Como escolher o melhor modelo de franquia para o meu perfil?

Muitos são os empreendedores que desejam abrir um negócio e preferem optar pela segurança oferecida pelas franquias do que se aventurar em caminhos pouco conhecidos. Esse modelo de empreendimento faz sucesso pelo fato de já ter seu sistema de funcionamento todo moldado, com procedimentos, padrões e credibilidade já construídos. Mas normalmente surge a dúvida: como escolher o melhor modelo de franquia para o meu perfil? E é para ajudá-lo a responder a essa e a outras perguntas sobre o assunto que desenvolvemos este post. Então confira:

Pesquise o sistema de franquias

O primeiro passo a ser dado por quem deseja se tornar um franqueado é estudar o mercado para saber exatamente como funciona, pois as redes de franquias possuem características próprias. Uma delas está relacionada ao tempo de contrato, pois todas têm prazos definidos — que podem ou não ser renovados. Por esse motivo, você deve ficar atento para que o prazo do documento seja maior do que o tempo necessário para obter o retorno sobre o capital inicialmente investido no negócio.

Apesar de não ser uma exigência legal, procure por franquias que estejam há pelo menos mais de dois anos no mercado e que tenham atingido um ponto de equilíbrio. Isso é imprescindível para que ela seja capaz de transferir todo o seu know-how, tão almejado pelos empresários. Procure saber também se todo esse conhecimento será transmitido por treinamentos e se eles se encontram devidamente descritos em manuais, para que possam ser constantemente consultados e aplicados adequadamente.

Guia de Gestão Estratégia

Entenda as obrigações do franqueado

Todo franqueado deve estar ciente de que será necessário pagar taxas a seu franqueador — como royalties e contribuições para o fundo de propaganda. Ele também deverá cumprir com todos os padrões exigidos pelo modelo do negócio, oferecendo sempre livre acesso ao supervisor de campo para que confira se está tudo saindo como o esperado.

Faça uma análise do seu perfil

Após pesquisar o sistema, compreender que os franqueados têm obrigações a cumprir e antes de tomar uma decisão sobre qual modelo de franquia você irá comprar, faça uma autoanálise para conhecer melhor o seu perfil, e, a partir daí, optar pelo negócio que mais se encaixe com sua personalidade.

Ser um franqueado exige tantas responsabilidades quanto as de ser um empreendedor iniciante — ou até mais, pelo fato de ser necessário cumprir com algumas expectativas já preestabelecidas. Espera-se que ele seja um bom gestor de pessoas, que saiba medir e correr riscos, que aceite e supere as dificuldades e que esteja disposto a se dedicar plenamente à atividade. Portanto, observe bem se você possui essas características antes de escolher adentrar por esse ramo.

Analise a viabilidade financeira

Sua capacidade de investimentos precisa ser levada em consideração. Para avaliar isso, calcule o valor que você já possui e estime qual será o período de retorno dele, lembrando que poderá demorar um bom tempo para que você consiga fazer retiradas na empresa. Então seja prudente!

Pelo fato de o setor de franquias estar em constante crescimento no Brasil, fazer a opção por este ou aquele modelo pode não ser tarefa fácil. Mas se você fizer uma boa pesquisa e analisar com cuidado as informações, fazer a escolha adequada será bem mais tranquilo e seguro.

Pronto então para entrar no mercado de franquias, certo? Comente aqui e nos conte sua experiência!

Conheça o eGestor, um software online de gestão para micro e pequenas empresa!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br