Como montar um serviço de conserto de relógio

Na “Era do Smartphone”, embora muitas pessoas consultem as horas através do celular, ainda há a grande parcela dos que preferem o bom e velho relógio de pulso. Afinal, ele não deixa ninguém na mão e a bateria dura muito mais do que a do smartphone, além de o relógio ser um acessório que agrega charme e sofisticação. Antigamente, o mercado de conserto de relógios atendia, em especial, as pessoas que queriam fazer limpeza, manutenção ou trocar a bateria de suas joias. Hoje, a coisa é diferente.

Com a globalização, os relógios mais vendidos são os mais baratos e que, basicamente, não são de grande qualidade. Os relógios que são verdadeiras joias e os modelos mais caros de grandes marcas continuam sendo produzidos, porém, é inegável que apenas uma pequena parcela da população tem acesso a esse luxo. Para os relógios mais caros, é comum que o fabricante ofereça assistência técnica e, por isso, é possível dizer que hoje o serviço de conserto de relógio é dedicado aos produtos de qualidade intermediária.

Restam poucos profissionais que ainda trabalham no sistema antigo, haja vista que a ampla maioria visa atender os serviços de manutenção, limpeza e troca de bateria/pulseiras de relógios de qualidade intermediária e/ou realizar o conserto especializado de relógios de uma determinada marca. Ou seja, ainda existe um mercado receptivo para quem pretende ter um novo negócio nesse ramo, porém, é essencial saber como montar o serviço da forma correta.

Quer saber como montar um serviço de conserto de relógios lucrativo? Acompanhe as dicas e informações que temos para você abaixo! Veja:

Como começar um negócio de conserto de relógio?

Como dito anteriormente nesse artigo, a maioria das pessoas compra relógios de baixo valor. Devido a essa característica, é comum que elas prefiram comprar outro quando o relógio estraga, pois o valor de conserto pode não valer a pena. No entanto, há muitas pessoas que buscam por profissionais que consertam relógios de uma determinada marca e/ou que preferem ter uma assistência técnica “não autorizada” porque a marca não existe mais ou porque estão com pressa.

Para começar o seu negócio, portanto, você pode definir se pretende atuar consertando relógios de uma determinada marca ou se o atendimento será destinado ao conserto de relógios de qualidade intermediária, que também estão entre os mais comprados. Nesse sentido, é importante que você tenha os conhecimentos e as ferramentas necessárias ao exercício da profissão para poder oferecer serviços de qualidade aos clientes.

Onde oferecer os serviços de conserto de relógio?

A localização do seu negócio é crucial quando falamos de conserto de relógios. Muitos optam por fazer o serviço na própria casa, porém, recorrer a residência será um problema se o seu objetivo for alcançar um público maior e obter boa lucratividade. Por isso mesmo, o ideal é que você abra uma empresa e atue em um ponto comercial favorável. Ou seja, você deve estar onde os seus potenciais clientes possam te encontrar com facilidade.

Ter um ponto comercial nas ruas mais movimentadas da sua cidade, em galerias ou em shopping será um diferencial entre você e os seus concorrentes. Daí vem a importância da localização da sua empresa. No entanto, é essencial levar em conta o preço do aluguel do imóvel, o conforto que esse local proporciona ao cliente e a visibilidade que oferece. Faça uma análise real da sua situação e, dessa forma, saberá onde é o ponto comercial mais adequado para oferecer seus serviços.

Ebook Crescimento Empresarial

Como conquistar clientes no serviço de conserto de relógios?

Para ter clientes em seu negócio, em primeiro lugar, é necessário que esse público conheça o seu estabelecimento. Para isso, vale a pena contar com a ajuda das redes sociais, que permitem fazer o anúncio gratuito dos seus serviços, como é o caso do Facebook e do Instagram. Outro modo de fazer marketing dos seus serviços sem gastar muito é deixando suas informações de contato em sites buscadores e, caso necessário, contratar anúncios em pequenos jornais do bairro e/ou rádio da comunidade, que cobram pouco.

Para fidelizar os clientes e, com isso, também levar outras pessoas ao seu negócio, é essencial prestar um serviço de alta qualidade aliado a preços competitivos. Isso significa que você deve investir em baterias, pulseiras e outros elementos de relógio de boa qualidade a fim de proporcionar satisfação aos clientes. Para estabelecer o valor do serviço prestado, você deverá levar em conta o tempo de trabalho para consertar o relógio e mais o preço das peças que foram trocadas.

Qual é a importância da boa gestão no conserto de relógio?

Não apenas no serviço de conserto de relógios, mas em todos os tipos de negócio, é fundamental cuidar da gestão e da administração da empresa se o objetivo é não perder dinheiro e ter uma excelente lucratividade. Ou seja, é essencial que o seu negócio seja organizado e planejado, a fim de evitar desperdícios e gastos desnecessários com burocracias. Atualmente, a maior parte dos pequenos negócios fecha as suas portas devido a má gestão.

Mas, como conciliar o trabalho de consertar relógios com o atendimento ao cliente, o controle de estoque e a emissão de relatórios, tudo ao mesmo tempo? Para isso, você pode – e deve – investir em um bom sistema de gestão, que automatiza o setor financeiro e administrativo da sua empresa, proporcionando muito mais tempo para você trabalhar com o que realmente precisa: a venda dos seus serviços e a satisfação do cliente.

Com o eGestor – ERP Online, você tem um software que foi feito exclusivamente para a gestão de pequenos negócios, como o serviço de conserto de relógios. Assim, enquanto você cuida das vendas dos seus serviços, você pode dispor de um sistema 100% online que oferece funcionalidades como: controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas de produtos e serviços, controle de estoque, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e emissão de relatórios.

Afinal, sem uma gestão equilibrada, é impossível ter um bom retorno. Teste gratuitamente o eGestor através do site oficial do software e conheça tudo que ele pode fazer pelo seu negócio!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br