Gestão de franquias: Entenda como funciona

Escrito em: 20/02/20
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Ao optar pela franquia como modelo de negócio o empreendedor recebe uma série de vantagens. A principal delas, sem dúvida, é a utilização de uma marca já conhecida e adorada por determinado público-alvo. Uma vez que os estudos de viabilidade se mostrem favoráveis à inauguração da franquia, falta pouco para comemorar a vitória. O franqueado precisa se lembrar, entretanto, que uma boa gestão de franquias é essencial para o sucesso da empresa.

O problema é que, em se tratando de gestão de franquias, boa parte dos franqueados são inexperientes. Se você está prestes a ter uma franquia, conheça algumas práticas que você deve levar em consideração ao administrá-la.

Mantenha a padronização da rede

Como mencionado brevemente acima, a franquia fornece ao franqueado uma marca de sucesso. Antes de pensar em gerir esse tipo de negócio, é fundamental que você se lembre da trajetória da marca. Tal conhecimento será importante para a gestão da franquia nos mais diversificados aspectos.

Um deles está ligado ao respeito da padronização da rede. Ao estudar os caminhos percorridos pela marca, você percebe por que ela faz tanto sucesso. Ao avistarem uma franquia de uma marca renomada, as pessoas que já foram a outras unidades não esperam algo novo. Em vez disso, elas vão até a loja com a certeza de que tudo será igual às outras. As novidades aparecem, evidentemente, mas em uniformidade com toda a rede.

Por isso, o primeiro desafio da gestão de franquias consiste em manter a padronização da rede. De fato, essa capacidade é o seu cartão de visitas para os clientes. Trata-se de uma dificuldade gerencial porque a manutenção dos padrões não se limita às cores tradicionais do estabelecimento.

Os clientes acreditam, por exemplo, que receberão a mesma qualidade do início ao fim do serviço. Isso implica em um ótimo atendimento durante todo o tempo em que um cliente estiver no estabelecimento. A franqueadora fornece treinamento e até apoio jurídico aos novos franqueados. Você precisa aproveitar esses momentos ao máximo.

Desenvolva uma ótima gestão de pessoas

Outro ponto importante relacionado à gestão de franquias se reflete na escolha da equipe de trabalho. A seleção deve se pautar em características indispensáveis para dar vida ao negócio.

Você, como gestor, deve visitar uma das unidades da rede, como cliente, e observar como é o trabalho dos colaboradores. Verifique qual é a dinâmica do fluxo de trabalho. Veja como os funcionários se comunicam entre si e se o resultado é satisfatório.

Um dos grandes equívocos de alguns de donos de franquias é acreditar que o negócio é regido apenas pela força da marca. Na verdade, por maior que seja a rede, as unidades apresentam problemas e soluções bem particulares.

Na maioria dos casos, o obstáculo está na escolha de pessoas desalinhadas com os objetivos do negócio. Dito de outro modo, todo o cuidado é pouco na hora de contratar os funcionários. Com uma franquia nova, a desarmonia da equipe tende a comprometer o faturamento e o capital de giro.

Por outro lado, vale destacar que a presença dos melhores colaboradores do mundo não está isenta de dificuldades. Mesmo que esteja com as pessoas mais indicadas para as funções, você terá de praticar uma gestão de pessoas bem desenvolvida.

Mediar conflitos e períodos de crises, além de demonstrar apoio, é primordial para conquistar a confiança dos funcionários. Assim, é bem provável que você nem tenha de pedir mais dedicação e empenho. Desde que você seja um bom líder, os colaboradores retribuirão automaticamente.

Atente-se aos prazos dos fornecedores

Ocasionalmente, a inauguração de determinadas franquias em certas regiões de algumas cidades se transformam em um evento de grandes proporções. De forma natural, muitos gestores não estão preparados para lidar com tamanho sucesso repentino.

Pronto ou não, você precisa aproveitar esse fluxo de pessoas e conquistá-las. Para tanto, tudo deve ser o mais perfeito possível. Em termos de gestão, certifique-se que a loja esteja bem abastecida dos itens essenciais da rede.

Alegar que algo está em falta porque a loja é nova é uma péssima desculpa. O ponto-chave aqui é gestão de estoque. Desde já, é crucial ajustar o relógio de acordo com o tempo dos fornecedores. Isso vale, é claro, para a gestão da franquia ao longo de toda a sua existência.

Gerencie o pós-venda

Para fazer o negócio funcionar plenamente, o ideal é que você também esteja disposto a trabalhar para isso. Dito de outra forma, mostre aos funcionários que você está lá para ajudar. Por sinal, essa é outra forma de ganhar ainda mais a confiança da equipe.

Quando se fala em gestão de empresas, a parte técnica costuma ocupar um grande espaço na agenda. Se você não for especialista em contabilidade ou finanças, saiba delegar essas funções. Mas antes de pensar que basta ficar de braços cruzados, volte aos olhos à gestão do sucesso do cliente.

Nunca é demais lembrar que, principalmente no início, o negócio precisa girar o caixa para cobrir o investimento inicial. Com o tato certo, ou seja, sem ser invasivo, cuide do pós-venda. Converse um pouco com os clientes, a fim de verificar se estão satisfeitos com a loja.

Guia de Gestão de Equipes

Atente-se às promoções da rede

Finalmente, a gestão de uma franquia também depende do olhar atento às promoções praticadas pela rede. Todos os banners, faixas e quaisquer outros elementos de comunicação visual devem ser idênticos em todas as lojas. O descumprimento desses detalhes pode ocasionar muitas complicações — financeiras e legais.

As promoções são um fator delicado da gestão da franquia porque elas podem ser diárias, semanais ou mensais. Em redes de fast food, por exemplo, as campanhas promocionais costumam ser bem dinâmicas. Logo, o gestor deve manter atenção máxima às diferentes tabelas de preços especiais e em quais condições elas se aplicam.

Em algum momento, surgirão clientes pedindo algo que pertence a uma promoção que saiu da vigência. Eis uma boa oportunidade de ofertar algo equivalente do cardápio. Para isso, repare que você precisa conhecer bem o produto com o qual trabalha.

Então, estudar a fundo o próprio produto é outra dica vital para se obter o sucesso na gestão de franquias. Não raro, o cliente aceita a sugestão apenas pela convicção e nível detalhe contida na proposta. Além disso, você demonstra que está realmente preocupado em resolver o problema, e não em somente sugerir algo genérico. Além disso, essa é uma grande chance de demonstrar o diferencial da sua loja perante a concorrência.

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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