isso, desenvolva campanhas mais humanizadas, com personagens reais, como um Papai Noel doando brinquedos no Natal, por exemplo. Essas ações são muito valorizadas pelos clientes e podem ser um investimento lucrativo para otimizar os seus negócios.

Está pronto para aproveitar as datas comemorativas do varejo com a ajuda das nossas dicas? Então continue acompanhando as nossas postagens! Basta nos seguir no Facebook e ficar por dentro dos melhores assuntos para os seus negócios!

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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