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Como abrir uma loja de roupas em 2021? Veja 7 passos!

Escrito em: 04/01/21

O mercado de roupas é um dos mais lucrativos no meio comercial. Comprar roupas não é apenas uma necessidade de se manter vestido. As roupas além de transmitirem sua personalidade, são também uma maneira de expressão e apresentação social.

Por isso, o mercado de roupas e vestimentas é um dos mais fortes na indústria da moda. Mas para empreender nesse mercado concorrido é preciso ter em mente e no papel, um planejamento detalhado e realista. Vamos aos passos.

Os primeiros passos para abrir uma loja de roupas são:

  • Fazer o estudo de mercado;
  • Se formalizar;
  • Definir o público-alvo;
  • Observar a região que a loja estará;
  • Ter um plano de negócios e gestão;
  • Se atentar ao recrutamento de pessoal;
  • E especificar o marketing ideal para a loja.

Está pensando em como abrir uma loja de roupas? Tem muitas dúvidas sobre como iniciar esse processo? Responderemos todas as dúvidas relacionadas a abrir uma loja de roupas aqui!

1. Estudo de mercado

Antes de abrir qualquer tipo de negócio é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado. Dessa forma se poder entender os percentuais de ganho e compreender os “ânimos” do setor.

Muitos negócios fecham antes mesmo de gerar lucro pelo simples fato de começarem sem antes montar uma base sólida de planejamento. Por isso, é de fundamental importância fazer um bom estudo de mercado.

A partir dessa pesquisa é possível entender como o mercado, tanto seus concorrentes como seus clientes, se comporta. Assim, se pode definir desde capital inicial até estratégias de marketing.

2. Formalização

Você, como sócio-proprietário de uma loja de roupas poderá se registrar na categoria de Microempreendedor Individual, o MEI. Esse tipo de empresa exige taxas muito menores de abertura do negócio se comparado ao registro como empresa. No caso de se registrar como MEI, o faturamento anual máximo de sua loja de roupas deve ser de até R$ 81.000,00.

Caso esse não seja o caso, você pode escolher entre os outros tipos de empresas existentes. Entre eles:

  • ME: A Micro Empresa não pode ter faturamento superior a R$ 360 mil por ano. Só há um titular e ele responde pelos débitos da empresa.
  • EPP: A Empresa de Pequeno Porte deve possuir faturamento entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões por ano.
  • EI: O Empreendedor Individual é uma pessoa física que exerce uma atividade empresarial. Pode ter ganhos entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões e o empresário responde pelos débitos da empresa.
  • EIRELI: No EIRELI, o empresário diferencia seus patrimônios pessoais do da empresa e de ter um capital mínimo de R$ 104,5 mil.

3. Defina seu público alvo

Para o início de um negócio é importante definir um público alvo, ou seja, definir que tipo de público sua loja de roupas irá atender. É preciso, portanto, fazer uma pesquisa sobre os seus futuros clientes.

Esse tipo de pesquisa inclui perguntas como qual o biotipo, que marcas esse público procura, qual o estilo, quais as referências que esse grupo tem em termos de vestuário e por fim, a qual faixa etária pertence seus futuros clientes.

Entre os tipos de roupas que você pode optar por vender de uma forma específica em sua loja, podemos citar:

  • Exclusivamente feminina, masculina ou infantil.
  • Público variado e acessórios de diferentes marcas e tipos.
  • De produtos esportivos.
  • De grifes famosas.
  • Moda íntima.
  • Roupas de praia.
  • Moda plus size.
  • Roupas de bebês.

O ramo de moda plus size pode ser uma ótima opção se você deseja buscar um diferencial e também obter lucro. Segundo dados do Sebrae, o setor de moda plus size gera um faturamento de R$ 5 bilhões por ano. O que impulsiona este negócio é o fato de que 60% da população brasileira atualmente é considerada acima do peso.

Entretanto, somente 18% das lojas de roupas em todo o Brasil atendem a este público e apenas 3.5% dessas lojas são especializadas em plus size, indicando que não há uma grande concorrência neste nicho de mercado e há uma boa possibilidade de se diferenciar.

4. Observar a região onde pretende abrir a sua loja de roupas

Analisar a concorrência é, também, um passo importante. Afinal, além de oferecer a você uma dimensão sobre os produtos, é oferecido também um mapa de fluxo de venda.

Escolher uma área onde imperam grandes lojas de departamento ou magazines pode não ser uma boa escolha. Elas trabalham com outro fluxo de negócio que é muito mais amplo. E, automaticamente, geram um tipo de concorrência que sua loja não vai precisar no início. A melhor opção são áreas onde a procura seja maior que a demanda.

A escolha da localização em que será instalada o espaço físico de sua loja de roupas é absolutamente crucial para o sucesso do negócio. É imprescindível que a partir do estudo de quem é o seu público alvo, que a sua loja de roupas esteja situada nas proximidades deste público em questão.

De nada adianta, por exemplo, você ter uma loja de itens esportivos em um espaço que não seja próximo de academias, quadras de esporte, pistas de caminhadas e assim por diante.

É importante estudar detalhadamente o negócio das lojas concorrentes que atuam próximas ao seu ponto comercial e assim buscar diferenciais para se destacar na localidade em questão. Quais os principais pontos fortes e aspectos que as lojas concorrentes deixam a desejar? Qual o número de lojas concorrentes na região em que você vai atuar?

A fácil acessibilidade pode fazer toda a diferença na hora de um cliente em potencial optar ou não pela sua loja de roupas. Atente-se também para escolher um local seguro. Outro fator absolutamente importante no momento de escolher o ponto comercial da sua loja de roupas é a logística do local. O local é de fácil acesso? O trânsito de veículos é conturbado?

Espaço interno

A decoração de toda as áreas da estrutura interna de sua loja de roupas, é essencial para mantê-la atrativa e tornar o seu estabelecimento convidativo para os clientes.

Sua estrutura física deverá ser suficiente também para armazenar um espaço para caixa, provadores de roupa, um escritório gerencial e um banheiro.

5. Um bom plano de negócios e gestão em sua loja

É o plano de negócios que fornecerá para você uma dimensão sobre gastos, lucros e possíveis prejuízos; o investimento inicial que será necessário para abrir a loja de roupas e o capital de fluxo de caixa nos meses iniciais.

É por meio do plano de negócios que você irá decidir o tamanho da sua loja, os materiais necessários a qualquer loja (araras, manequins, espelhos, computadores, móveis etc.) e como você controlará os mais variados processos gerenciais da sua empresa.

Existem três opções. Sendo elas: controle manual por cadernos, planilhas e um sistema de gestão. Mas sabemos que manter o controle de uma loja por caderno não é uma boa ideia.

Assim, você pode usar planilhas para lojas de roupas ou um sistema de gestão automatizado.

O eGestor é um programa de gestão que ajuda a controlar dados importantes da sua empresa, como controle de vendas e de compras, emissão de boletos e outros. O interessante do eGestor é que ele reúne em um único software as funções de controle financeiro, fluxo de caixa, controle de estoque, controle de produtos e serviços e emissão de nota fiscal.

No eGestor você encontrará caminhos fáceis para gerenciar sua loja. Esse detalhamento e gestão são de extrema importância para a manutenção da sua loja.

O plano de negócio lhe dirá também, quantos meses serão necessários para gerar o retorno financeiro do seu investimento. É um panorama que visa o futuro, mas com atenção total ao andamento no presente, porque ele se baseia nas definições de investimento, de preço dos produtos, de gastos, dos aspectos legais e de eventuais financiamentos.

Sem esse tipo de administração sua loja não conseguirá se manter por muito tempo.

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6. Recrutamento de pessoal

Para abrir uma loja de roupas, você precisará de vendedores qualificados e, acima de tudo, empáticos. No início é normal que o quadro de funcionários seja menor, mas nunca menos qualificado.

São os vendedores e atendentes que estão na linha de frente. São eles e o ambiente físico da sua loja que criarão um espaço convidativo em que os clientes possam se sentir confortáveis e incentivados a comprar. Por isso, manter uma boa relação com seus funcionários e clientes faz toda a diferença no ambiente de uma loja.

É de fundamental importância que exista um equilíbrio por parte dos vendedores, ou seja, eles devem persuadir o cliente a comprar, mas de uma forma que não seja invasivo.

É preciso respeitar a liberdade de escolha do cliente e não insistir em oferecer algum produto que não seja exatamente o que ele esteja procurando. Um bom vendedor deve auxiliar e convencer o cliente a comprar exatamente aquilo que necessita.

Customize o espaço da sua loja. Espaços que criam ambientes dinâmicos tendem a influenciar os compradores. Mas é preciso estar atendo as necessidades do seu público alvo. É preciso estar em sintonia com eles. Por isso, pesquisas de mercado e de relacionamento com os clientes são sempre importantes.

7. Construa o marketing ideal para abrir a sua loja de roupas.

A divulgação da sua loja tem que ser feita a partir dos preceitos que a regem, ou seja, tem que estar vinculado com o estilo dela. Na era digital o marketing tornou-se uma ferramenta mais ampla. As redes sociais são uma ótima opção porque elas têm uma maior circulação e atingem um maior número de pessoas.

Investir no marketing da sua loja é tão importante quanto o seu plano de gestão. Abrir uma loja de roupas sem visibilidade, é uma ideia fadada ao fracasso. Por isso aposte em ferramentas de marketing digital, propaganda e análise de conteúdo que projetem a sua loja para o universo da concorrência.

Entender as necessidades do seu público alvo é uma maneira eficiente de estar à frente da concorrência. Essa é uma estratégia que sempre deve estar sempre no plano de gestão da sua loja. Fazer pesquisas constantes sobre inovações tecnológicas de tecidos, cores, estampas e produção é também importante, porque mantém você atualizado das mais novas tendências do mercado da moda.

Os clientes estarão sempre em busca do que há de mais recente no mercado. Assim, estar atento a coleções de estilistas renomados e de suas produções para cada temporada é sempre um ponto que diferencia sua loja das demais.

Quanto custa abrir uma loja de roupas?

O que vem primeiro à mente quando se pensa em montar um negócio é quanto se irá gastar. Antes de tudo, é importante ter em mente que seu negócio provavelmente não dará lucro nos primeiros meses. Isso acontece porque é preciso ter lucro para suprir o valor investido no início.

Não podemos estimar um valor exato porque esses valores se diferenciam de acordo com a necessidade da loja. O que podemos fazer é especificar possíveis gastos:

  • Abertura de CNPJ;
  • Gastos fixos (aluguel, internet, telefone e outros);
  • Compra inicial de roupas.

Esses valores podem diferenciar muito pois você pode montar a sua loja em algum espaço disponível na sua casa, por exemplo. Dessa forma, gastos com aluguel já podem ser descartados.

Investir em uma franquia é uma boa alternativa?

Segundo informações da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 7 das 50 maiores franquias do país, são pertencentes ao setor da moda. Sendo assim, abrir uma franquia de de loja de roupas certamente pode vir a ser uma boa ideia de negócio.

Uma das vantagens do modelo de franquia, é o fato de não ter que se preocupar com a escolha do modelo das roupas que serão comercializadas e nem em escolher os fornecedores, o que facilita bastante a gestão do negócio.

O fato de muitas franquias já possuírem uma boa visibilidade no mercado, também diminui consideravelmente os custos com divulgação e captação de novos clientes.

Agora ficou mais fácil visualizar a sua loja de roupas. Junte todas as suas ideias e estruture elas a partir das informações que oferecemos a você nesta matéria.

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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4 Comentários

  1. Rosemberg senhor

    Muito bom, claro e conciso….gostei bastante. Muito útil. Parabéns

    Responder
  2. erenaldo

    muito bom o artigo vocês estão de parabéns,artigos assim ajuda no momento de abrir uma loja.

    Responder
  3. Samuel

    Artigo muito bem escrito, OBG!

    Responder
  4. Niltinho

    Muito bom era o que eu precisava ler para uma boa iniciativa

    Responder

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