Como abrir uma loja de roupas

Está pensando em como abrir uma loja de roupas? Tem um universo de perguntas sobre como iniciar esse processo? Segue o texto em que essas dúvidas serão respondidas passo a passo e sem complicação.

O mercado de roupas é um dos mais lucrativos no meio comercial. Comprar roupas não é apenas uma necessidade de se manter vestido. As roupas além de transmitirem sua personalidade, são também uma maneira de expressão e apresentação social.

Por isso, o mercado de roupas e vestimentas é um dos mais fortes na indústria da moda. Mas para empreender nesse mercado concorrido é preciso ter em mente e no papel, um planejamento detalhado e realista. Vamos aos passos.

1- Como abrir uma loja de roupas – Estudo de mercado

Antes de abrir qualquer tipo de negócio é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado para entender os percentuais de ganho e compreender os “ânimos” do setor. Muitos negócios fecham antes mesmo de gerar lucro pelo simples fato de já terem iniciado sem antes montar uma base sólida de planejamento. Por isso, é de fundamental importância fazer um bom estudo de mercado.

2- Formalização

Você, como sócio-proprietário de uma loja de roupas poderá se registrar na categoria de Microempreendedor Individual, o que exige taxas muito menores de abertura do negócio se comparado ao registro como empresa. No caso de se registrar como MEI, o faturamento anual máximo de sua loja de roupas deve ser de até R$ 60.000,00. 

3- Defina seu público alvo

Para o início de um negócio é importante definir um público alvo, ou seja, definir que tipo de público sua loja de roupas irá atender. É preciso, portanto, fazer uma pesquisa sobre os seus futuros clientes. Qual o biótipo, que marcas esse público procura, qual o estilo, quais as referências que esse grupo tem em termos de vestuário e por fim, a qual faixa etária pertence seus futuros clientes.

Entre os  tipos de roupas que você pode optar por vender de uma forma específica em sua loja, podemos citar :

  • Você pode abrir uma loja de roupas exclusivamente feminina, masculina ou então de roupas infantis;
  • Loja para um público variado e acessórios de diferentes marcas e tipos;
  • Loja de produtos esportivos;
  • Loja de grifes famosas;
  • Moda íntima;
  • Roupas de praia;
  • Moda plus size: este negócio pode ser uma ótima opção se você deseja buscar um diferencial e também obter lucro. Segundo dados do Sebrae, o setor de moda plus size gera um faturamento de 5 bilhões de reais por ano. O que impulsiona este negócio é o fato de que 60% da população brasileira atualmente é considerada acima do peso. Entretanto, somente 18% das lojas de roupas em todo o Brasil atendem a este público e apenas 3.5% dessas lojas são especializadas em plus size, indicando que não há uma grande concorrência neste nicho de mercado e há uma boa possibilidade de se diferenciar.
  • Roupas de bebês;

4- Observar a região onde pretende abrir a sua loja de roupas

Analisar a concorrência e as principais lojas que já atendem ao público alvo com que você decidiu trabalhar é, também, um passo importante porque além de oferecer a você uma dimensão sobre os produtos, oferece também um mapa de fluxo de venda.

Escolher uma área onde imperam as grandes lojas de departamento ou magazines pode não ser uma boa escolha. Elas trabalham com outro fluxo de negócio que é muito mais amplo e automaticamente geram um tipo de concorrência que sua loja não vai precisar no início. A melhor opção são áreas onde a procura seja maior que a demanda.

A escolha da localização em que será instalada o espaço físico de sua loja de roupas, é absolutamente crucial para o sucesso do negócio. É imprescindível que a partir do estudo de quem é o seu público alvo, que a sua loja de roupas esteja situada nas proximidades deste público em questão.

De nada adianta por exemplo, você ter uma loja de itens esportivos em um espaço que não seja próximo de academias, quadras de esporte, pistas de caminhadas e assim por diante. Outro fator importante a ser levado em conta, é avaliar se existe uma grande concorrência no local planejado, conforme falamos anteriormente.

É importante estudar detalhadamente o negócio das lojas concorrentes que atuam próximas ao seu ponto comercial e assim buscar diferenciais para se destacar na localidade em questão. Quais os principais pontos fortes e aspectos que as lojas concorrentes deixam a desejar?

Qual o número de lojas concorrentes na região em que você vai atuar? Um diferencial que pode ser adotado, por exemplo, é oferecer o serviço de entrega de roupas a domicilio, o que proporciona uma grande praticidade aos clientes e certamente é um serviço pouco explorado pelas lojas de roupa de uma forma geral. 

A decoração de toda as áreas da estrutura interna de sua loja de roupas, é essencial para mantê-la atrativa e tornar o seu estabelecimento convidativo para os clientes. Outro fator absolutamente importante no momento de escolher o ponto comercial da sua loja de roupas é a logística do local. O local é de fácil acesso? O trânsito de veículos é conturbado?

A fácil acessibilidade pode fazer toda a diferença na hora de um cliente em potencial optar ou não pela sua loja de roupas. Escolher um local seguro, que possua uma baixa ocorrência de roubos e assaltos também é absolutamente essencial. 

5- Um bom plano de negócios e gestão em sua loja

É o plano de negócios que fornecerá para você uma dimensão sobre gastos, lucros e possíveis prejuízos; o investimento inicial que será necessário para abrir a loja de roupas e o capital de fluxo de caixa nos meses iniciais.

É por meio do plano de negócios que você irá decidir o tamanho da sua loja, os materiais necessários a qualquer loja (araras, manequins, espelhos, computadores, móveis etc.) e o software de gestão empresarial que será adotado para controlar os mais variados processos gerenciais da sua empresa.

O mercado de software é grande e sempre tem um mais adequado para cada tipo de negócio. O eGestor é um desses programas de gestão. O interessante do eGestor é que ele reúne em um único software as funções de controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas e de compras, controle de estoque, controle de produtos e serviços e emissão de nota fiscal.

No site do eGestor você encontrará caminhos fáceis para gerenciar sua loja. Esse detalhamento e gestão são de extrema importância para a manutenção da sua loja.

Sua estrutura física deverá ser suficiente também para armazenar um espaço para caixa, provadores de roupa, um escritório gerencial e um banheiro.

O plano de negócio lhe dirá também, quantos meses serão necessários para gerar o retorno financeiro do seu investimento. É um panorama que visa o futuro, mas com atenção total ao andamento no presente, porque ele se baseia nas definições de investimento, de preço dos produtos, de gastos, dos aspectos legais e de eventuais financiamentos.

Sem esse tipo de administração sua loja não conseguirá se manter por muito tempo.

Ebook Crescimento Empresarial

6- Recrutamento de pessoal

Para abrir uma loja de roupas, você precisará de vendedores qualificados e acima de tudo empáticos. No início é normal que o quadro de funcionários seja menor, mas nunca menos qualificado.

São os vendedores e atendentes que estão na linha de frente. São eles e o ambiente físico da sua loja que criarão um espaço convidativo em que os clientes possam se sentir confortáveis e incentivados a comprar. Manter uma boa relação com seus funcionários e clientes faz toda a diferença no ambiente de uma loja.

É de fundamental importância que exista um equilíbrio por parte dos vendedores, ou seja, eles devem persuadir o cliente a comprar, mas de uma forma que não seja invasivo.

É preciso respeitar a liberdade de escolha do cliente e não insistir em oferecer algum produto que não seja exatamente o que ele esteja procurando. Um bom vendedor deve auxiliar e convencer o cliente a comprar exatamente aquilo que necessita.

Customize o espaço da sua loja. Espaços que criam ambientes dinâmicos tendem a influenciar os compradores. Mas é preciso estar atendo as necessidades do seu público alvo. É preciso estar em sintonia com eles. Por isso, pesquisas de mercado e de relacionamento com os clientes são sempre importantes.

7- Construa o marketing ideal para abrir a sua loja de roupas.

A divulgação da sua loja tem que ser feita a partir dos preceitos que a regem, ou seja, tem que estar vinculado com o estilo dela. Na era digital o marketing tornou-se uma ferramenta mais ampla. As redes sociais são uma ótima opção porque elas têm uma maior circulação e atingem um maior número de pessoas.

Investir no marketing da sua loja é tão importante quanto o seu plano de gestão. Abrir uma loja de roupas sem visibilidade, é uma ideia fadada ao fracasso. Por isso aposte em ferramentas de marketing digital, propaganda e análise de conteúdo que projetem a sua loja para o universo da concorrência.

Entender as necessidades do seu público alvo é uma maneira eficiente de estar à frente da concorrência. Essa é uma estratégia que sempre deve estar sempre no plano de gestão da sua loja. Fazer pesquisas constantes sobre inovações tecnológicas de tecidos, cores, estampas e produção é também importante, porque mantém você atualizado das mais novas tendências do mercado da moda.

Os clientes estarão sempre em busca do que há de mais recente no mercado. Estar atento a coleções de estilistas renomados e de suas produções para cada temporada é sempre um ponto que diferencia sua loja das demais. 

Investir em uma franquia é uma boa alternativa?

Segundo informações da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising(ABF), 7 das 50 maiores franquias do país, são pertencentes ao setor da moda. Sendo assim, abrir uma franquia de de loja de roupas certamente pode vir a ser uma boa ideia de negócio.

Uma das vantagens do modelo de franquia, é o fato de não ter que se preocupar com a escolha do modelo das roupas que serão comercializadas e nem em escolher os fornecedores, o que facilita bastante a gestão do negócio.

O fato de muitas franquias já possuírem uma boa visibilidade no mercado, também diminui consideravelmente os custos com divulgação e captação de novos clientes. 

Agora ficou mais fácil visualizar a sua loja de roupas. Junte todas as suas ideias e estruture elas a partir das informações que oferecemos a você nesta matéria.

Gostou do texto? Que tal deixar algum comentário?

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br