Por que você deve incluir sua franquia no Simples Nacional?

Escrito em: 01/08/17
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Por que você deve incluir sua franquia no Simples Nacional?

Incluir sua franquia no Simples Nacional pode ser um ótimo jeito de simplificar e lucrar mais. Isso porque o Simples Nacional é um dos regimes tributários menos burocráticos e mais facilitados no recolhimento dos impostos. Todo o recolhimento de impostos é feito em uma única guia, unindo os tributos federais, estaduais e até mesmo municipais em um único documento. 

A burocracia no Brasil é muita e começar simplificando é um ponto positivo para o seu negócio. Além disso, o Simples Nacional, na maioria dos segmentos, permite uma economia de até 12%.

Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo e entenda se você deve incluir sua franquia no Simples Nacional.

Infográfico Simples Nacional

Algumas informações sobre o Simples Nacional

O Simples Nacional é, hoje, o regime tributário que oferece uma série de facilidades e condições para pagamentos de alíquotas tributárias mais atrativas. A arrecadação única é, sem dúvidas, um dos melhores atrativos desse regime tributário.

Através de uma única guia de recolhimento, a empresa do Simples Nacional paga todos os impostos como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e outras arrecadações como COFINS, ICMS e ISS.

Os únicos impostos que precisam ser pagos à parte, em caso de enquadramento, são os impostos referentes a operação de crédito e câmbio, ou seja, aqueles que comercializam produtos de outros países ou recebem com moeda estrangeira.

Mas, infelizmente, nem todas as empresas podem ser enquadradas nesse regime tributário. O primeiro passo é analisar se a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da sua franquia é adequada ao Simples Nacional.

Essa etapa pode ser um pouco burocrática, mas o auxílio do seu contador pode torná-la mais rápida. Se a CNAE da sua empresa se enquadrar, outros requisitos precisam ser respeitados:

  • Ser sede exclusiva do território nacional;
  • Faturamento anual de até R$ 3,6 milhões*;
  • Enquadramento no anexo do Simples Nacional**;
  • Não estar com débitos no INSS;

* Se o empreendedor tiver ou for sócio (com mais de 10% das cotas) de mais de uma empresa, todas elas juntas não devem ultrapassar esse faturamento.

** Hoje o Simples Nacional conta com seis anexos e é necessário consultar o contador para entender em qual deles a sua empresa se enquadra.

Se você cumprir todas as condições impostas para enquadramento nesse regime tributário, é necessário entrar em contato com a sua contabilidade para que ela entre com o pedido junto à Receita Federal.

Cuidado: o Simples Nacional nem sempre vale a pena

Tudo o que você leu até aqui é absoluta verdade. O Simples Nacional, na maioria dos casos, traz uma redução significativa nos pagamentos de impostos e traz uma facilidade enorme no pagamento desses. Mas isso não quer dizer que esse regime tributário é o ideal para todas as franquias no Brasil.

Um ponto importante para ser levantado é o crédito gerado pelo PIS/COFINS nas empresas do regime normal (cuidado para não confundir com o PIS/COFINS monofásico!)

Alguns segmentos de negócios, podem se beneficiar de restituições de impostos se enquadradas pelo regime normal (Lucro Real e Lucro Presumido).

Então é essencial que todas as empresas, independente de serem franquias ou não, analisem os números com cautela junto com o contador para avaliar se esse regime tributário é realmente a melhor opção.

No Lucro Real e Presumido, é muito comum economizar sob os impostos de IRPJ e CSLL. Mas, sem dúvidas, o contador é o profissional mais indicado para analisar esses dados para o seu negócio.

Também é importante lembrar que alguns franqueados, dependendo do modelo de negócio, podem optar pelo regime do Microempreendedor Individual (MEI), que traz uma burocracia reduzida de abertura e também conta com as vantagens de impostos em guia única.

A única desvantagem do MEI é que o faturamento anual deve ser no máximo de R$ 60 mil e não é possível contar com mais de um funcionário no negócio. Se quiser saber mais sobre MEI, não deixe de conferir nosso artigo.

Não negligencie o início do seu negócio. O regime tributário pode fazer toda a diferença e não se esqueça: o contador é o melhor amigo da sua empresa.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Custo Médio: Download Grátis

Download Grátis Quando falamos em gestão eficiente de empresas, não podemos deixar de falar em controle de estoque. Quem entende que um bom gerenciamento de produtos armazenados é fundamental para o sucesso, está no caminho certo. Afinal,...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de contas a pagar e receber – Download gratuito 2022

Download Grátis A planilha de contas a pagar e receber do Excel, é de suma importância para planejar o orçamento de sua empresa, de forma que seu caixa esteja preparado para lidar com as despesas, assim como projetar a realização de novos...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Download Grátis O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque permite identificar o...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.