fbpx

Crescimento sustentável: 5 cuidados para alavancar sua empresa

Fazer um negócio crescer é o sonho de qualquer empresário ou empreendedor. Mas acredite, existem muitas empresas que quebram devido a um crescimento sem a devida preparação para suportar esta ascensão.

Um dos maiores desafios de um empresário é garantir a manutenção da qualidade nos produtos e principalmente nos serviços quando a demanda aumenta significativamente.

Por isso, hoje vamos listar alguns cuidados imprescindíveis que todo empresário deveria ter para criar algo sustentável a médio e longo prazo.

1. Invista em Marketing Digital da forma adequada

Contrate uma boa agência de Marketing Digital para lhe auxiliar em suas ações no meio digital e até mesmo fora dele.
Muitos empresários investem em profissionais com custo baixo ou ainda com agências que não possuam a preparação adequada para dar-lhes suporte para um crescimento sustentável.

Sua estratégia de Marketing precisa ser muito precisa, clara e contemplar um fator principal: Posicionamento de Marca.

Um posicionamento de Marca é adquirido de acordo com a forma com que sua empresa se comunica e também opera perante ao mercado.

Todas as ações da empresa foram uma imagem que fica intrínseca na mente dos consumidores, ajudando que todo este público tenha uma opinião formada a respeito de sua empresa.

Entender a melhor forma de se posicionar no mercado pode lhe trazer resultados sólidos a médio e longo prazo.

Além disso, sua empresa precisa ter muito bem claro o público-alvo que ela deseja atingir, buscando os clientes certos para seu negócio e com a mensagem certa.

2. Invista nos colaboradores certos

Por mais que o posicionamento de sua empresa seja excelência operacional, que são empresas moldadas por processos e que buscam eficiência na operação para ter um custo competitivo, a qualidade de seus produtos e serviços continuam dependendo muito da qualidade dos seus colaboradores.

Trabalhar com equipe qualificada e que tenham motivação, adequação à função e vontade de fazer “diferente” é primordial para que sua empresa tenha sucesso.

Muitas empresas têm implantado com sucesso a avaliação DISC nos colaboradores como forma de escolher os melhores profissionais para cada uma das oportunidades de trabalho.

Considere investir mais no processo de seleção, treinamentos motivacionais e ainda no desenvolvimento pessoal de sua equipe.

Isso também contribuirá para a diminuição dos custos com erros de contratação.

3. Gestão Eficiente

Um outro aspecto primordial para o crescimento sustentável de empresas é uma gestão de qualidade da empresa para um controle de custo rígido e um planejamento financeiro de suas ações.

Muitas empresas investem corretamente em marketing digital, conseguem resultados significativos nas vendas, mas mantém uma margem extremamente baixa ou até mesmo negativa e acabam por terem resultados a médio e longo prazo desastrosos.

O primeiro passo para ter uma gestão eficiente é contratar um Software ERP de qualidade como o eGestor.

Você poderá ter um controle preciso do contas a pagar e receber, implantar um sistema de cobrança eficiência e diminuir substancialmente a inadimplência, comparar receitas com despesas para mensurar os resultados da empresa e se a margem de lucro está adequada e ainda realizar um planejamento financeiro através de relatórios de fluxo de caixa.

Todos estes elementos são mais que primordiais para um crescimento sustentável junto a uma estratégia de marketing digital bem feita.

4. Visão de Mercado

A grande tendência de empresas que atingem altos patamares é se acomodar com o sucesso já atingido.

Este é uma das principais razões que gigantes no mercado muitas vezes quebram.

O sentimento de dever cumprido e muitas vezes até de arrogância pode fazer grandes impérios ruírem.

O mercado muda constantemente e os hábitos de consumo das pessoas também mudam.

Produtos e serviços evoluem para se adequar a estes novos hábitos, o que muitas vezes faz com que grandes empresas, até mesmo em nível mundial, venham a ver seus impérios desmoronar.

É o caso de muitas gigantes como por exemplo a Kodak, que era a marca líder mundial em seu segmento e em espaço de anos teve o resultado que teve.

Neste caso em específico, o hábito dos consumidores mudou drasticamente, começando primeiramente a dar mais espaço para câmeras digitais e alguns anos depois tendo esta funcionalidade acoplada, com qualidade, aos dispositivos móveis.

Sua empresa precisa estar sempre atenta as mudanças do mercado, a evolução dos serviços e produtos e principalmente aos hábitos dos consumidores.

Neste último, o seu departamento de marketing deverá lhe auxiliar.

5. Cultura Organizacional

Uma empresa sem cultura organizacional é uma empresa sem alma e fadada ao fracasso.

As maiores empresas do mundo possuem muito claramente suas culturas organizacionais.

Concordem ou não, todos os colaboradores necessitam se adequar.

Um livro que trata bastante sobre o assunto e que todo empresário deveria ler é o “Comece pelo porquê”, do autor Simon Sinek.

A partir do momento em que o empresário começa a entender mais sobre cultura organizacional, ele começa a perceber conceitos intrínsecos na comunicação de grandes marcas, como a Nike por exemplo .

As pessoas, em sua grande maioria, compram produtos de empresas como a Nike por acreditar no propósito da empresa e nos valores que elas demonstram em suas ações.

Se grandes marcas se preocupam exaustivamente com a cultura, porque não sua empresa não deveria também implantar e se preocupar com ela?

Pense nisso.

Bônus

Um outro fator muito importante para sua empresa, se você é o líder ou encarregado, é a sua própria constante evolução.

Um grande líder precisa dominar diversos aspectos que podem influenciar no seu modelo de liderança, em sua gestão estratégica e também em sua inteligência emocional.

Você é o responsável por sua empresa e pelo bom andamento dela.

Invista nos mais diversos treinamentos e capacitações que podem lhe ajudar a gerir o seu negócio. Grandes empresários dominam assuntos como linguagem corporal, técnicas de rapport, liderança, gestão estratégica de empresas, marketing e outros assuntos que pode influenciar nos resultados de seu negócio.

Então, como gestor, você é o primeiro que necessita evoluir sempre para um melhor desempenho frente ao comando de sua empresa.

Busque sempre a evolução!

Espero que este artigo possa ajudar no crescimento sustentável de seu negócio. Sucesso!

Banner eGestor - crescimento sustentável - guestpost
Início 9 Sistema de Gestão 9 Crescimento sustentável: 5 cuidados para alavancar sua empresa
Escrito em: 05/11/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...