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Logística para e-commerce: Entenda como funciona!

Nos dias atuais, o comércio eletrônico representa uma das formas mais populares de empreendedorismo. O amplo acesso aos clientes, a simplicidade de administrar um negócio pela internet e o elevado faturamento do setor são pontos muito atrativos. 

O faturamento das empresas de e-commerce, somente no primeiro semestre de 2017, foi de R $21 bilhões, com expectativa de aumento até o final do ano. É fácil perceber que o prospecto positivo estimula pequenas e médias empresas a investirem no setor.

A logística para e-commerce é um dos desafios mais relevantes atualmente, pois a velocidade da entrega dos produtos é um dos fatores que sustentam o aspecto da satisfação dos clientes.

Para os consumidores, as compras online têm diversas vantagens como maior variedade de produtos, preços mais acessíveis e a comodidade de receber os produtos em casa. Por outro lado, o empreendedor do varejo virtual enfrenta obstáculos que não estão presentes no comércio tradicional e que tornam a gestão de seu negócio mais complexa.

Acompanhe a seguir os principais tópicos para a prestação de serviços logísticos para empresas dedicadas ao e-commerce.

Importância da logística

A confiabilidade da entrega de produtos é uma das maiores preocupações para os empresários, pois tem impacto direto na imagem que a empresa deseja construir perante os clientes. 

O comércio eletrônico se diferencia do comércio tradicional por sua intangibilidade. O consumidor não pode vivenciar a mesma experiência oferecida pela loja física, como a possibilidade de ver os produtos, fazer testes e se comunicar com um vendedor.

Essa desvantagem precisa ser compensada para que o comprador considere que está obtendo vantagens ao realizar suas compras pela internet. Por isso, a disponibilidade de produtos e a rapidez no processo de entrega são fundamentais.

Por configurar um novo modelo de negócio, o varejo online depende da percepção favorável do consumidor para expandir suas operações e criar oportunidades tanto para os empreendedores, quanto para os compradores.

Qual a importância da logística no e-commerce?

Uma empresa de comércio eletrônico tem como um dos principais deveres tratar a entrega dos produtos comprados com todo o cuidado. Principalmente, em caso de entrega por transportadoras de terceiros.

É preciso saber as avaliações e as impressões dos consumidores sobre as transportadoras e a qualidade do serviço. Imagine uma empresa que comercializa bens que são frágeis. 

Se não houver bastante cuidado, eles podem chegar quebrados. Isso é ruim não só para o consumidor, mas também para a empresa, que fica com a imagem de não ser cuidadosa.

Saiba quais são os desafios da logística para e-commerce

Pequenos empresários deparam-se constantemente com problemas na gestão de sua empresa. É muito comum o acúmulo de funções administrativas como negociar com fornecedores, lidar com as demandas dos clientes e também participar do processo produtivo. 

São diversas responsabilidades que consomem maior carga de tempo e impedem que o gestor tenha tempo de se dedicar ao planejamento da empresa.

Para contornar esses desafios, o administrador precisa conhecer a fundo o sistema de logística para e-commerce e formular estratégias para aprimorá-lo.

Como funciona a logística para e-commerce?

Desenvolvimento de estratégias

É preciso estabelecer os objetivos da empresa de maneira clara, mesmo para empreendedores iniciantes. Um propósito deve nortear as ações do gestor e orientar a criação de estratégias. No que se refere ao processo de logística para e-commerce é preciso criar indicadores de desempenho para avaliar frequentemente o andamento das atividades.

Nesse ponto, é muito importante ouvir a opinião dos clientes, por isso canais de comunicação e feedback devem estar sempre disponíveis. As dúvidas, comentários e reclamações ajudam a identificar quais práticas têm obtido resultados benéficos e quais requerem revisão.

Planejamento de vendas

Um dos aspectos mais interessantes para o atendimento ao consumidor é que a loja funciona 24 por dia, todos os dias da semana. Não há barreiras físicas que limitem a experiência dos clientes. Por outro lado existem barreiras para levar a loja virtual até o conhecimento dos potenciais compradores.

Empresas de variados portes podem realizar investimentos para oferecer mais opções de produtos para os indivíduos, aumentando o volume de negócios e, consequentemente, a rentabilidade.

Isso quer dizer que para obter o sucesso de vendas é fundamental tornar a sua marca conhecida e aumentar a visibilidade. A presença online gera resultados positivos para divulgar produtos e promoções.

logistica para ecommerce

Processo de entrega

Empresas atuantes no mercado de e-commerce precisam oferecer opções de envio dos produtos de maneira ágil e de baixo custo. O processo de entrega de mercadorias aos clientes deve ser prioridade, pois é uma característica chave para a eficácia do comércio eletrônico.

É necessário manter o preço do frete justo e acessível para o cliente, mas que ao mesmo tempo seja capaz de cobrir os custos de entrega. A política de frete em vigor deve considerar o design da embalagem, as variações de peso e regras de acondicionamento para garantir que os produtos cheguem ao destinatário em perfeito estado.

É possível contratar transportadoras terceirizadas desde que o volume de vendas justifique o investimento. A análise de viabilidade é fundamental para determinar se a empresa possui os recursos financeiros para assumir os valores.

A realidade de pequenas empresas é diferente quanto ao processo de chegada do produto na mão do comprador. É muito comum a utilização dos serviços dos Correios para a realização de entregas. 

Por um lado, os preços são muito atrativos, porém o cliente fica sujeito a contratempos, como atrasos, paralisações do serviço e extravio de encomendas. Ferramentas que permitam consultar e rastrear o pedido online são requisitos indispensáveis em todas as lojas virtuais.

Serviços de entrega na loja virtual

  1. Correios
  2. Empresas de logística terceirizadas
  3. Transportadoras
  4. Motoboys (em caso de entrega na mesma cidade)

Controle de estoque

A preocupação com os níveis de estoque é uma constante para empresas virtuais e tradicionais. Estoque parado representa dinheiro que não circula, compromete as finanças e o espaço físico da empresa. É preciso evitar o excesso de produtos armazenados e ao mesmo tempo garantir que os mesmos não faltem no momento da compra.

É preciso estabelecer um equilíbrio delicado entre a demanda do consumidor e frequência de reposição dos itens em estoque. Para isso, é necessário estudar o comportamento do consumidor e se programar para os períodos de vendas sazonais de acordo com o mercado.

Controle financeiro

Uma característica vantajosa das compras online é que a inadimplência por parte dos clientes é quase nula. Isso é possível pelo fato de os produtos somente serem enviados após a confirmação de pagamento, seja via boleto, cartão de crédito ou débito em conta. 

Essa medida de segurança beneficia o vendedor que tem controle sobre as suas entradas e garante que os clientes recebam as mercadorias adquiridas.

Essa previsibilidade dos pagamentos permite que o planejamento financeiro seja realizado de maneira apropriada para cobrir os custos com fornecedores, folhas de pagamento e outras obrigações.

Para que a apuração dos resultados contábeis ocorra de maneira adequada é preciso conhecer todos os valores que incidem sobre a operação. Os gastos com embalagem e frete consomem uma grande parcela do orçamento e devem ser minimizados sempre que possível.

Mantenha a comunicação com seus clientes

Mesmo após o envio do produto, mantenha a comunicação com seus clientes. Ainda, é de extrema importância que o método que você escolheu tenha alguma forma de rastrear o produto. 

Caso o serviço seja feito dentro da cidade, por um motoboy, por exemplo, envie um e-mail ou uma mensagem ao cliente avisando que o produto saiu para a entrega. 

Dessa forma, se cria uma conexão com seus consumidores, aumentando as chances de ele comprar novamente.

Como a tecnologia pode ajudar na logística para e-commerce?

Pequenos empresários frequentemente não têm a oportunidade de contar com sistemas de gestão para controlar a operação da empresa e isso tem impacto no gerenciamento. A tecnologia ajuda a poupar tempo, reduzir custos e permite o controle de todos os processos, em especial a logística para e-commerce. 

Quando o gestor pode contar com ferramentas facilitadoras, ele obtém flexibilidade para se dedicar a criação de estratégias para aumentar as vendas, garantir a satisfação do cliente e o desenvolvimento da marca.

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Escrito em: 20/04/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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