Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Escrito em: 31/07/20
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Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros. 

Vários fatores influenciam no seu lucro final. Definir um preço é muito mais do que, simplesmente, somar o preço de custo com o lucro que você quer ter. O que seus concorrentes estão fazendo importa, mas o que importa mais é que seus preços sejam sustentáveis para seus negócios. Confira as dicas para te ajudar nessa jornada!

1. Calcule seus custos

Custo de vendas (COS) são os custos diretamente relacionados ao produto ou serviço que você vende. Em outras palavras, esses são os custos que você tem cada vez que vende um produto ou presta um serviço.

COS e despesas gerais não são as mesmas. Pense desta maneira: como fotógrafo, por exemplo, você pode precisar de um software de edição de fotos para administrar sua empresa. Mas, isso não implica custos sempre que você trabalha com um cliente.

O COS mais comum para os provedores de serviços é o trabalho direto. É, por exemplo, uma pessoa que você contrata para ajudá-lo a prestar seu serviço. Outros tipos de COS incluem softwares, licenças e ativos que você compra especificamente para fornecer o serviço.

Uma boa regra é que, se a despesa puder ser rastreada diretamente até a entrega de um serviço que você fornece, então ela é um COS.

Custos indiretos são despesas gerais que mantêm seus negócios operacionais. Independentemente de ter ou não clientes, você ainda incorre nesses custos. Exemplos são aluguel e impostos.

Os custos variam de acordo com o tipo do seu empreendimento.

2. Preço da concorrência

Verifique o preço cobrado não apenas pelos concorrentes mais populares, mas também pelos da sua região. Você também deve verificar o preço cobrado pelas lojas estrangeiras que enviam para o país. Basicamente, você precisa se colocar no lugar de seus clientes.

Verifique também quanto os concorrentes cobram pelo envio. Embora um preço mais baixo possa interessar os clientes, se os custos de envio forem altíssimos, eles vão procurar em outro lugar.

É interessante adicionar alguns itens ao carrinho e ver quais são os custos de envio combinados. Isso fornece uma indicação de quanto você precisará cobrar pelo envio para ser competitivo.

Esse processo também pode ajudá-lo a determinar quanto se deve levar em consideração seus custos; no caso de se optar por fazer frete grátis para o país ou um desconto em pedidos acima de um determinado valor.

Por fim, se você for para a seção de políticas dos concorrentes, alguns vendedores indicarão quais as transportadoras que usam. Este é um bom lugar para começar, se você estiver se perguntando como eles conseguem manter baixos os custos de envio!

Além de considerar essas duas dicas, existem outras etapas na hora de definir os preços dos seus produtos. Contudo, você só consegue dar conta delas se estiver organizado, no sentido mais literal da palavra.

Nesse sentido, ter uma planilha de custos é essencial para a sobrevivência do seu negócio.

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3. Faça os cálculos corretos

Definir o preço de venda vai muito além de somar o preço de custo com o lucro que se quer obter. Existem diversas variáveis que entram nesse cálculo. Se a empresa for do Simples Nacional, por exemplo, o cálculo será diferente de uma empresa do Lucro Real, e esse, consequentemente, do cálculo do Lucro Presumido. 

Alguns valores a serem considerados são:

Leia também: o que é o Simples Nacional?

E, por isso, pensando em facilitar para o empresário, o eGestor lançou a planilha de preço de venda. Nela, basta inserir os dados necessários e pronto, o preço de venda está calculado!

Planilha de preço de venda do eGestor

Quando realizamos cálculos estamos sempre suscetíveis a erros, em função disso, realizar um cálculo como o de preço de venda de uma forma totalmente assertiva é de extrema importância. E uma planilha de preço de venda é justamente o que você precisa!

A planilha de preço de venda do eGestor traz os três cálculos do preço de venda, de acordo com o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido.

Simples Nacional

Os dados necessário para o cálculo na planilha de preço de venda do eGestor são:

  • Custo bruto unitário: o valor do produto, que se encontra na nota fiscal. Ele já deve conter as substituições tributárias, frete, seguros e outras despesas da compra.
  • Margem de contribuição: o percentual que se espera obter com a venda do produto. Ela inclui o lucro e os custos fixos, sendo sua fórmula: Margem de contribuição = %Lucro + %Custos Fixos
  • Alíquota do Simples Nacional: Em caso de não saber a porcentagem da alíquota do Simples Nacional, é necessário entrar em contato com o contador da empresa.

Lucro Presumido

Como os cálculos são diferentes, eles necessitam informações diferentes. Os dados que devem constar no cálculo do preço de venda do Lucro Presumido são:

  • Custo bruto total: aqui deve ser inserido o valor do produto que já se encontra na nota fiscal. Nele devem constar substituições tributárias, frete, seguros e outras despesas da compra.
  • Margem de Contribuição: o percentual que se espera obter com a venda do produto. Ela inclui o lucro e os custos fixos, sendo sua fórmula: Margem de contribuição = %Lucro + %Custos Fixos
  • Alíquota do PIS, COFINS, ICMS, IRPJ e CSLL: Em caso de não saber a porcentagem da alíquota dos impostos no Lucro Presumido, é necessário entrar em contato com o contador da empresa.

Lucro Real

Por último, o terceiro cálculo da planilha de preço de venda. Os dados para o cálculo de preço de venda com o Lucro Real são:

  • Custo bruto total: esse valor é o que se encontra na nota fiscal. Nele devem constar substituições tributárias, frete, seguros e outras despesas da compra.
  • Margem de Contribuição: é a porcentagem que se espera obter com a venda do produto. Ela inclui o lucro e os custos fixos, sendo sua fórmula: Margem de contribuição = %Lucro + %Custos Fixos
  • Alíquota do PIS, COFINS e ICMS: Em caso de não saber a porcentagem da alíquota dos impostos no Lucro Real, é necessário entrar em contato com o contador da empresa.

Download grátis da Planilha de Preço de Venda do eGestor!

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas - Planilha de preço de venda
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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2 Comentários

  1. David Bresciani dos Santos

    Boa noite!
    Gostaria de saber mais informações sobre o sistema, eu dei uma olhada e achei muito interessante a possibilidade de se fazer o cálculo de todos os impostos por espécie.
    Estou iniciando uma jornada e estou buscando meus parceiros, como disse quero saber quanto temo é o teste, o valor a pagar após o termino da experiência, eu vou trabalhar com prestação de serviços, mas as vezes venderei, quantas pessoas podem utilizar o sistema, é possível minha contadora ter acesso ao sistema de forma simultânea comigo para podermos acompanhar tudo ao mesmo tempo?
    Quantas pessoas podem logar ao mesmo tempo, com permissões diferentes?
    E quais os meios e formas de pagamento, pagamentos recorrentes, boleto ou cartão?
    Reparei que a sua página está com certificado digital, como será a segurança dada a meus dados para proteger de (piratas) e diversas ferramentas utilizadas por pessoas má intencionadas, eles vão ficar armazenados na nuvem, e esse espaço tem limite?
    Na quarta feira, poderei atender ligações a partir das 10H, se puder me informar com antecedência pelo e-mail que vou fornecer.
    At.te

    Responder
    • eGestor

      Olá, David!
      Sem problemas. nosso consultor entrará em contato com você para agendar uma ligação para quarta-feira!
      Abraços!

      Responder

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