5 dicas de gestão: como melhorar resultados

Escrito em: 04/02/21
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Independentemente de sermos novos ou antigos empresários, a nova realidade do e-commerce e mercado digital fez com que todos passassem a precisar de dicas de gestão empresarial.

A internet trouxe novas perspectivas para o mercado e a capacitação e o conhecimento sobre gestão e administração precisam ser renovados também. Mesmo que seu negócio seja físico, a internet será uma aliada para seu crescimento.

Portanto, hoje vamos abordar seis dicas de gestão para quem está entrando no mercado, para começar explorando o mercado digital e atingir os melhores resultados logo de cara.

1. Mapeie e Planeje Seu Negócio

Quem é seu público alvo? O que a sua empresa tem de especial e irá agregar para o mercado? O que ela precisa para se destacar?

Essas perguntas às vezes são esquecidas por vários empresários, que montam o negócio esquecendo de idealizar os objetivos da empresa. Não é o fim do mundo, mas você perde o foco no cliente e cria seu negócio somente baseado em sua própria visão de mercado.

Mas como escolher o público alvo?

Dependendo do produto ou serviço que você oferece, seus clientes possuem características em comum que formam o seu grupo de compradores. Você deve realizar enquetes presenciais ou digitais e coletar dados dessas pessoas, como idade, quanto consomem do seu produto, o que elas fazem, qual o grau de conhecimento delas sobre a sua área de mercado, entre tantas outras informações relevantes.

Assim você além de saber como focar suas vendas, pode inclusive investir em marketing digital e criar conteúdo relevante para seu público-alvo, nutrindo potenciais clientes e aumentando suas taxas de conversão.

O que minha empresa pode agregar para o mercado?

Pesquise sobre a concorrência! Preços, marcas que vendem, fornecedores, horário de atendimento, benefícios ao cliente, tamanho da loja física, campanhas de e-mail, modo de abordagem com o cliente, etc.

Seu olhar para sua empresa é muito limitado quando fica somente em seu negócio; entenda seu público alvo, bem como seu competidor.

O que minha empresa precisa para se destacar?

Estar à frente da concorrência e atingir as expectativas dos clientes. Para fazê-lo, existem algumas ferramentas que podem lhe ajudar:

  • Google Trends: Você pode buscar por palavras-chave, termos, produtos e serviços que estejam sendo altamente procurados no mercado. Quanto maior o volume de busca, mais as pessoas querem. Portanto, invista em produtos relevantes para o mercado.
  • Google Analytics: Seus clientes estão gostando do seu site? Use o Analytics para medir quanto tempo cada cliente passa em cada página do seu site e o que os leva a responder às chamadas. Fique de olho nas métricas e adapte seu site.
  • Facebook Insights: Quer dados claros sobre seus clientes e competição? Utilize o Insights para obtê-los.

2. Seja um bom gestor – Um Líder

Mantenha respeito e boas relações com seus colaboradores, tenha empatia por eles e sempre procure oferecer incentivos claros para que todos em seu ambiente deem o melhor de si.

Uma empresa que apenas cobra, mas não oferece nada em troca, por mais que proporcione uma boa convivência, ora ou outra vem a perder um funcionário bom que está em busca de crescimento.

Monte um negócio que inspire seus colaboradores e se imagine no lugar deles: “Será que minha empresa é agradável e faz as pessoas quererem trabalhar aqui?”. Hoje em dia, você tem vários recursos para aprimorar as suas qualidades de liderança e pegar um pouco de inspiração em frases de empreendedorismo online.

Com isso em mente, você tomará as melhores decisões.

3. Atualize-se no mercado

Mesmo que seu negócio não realize vendas online, para que você obtenha mais clientes é necessário se destacar de todas as formas possíveis. A internet, nesse sentido, é a maior fonte de potenciais clientes que você irá encontrar.

Criar um site otimizado, ter redes sociais impactantes e uma boa campanha de email marketing são requisitos básicos para empresas hoje em dia.
Pelos próximos anos (talvez até meses), novas tecnologias virão, e você precisará estar de olho nelas para se destacar.

4. Forme uma boa equipe

Ninguém faz nada sozinho. Mesmo que você esteja investindo em um e-commerce e você seja “o único responsável” pelo seu sucesso, você ainda dependerá de bons fornecedores. Ou seja, não está tão sozinho assim.

Para quem está investindo em formar uma equipe, lembre-se de que seus funcionários são a linha de frente do seu negócio. Na maioria das vezes serão eles que atuarão diretamente com o público, por isso devem ter uma ótima capacidade comunicativa e transmitir os valores da sua empresa.

Faça boas contratações e invista em um plano de capacitação para sua empresa. É crucial que você ofereça treinamento qualificado para seus colaboradores, ou então nunca poderá exigir que eles façam coisas por você com sua consciência limpa. Afinal, como cobrar alguém para atingir um resultado se ele nunca foi treinado para alcançá-lo!?

5. Controle de finanças

Novas empresas fecham por causa de falta de recursos, ponto. Isso significa que você deve ser extremamente responsável com o dinheiro de sua empresa.

Faça controle do fluxo de caixa: Quanto está entrando? Quanto está saindo? Para onde o dinheiro arrecadado está indo? Quanto há de lucro?

Com as respostas em mente, você poderá traçar planos de redução de gastos, saber onde capacitar melhor sua equipe para que haja menos desperdício de recursos em um determinado setor. Poderá até mesmo ver que é necessária uma troca de fornecedor, então monitore todo o fluxo de caixa.

Além disso, é crucial que você não misture sua vida pessoal com a de sua empresa. Os ganhos dela devem ser arrecadados para investir no próprio crescimento dela. Também, nunca tire dinheiro de sua empresa para pagar dívidas; o ideal é tirar uma porcentagem do lucro da sua empresa para si e com esta porcentagem tomar decisões financeiras em sua vida pessoal.

No mínimo, deixe sua empresa com o dinheiro para continuar funcionando, mas nunca, em hipótese alguma, em saldo negativo.

Como O Empreendedor Iniciante Pode Atingir Os Melhores Resultados

Faça seu papel: continue pesquisando por dicas de gestão empresarial para se capacitar. O mercado sempre traz mudanças, e vencem aqueles que melhor se adaptam a elas.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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