moda intima

O setor de lojas de roupas íntimas oferece boas oportunidades para empreendedores que desejam começar um negócio. É um nicho de mercado pouco explorado e que pode render muito lucro.

A maior vantagem de comercializar peças íntimas está no baixo custo para a aquisição e revenda. A margem de lucro de uma empresa de roupas íntimas costuma estar acima da de lojas que vendem vestidos ou sapatos. Muitas peças rendem um lucro de até 100%. Nesse artigo mostraremos o fundamental para abrir seu negócio. Leia para saber por onde começar.

Planejamento

No planejamento é preciso incluir a lista de gastos. A quantia de dinheiro que você possui irá indicar o tamanho do estoque, a localização da loja, a mobília utilizada e a forma de divulgação. Faça uma boa pesquisa de custos e converse com fornecedores. Isso irá ajudar a estimar a quantia de dinheiro que deverá ser investida, além de que minimizará a margem de risco.

Você precisa planejar o negócio tendo em vista os primeiros meses do negócio. É uma forma de garantir que a empresa terá dinheiro suficiente para as transações. Além disso, você não irá se endividar logo no início da empresa. Por isso, é recomendável que você tenha um capital suficiente para os primeiros 6 meses de funcionamento.

Em seguida, estabeleça o custo do ponto comercial, se irá comprá-lo, construí-lo ou alugá-lo. No caso da compra, verifique se serão necessárias reformas. Depois, some os investimentos em equipamentos, móveis e expositores. Outro gasto que costuma ser relevante é o das taxas, impostos e outros custos de abertura do negócio. Decida, então, quantos funcionários irá contratar. Por último, separe a quantia correta para gastar com publicidade e propaganda.

Ebook Crescimento Empresarial

Localização

Há setores do mercado em que o ponto do estabelecimento não importa. Definitivamente não é o caso das lojas. Você gastará um bom tempo analisando o estabelecimento e isso é necessário para que não corra o risco de perder dinheiro.

A sua empresa deve ser de fácil acesso ao público. Não escolha um ponto afastado dos centros comerciais. Dê preferência a quadras que abrigam outras lojas de roupas. Isso garantirá mais lucro, pois você estará onde o público costuma estar. Uma loja de roupas íntimas pode ficar próxima a estabelecimentos que vendem acessórios e sapatos.

Realize uma pesquisa com os concorrentes e certifique-se de que você instalará sua loja num lugar onde possa competir de igual para igual. Galerias e boutiques são boas opções, bem como shoppings (de preferência os menores, pois o custo é menor). Considere todos esses fatores na sua pesquisa de localização e não se importe em perder tempo nela.

Produto

Para ter um bom lucro, é importante encontrar excelentes fornecedores. Normalmente, é muito mais compensatório adquirir peças diretamente das fábricas. Na hora de escolher o catálogo, aposte em produtos originais e diferenciados. Compre peças que vendem bastante – como lingeries tradicionais -, mas tenha uma seção para peças únicas.

Garanta que sua loja tenha uma boa coleção de calcinha, sutiã e meias calças, mas também corpetes e cintas. Por elas afinarem a cintura, são muito procuradas pelas clientes. E lembre-se: no setor de moda é fundamental estar a par das atualidades. Assine revistas especializadas para saber como enriquecer sua loja.

Contratação

Uma loja de roupas íntimas de médio porte pode começar com quatro funcionários, contando com o administrador. Os outros trabalhadores são vendedores (2) e caixa (1). É importante dar valor para a qualificação profissional. Se a equipe não for experiente, é preciso investir em formação e treinamento especializado.

Poucos funcionários também colaboram para criar um clima intimista na loja. Isso favorece nas vendas, visto que mulheres querem se sentir a vontade na compra de roupas íntimas. Elas desejam ser atendidas por profissionais que entendem muito sobre o produto que vendem, mas que também são atenciosas, solícitas e dedicadas.

Investimento

Uma loja de roupas íntimas de médio porte exige um investimento em torno de 50 mil reais. Isso é o suficiente para pagar a estrutura, os salários dos funcionários nos primeiros meses e a compra de peças para o estoque.

Divulgação

Invista em publicidade e marketing para fazer seu produto chegar ao público-alvo. Anuncie em publicações locais e crie folders e folhetos. Esse tipo de publicidade tem um custo baixo e traz resultado.

Mas com certeza a melhor forma de divulgação para sua loja de roupas íntimas é a internet. Você poderá até mesmo criar uma loja online, fazendo seu lucro crescer muito. Na web é possível ampliar o público quase que indefinidamente, pois não há limite de alcance da mensagem. Você poderá fazer clientes em qualquer lugar do Brasil. Use as redes sociais para interagir com seu público.

Administração

Invista em conhecimento especializado, mesmo se você já entender de administração. Isso garantirá que sua empresa não seja ultrapassada pela concorrência. Tenha sempre em mãos ferramentas e métodos de gestão. Conheça as novidades nesse quesito, buscando sempre novos cursos.

Tenha um software de gestão. Ele permite que você tenha o controle sobre as principais ações do dia a dia da empresa. Tarefas do estoque, de finanças, vendas e controle de clientes são exemplos de ações integradas na plataforma.

Além disso, você poderá saber, com base em informações e relatórios, o que está dando certo e o que deve ser mudado no negócio. Isso não só garantirá mais produtividade, como também mais lucro. Recomendados que você use o eGestor, um software que é perfeito para lojas de roupas íntimas. Acesse o site da empresa e adquira o seu

Conclusão

O segmento de moda pode gerar bons lucros, ainda mais se você investir em um nicho pequeno como o de roupas íntimas. Essas peças têm um custo baixo, e isso faz com que a margem de lucro seja grande. Mas para a empresa ter sucesso, é preciso saber qual roteiro seguir.

Nesse artigo mostramos a importância da pesquisa de localização, produto e fornecedores. Mas, além disso, para realmente lucrar, você deve contar com pessoas capacitadas e com um conhecimento aprimorado de administração. Métodos e ferramentas, como software de gestão, poderão ajudar seu negócio a crescer rapidamente.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br