Como montar um serviço de conserto de roupas

O conserto de roupas é um serviço bastante procurado pelo público de forma geral. Afinal, quem é que não precisa ajustar a barra de uma calça ou consertar aquela camisa de vez em quando? Por isso mesmo, os profissionais que investem em oferecer esse serviço vêm lucrando bastante, haja vista que a atividade necessita de pouquíssimo investimento e gera um bom retorno. No entanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como montar um serviço de conserto de roupas.

Se você não tem ideia sobre como montar um negócio desse tipo, então é essencial saber que:

  1. Você pode montar o serviço em sua própria casa, sem a necessidade de gastar com aluguel e outras burocracias;
  2. O conserto de roupas pode ser oferecido em um local pequeno, haja vista que não há necessidade de muito espaço;
  3. É preciso que você tenha conhecimentos em corte e costura e/ou contrate profissionais dessa atividade;
  4. Será preciso investir em equipamentos e utensílios (máquina de costurar, tesouras, agulhas, linhas etc.);
  5. Você pode optar por abrir uma firma, ou não!

Fácil, não é mesmo? São diversas opções para você começar um novo negócio com pouco dinheiro e lucrar muito em pouco tempo. O importante, mesmo, é oferecer serviços de alta qualidade, que vão conquistar o seu público-alvo, aliado a uma excelente relação de custo benefício para o cliente. Quando você cumpre com esses requisitos, a chance do seu negócio dar certo e obter boa lucratividade é maior. Porém, é claro que será preciso muito mais para você se manter estável nesse competitivo mercado.

Abrir uma empresa: vale a pena?

Como dito anteriormente nesse artigo, você pode abrir um negócio em sua própria casa e atender seus clientes de maneira informal. No entanto, se você pretende montar um serviço de conserto de roupas bem estruturado e ainda contar com algumas vantagens oferecidas ao micro e pequeno empreendedor, vale a pena abrir uma firma para a sua marca. Isso porque quando você abre uma empresa, pode contar com empréstimos e incentivos ao Microempreendedor Invidivual (MEI) oferecidos pelo governo.

Portanto, vale a pena abrir uma empresa caso você tenha o intuito de fazer com que esse serviço cresça com o tempo e atinja um público maior, que vai além dos vizinhos, amigos, familiares e próximos. Ao regularizar o seu negócio, caso você ainda não tenha capital para investir nas máquinas e utensílios para o conserto de roupas, também será possível solicitar empréstimos em bancos como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Ebook Crescimento Empresarial

Marketing e propaganda: por que fazer?

Para que o seu negócio dê certo, é preciso que as outras pessoas o conheçam, não é mesmo? Portanto, será preciso, também, investir em marketing e propaganda, o que não significa que você precisará gastar muito dinheiro. Hoje, a maioria das pequenas empresas fazem anúncios na internet e, muitas vezes, não pagam nada por isso. Para popularizar seus serviços, você pode criar uma página gratuita no Facebook ou Instagram, por exemplo, além de contar com a ajuda de buscadores.

Para divulgar seus serviços de conserto de roupas nas redes sociais, é essencial que você tenha boas imagens (fotografias, montagens etc.) aliadas a um texto informativo (tipo de serviço, endereço, número de contato, preço etc.). Essa é uma excelente forma de tornar o seu negócio popular e conquistar novos clientes. Caso seja vantajoso e acessível, você também pode investir em anúncios em pequenos jornais do bairro ou rádio, mas, de forma geral, o marketing digital é o que tem trazido os melhores resultados em termos de vendas.

Veja aqui um texto sobre Marketing para pequenas empresas.

Administração e Sistema de Gestão

Você pode oferecer excelentes serviços, com ótimos preços e belos anúncios, porém, de nada vai adiantar tudo isso caso você não seja um bom gestor. É essencial não descuidar da administração do negócio e ter uma pequena empresa organizada e planejada para melhor atender o público e obter a lucratividade esperada. Mas, como cuidar de tudo isso ao mesmo tempo em que você precisa trabalhar e fazer o conserto de roupas? O Sistema de Gestão Online eGestor – ERP Online faz isso por você!

Com o software exclusivo para gestão de pequenas empresas, você tem acesso a um sistema com funcionalidades como: Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Controle de Vendas de Produtos e Serviços, Controle de Estoque, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Emissão de Relatórios. Ou seja, em poucos cliques você pode ter o controle total do seu negócio e, dessa forma, não precisa perder horas e horas de trabalho analisando um monte de papéis.

O eGestor – ERP Online foi desenvolvido para pequenos negócios, como o serviço de conserto de roupas, e trata-se de um sistema fácil de usar, com linguagem simples e interface intuitiva. Responsável pela gestão completa da sua empresa, o software é totalmente online e não precisa ser instalado em seu computador. Além disso, o eGestor permite que você controle o seu negócio em qualquer lugar com acesso à internet, a partir de PC, notebook, tablet ou smartphone.

Por que investir em um Sistema de Gestão?

Com um software exclusivo para cuidar do administrativo e das finanças do seu negócio de conserto de roupas, você não precisa perder tempo lidando com burocracias, comissões, controle de estoque e outras atividades da empresa. O sistema faz isso por você e, assim, você tem muito mais tempo para se empenhar no que realmente interessa: a lucratividade do seu negócio e a satisfação do seu público. Com o eGestor, você tem um sistema de gestão fácil e online que já ajudou a centenas de pequenos empreendedores.

Para conferir todas as funcionalidades do eGestor, você pode testar o sistema online de forma gratuita através do site!

Esse artigo foi útil para você? Envie-nos um feedback com a sua opinião, sugestão e/ou crítica.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br