As 8 melhores TED Talks sobre liderança que você vai ver!

Fundada em 1984, o TED é uma empresa de responsabilidade limitada que tem como proposta a realização de conferências. Seu slogan está ligado diretamente com a sua proposta: “ideas worth spreading” ou “ideias que merecem ser disseminadas”. Traduzindo: o TED são palestras, normalmente curtas, de em torno de 15 minutos onde influenciadores disseminam suas ideias.

Quando criado, tinha como temas exclusivos tecnologia, entretenimento e planejamento, no inglês, Technology, Entertainment, Design, assim TED. Hoje conta com diversas áreas, como religião, astronomia e comida! Além de ter palestrantes e eventos em variados países, os vídeos têm legendas em até 15 idiomas. Mas enfim, que tal assistir (em retrospectiva) as melhores palestras sobre liderança do TED?

Planilha de controle Financeiro gratuita

8. Roselinde Torres: What it takes to be a great leader (O que é necessário para ser um grande líder)

Roselinde Torres é sócia e diretora geral da BCG (Boston Consulting Group). Ela foi conselheira de mais de 200 CEOs de diversas indústrias e setores. Também recebeu o Women Leaders in Consulting Award (Prêmio Mulheres Líderes em Consultoria) da revista Consulting. 

Em sua conferência para o TED Talk, ela nos traz seus estudos sobre liderança. Torres conta que estava tão atraída pelo tema que largou seu emprego para pesquisar em outras empresas e em outros países o que é necessário para ser um grande líder. Veja até onde ela chegou com seu estudo:

 

7. Stanley McChrystal: Listen, learn… then lead (Escute, aprenda… depois lidere)

Stanley é um general do exército americano. Hoje aposentado, tem 3 livros publicados. Ele é reconhecido por dizer o que outros militares pensavam mas tinham receio de falar, em relação tanto ao exército quanto ao governo. Ele possui diversas medalhas e condecorações devido a sua prestação de serviços a seu país.

Em 2010, após de aposentar pelo exército devido a algumas polêmicas, entrou para o time de professores da universidade de Yale com uma aula que tratava justamente de liderança.

Na sua palestra para o TED Talk em março de 2011, McChrystal relembra alguns momentos de sua vida e carreira militar. Ele menciona diversas vezes os efeitos do atentado de 11/09/2001 e como ele afetou muitas vidas. Dessa forma, ele relaciona suas experiências de carreira com o que aprendeu sobre liderança. Estude, aprenda e depois lidere:

 

6. Tim Harford: Trial, errors and the God complex (Tentativas, erros e o complexo de Deus)

Tim Harford é um economista e jornalista inglês. Ele é autor de 4 livros de economia e escreve sua coluna “The Undercover Economist” (ou “O Economista Disfarçado”) para o jornal Financial Times. Através da coluna, ele relaciona suas experiências com as teorias econômicas.

Em sua conferência para o TEDGlobal 2011, Tim estuda diversos sistema e consegue encontrar o link entre eles: o esquema tentativa e erro. Além de explicar como o complexo de Deus pode atrasar e fazer com que um líder não perceba seus erros: 

 

5. Drew Dudley: Everyday leadership (Liderança diária)

Drew Dudley é o fundador da Day One Leadership, que explora o que líderes devem fazer no ‘dia um’ para criar valores e culturas de liderança nas suas vidas e organizações. É um palestrante profissional aclamado pelo público e um dos autores mais vendidos do The Wall Street Journal.

No TEDxToronto de 2010, Drew conta uma história que aconteceu com ele. E assim, mostra como podemos mudar a vida de alguém sem nem perceber – que foi o que aconteceu com ele! O que nos faz enxergar que a liderança é um ato diário de incentivar e melhorar as vidas das pessoas a sua volta. Entenda melhor:

 

4. Adam Grant: The surprising habits of originals thinkers (Os surpreendentes hábitos dos pensadores originais)

Adam Grant é um psicólogo americano. Hoje, dá aulas na Wharton School, uma universidade do estado da Pensilvânia especializada em psicologia organizacional. Além de ter começado como professor em Wharton com 28 anos, sendo o mais novo professor efetivo da universidade, Adam também tem 5 livros publicados. Sendo indicado ao Goodreads Choice Award de Melhor Não Ficção e ao Shorty Award: Educação em 2016.

No TED2016, Adam analisa como as pessoas criativas têm tão boas ideias. Ele nos apresenta o seu conceito de ‘original’, ou seja, pensadores que têm novas ideias e as colocam no grupo. Para exemplificar, ele conta como recusou investir em uma startup logo em seu início por achar que não estavam organizados. Essa companhia é a Warby Parker, hoje, uma gigante do e-commerce. E assim, ensina o que descobriu com os surpreendentes hábitos dos pensadores originais:

 

3. Paul Tasner: How I became an entrepreneur at 66 (Como eu me tornei um empresário com 66 anos)

Paul Tasner foi demitido da empresa onde trabalhava aos 64 anos de idade. Após 40 anos trabalhando no ramo, sendo que a aposentadoria não era uma opção, trabalhou como consultor durante o período de 2 anos. Mesmo não gostando. Até que viu a oportunidade de empreender, e assim criou a PulpWorks, uma empresa que oferece produtos compostáveis, feitos completamente com resíduos de papéis e materiais agrícolas. 

No TED Residency de 2017, Paul conta como foi conseguir um investidor concorrendo com jovens e startups de tecnologia em pleno vale do silício. Assim, nos mostra de forma divertida como é se tornar um empresário com 66 anos:

 

2. Maya Penn: Meet a young entrepreneur, cartoonist, designer, activist… (Conheça uma jovem empresária, cartunista, designer, ativista…)

Hoje com 18 anos, Maya Penn conta com uma linha de roupas que está há cerca de 10 anos no mercado, uma ONG, uma série animada e foi listada por Oprah Winfrey na Supersoul 100 como uma dentre os visionários e influentes líderes de 2016. Alguém que funda uma empresa com 8 anos deve ter algo a ensinar, não é mesmo?

Maya conta na TEDWoman de 2013 sua trajetória como empresária e cartunista. Mostra sua nova animação inclusiva e preocupada com o meio ambiente. Além de tudo isso, ainda se comprometeu a doar parte da renda arrecadada com sua empresa para organizações de caridade. Incrível, não é mesmo? Confira o que esta jovem, de então 13 anos, empresária, cartunista, designer, ativista… tem a dizer:

 

1. Simon Sinek: How great leaders inspire actions (Como grandes líderes inspiram ações)

Simon Sinek é um consultor, palestrante motivacional e autor britânico. Autor de 5 livros, tem uma das palestras mais vistas do tópico de empreendimentos do TED. 

No TEDxPuget Sound de setembro de 2009, Simons ensina porque empresas grandes são grandes. Quais formas elas utilizaram para chegar onde chegaram e continuar no topo. Tirando o fato de citar os irmãos Wright como os inventores do avião, é uma ótima fala sobre como os líderes podem inspirar ações:

 

Bônus: Simon Sinek: Why good leaders make you feel safe (Porque bons líderes fazem você se sentir seguro)

As palestras de Simon são consideradas bem relevantes para consumidores desse conteúdo. Portanto, selecionamos uma conferência bônus do palestrante: Porque bons líderes fazem você se sentir seguro

Nos 12 minutos de palestra no TED2014, Simon traz evidências de como ter uma presença de um líder nos faz sentir mais seguros e ‘a salvos’. Trazendo, inclusive, casos relacionadas aos homens das cavernas! Confira a segunda fala de Simon para o TED:

Confira também os 8 livros que todo empreendedor de sucesso deve ler e os 8 filmes que o empreendedor deve ver!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br