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Peter Drucker: Qual sua importância para administração?

Peter Drucker é considerado o pai da Teoria da Administração. Seu legado nesse campo de estudo é extraordinário. Teve uma longa carreira como especialista de negócios. Foram 39 livros escritos, que traziam ideias aparentemente simples, mas que desencadearam uma revolução na maneira de pensar a gestão. Suas publicações “The Practice of Management”, de 1954, e “The Effective Executive”, de 1966, são consideradas obras de referência para o entendimento da administração. Aclamado em vida, ele foi conselheiro de verdadeiros titãs dos negócios.

A importância de Peter Drucker para a administração

É possível dizer, sem sombra de dúvida, que a organização e a prática da gestão nos dias de hoje derivam, em grande parte, do pensamento de Drucker. Um exemplo é o foco das empresas em compreender suas qualidades únicas, para poder aperfeiçoá-las e servirem-se delas como vantagens competitivas.

Um dos motivos da genialidade de Drucker era a habilidade de interligar disciplinas distintas, extraindo dessa conexão conhecimentos valiosos. Ele costumava enfatizar a importância da boa comunicação, e dizia que é mais importante ouvir o que não está sendo dito do que o que está sendo dito.

Entre os ensinamentos úteis de Drucker estava o que afirmava a importância de escolher as melhores pessoas para trabalhar em conjunto. Reforçou a necessidade de concentrarmos nas oportunidades que aparecem, e não nos problemas eventuais que surgem. Ensinou aos gestores que a importância do bom negócio é estar do mesmo lado da mesa em que os clientes estão.

Hoje em dia muitas das noções elaboradas por Peter Drucker podem parecer obviedades até para calouros dos cursos de Administração. Mas não era assim quando ele começou a estudar e escrever, por volta dos anos 40. No século XXI, as organizações podem contar com uma “caixa de ferramentas” para gerir problemas dentro da empresa.

Há 60 anos, quando uma companhia saía do controle, o desastre era certo. Foi a partir dos manuais elaborados por Drucker que os gestores passaram a controlar as crises com eficiência. Não é à toa que a ideia de que o fundador da administração moderna foi Drucker é um consenso.

Biografia de Peter Drucker

Peter Drucker nasceu na Áustria, em 1909. Seus primeiros conhecimentos sobre gestão foram obtidos dos seus próprios pais, Adolph e Caroline, pessoas cultas e influentes. Eles costumavam fazer encontros na sua casa com personagens importantes do contexto político e econômico da época. Os debates eram estimulantes para o jovem Peter, pois tratavam de assuntos variados, como medicina, política e música, e sempre com um arcabouço de conhecimento.

Já adulto, formou-se em Frankfurt, na Alemanha. Drucker tirou o doutorado em Direito Público e Internacional, na Universidade de Frankfurt. Passou a viver em Londres, na Inglaterra, onde trabalhou durante anos como economista e jornalista. Em 1937 mudou-se para os Estados Unidos, para ser correspondente do jornal de economia Financial Times.

Em 1939 ele lançou seu primeiro livro, chamado “The End of Economic Man”, que foi elogiado até pelo então primeiro ministro britânico Winston Churchill. Drucker trabalhava em tempo parcial como professor no Sarah Lawrence College. Em 1942 ele entrou para a Bennington College, em Vermont, onde pôde se aprofundar no estudo da gigantesca General Motors. Da sua pesquisa originou o livro “Concept Of Corporation”. Drucker mudou-se para Nova Iorque para lecionar na Graduate Business School, da New York Univesity, em 1950. Nesse período deu aulas de administração.

Em 1971 vai para a Califórnia, para dar aulas na Claremont Graduate University, na cidade de Claremont. Ele leciona nessa universidade durante 30 anos, tendo sido o principal professor do departamento de Ciências Sociais e Administração. Durante as quase quatro décadas que viveu em Claremont, Drucker recebeu os principais líderes sociais e empresariais na sua modesta casa.

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Estilo de abordagem de Peter Drucker

Peter Drucker costumava dizer que o conteúdo de seus livros e de suas ideias não tinha validade de longo prazo. O importante, segundo ele, é a forma como você se comunica com as pessoas. As teorias não significam nada sem a perspicácia comunicativa. Peter extraía o conhecimento da observação dos seres humanos. A forma como agem e se organizam nos setores, da economia ao governo, era a sua melhor matéria de estudo. Ele se descrevia como um “ecologista social” por possuir essa abordagem.

O estilo original também fez com que especialistas tratassem seu trabalho de maneira diferente dos demais. Programas de MBA não abordavam seus textos, pois os administradores não encontravam uma pesquisa “pura” e aprofundada neles. Mesmo assim, os escritos de Drucker tiveram um impacto imenso em todo mundo dos negócios. Organizações importantes consultavam com frequência seus livros para sair das encruzilhadas do capitalismo.

Pioneirismo

Peter Drucker foi um homem à frente do seu tempo. Foi ele quem introduziu nos negócios a ideia de descentralização – isso na década de 40. Hoje esse método é um princípio para qualquer grande organização do planeta. Ele também inverteu a forma que os líderes enxergavam os trabalhadores. Até os anos 50, um empregado era visto como um elemento passivo, e não ativo.

Nessa mesma década Drucker trouxe a ideia de corporação como comunidade humana. Isso causou mudanças profundas nas organizações e mudou a forma como todos os membros se enxergavam. A confiança e o respeito pelo trabalhador passaram a ser elementos essenciais para o crescimento. Empresas abandonaram a visão de um empregado como uma máquina utilizada para o lucro. O impacto dessa ideia no Japão fez com que Drucker tivesse uma reverência quase divina.

Nessa época, a visão de consumidor também foi mudada graças a ele. Drucker afirmou que o negócio depende intrinsecamente do cliente, pois sem ele não há qualquer condição de lucro. Essa abordagem foi de extrema importância para o desenvolvimento do marketing a partir de então.

Nos anos 60, defendeu a ideia de que a substância do negócio é muito mais importante que o estilo. Afirmou que práticas institucionalizadas têm mais resultado do que a dependência de um líder carismático. Isso se tornou uma obviedade mais tarde, quando as empresas começaram a adotar a ideia.

Durante os anos 70 muita inovação surgiu no meio empresarial. Uma delas foi a importância que as empresas passaram a dar por trabalhadores capacitados. E, novamente, foi Drucker que alertou para esse fato. Ele afirmou que um profissional com conhecimento triunfa sobre a matéria-prima. Peter Drucker demonstrou como essa visão era essencial para encarar a nova forma que a economia passara a ter.

Frases de Peter Drucker

  • “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.”
  • “Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido.”
  • “A primeira regra para a concentração de esforços do gerente é se libertar do passado que deixou de ser produtivo.”
  • “O gerente que quer ser eficaz e que quer sua organização eficaz está continuamente policiando todos os programas, todas as atividades, todas as tarefas.”
  • “Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las, e mais oportunidades do que pessoas para se encarregarem delas.”
  • “As pressões sempre favorecem o que se passa dentro da organização.”
  • “Uma decisão só se torna eficaz quando os comprometimentos com a ação são incluídos na decisão desde o início. “
  • “A única fonte de lucro é o cliente.”
  • “Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: Não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem.”
  • “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”
  • “É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que fazer as coisas como devem ser feitas.”
  • “Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa.”
  • “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
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Escrito em: 04/01/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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8 Comentários

  1. plcurcio@gmail.com

    Olá,

    Sou Gestora Administrativo e sou uma grande fã do Peter Drucker, pois seus livros são verdadeiros manuais para um Gestor se tornar eficaz.
    Durante toda a faculdade de Administração, lendo suas obras e assistindo suas entrevistas e palestras.
    Toda a minha carreira Administrativa e corporativa, fizeram de mim uma Gestora Eficaz!!!

    Responder
  2. dorca

    Olá ,sou estudante do curso de administração de empresa,venho assistindo entrevistas e palestras do Peter Drucker ,admiro com suas ideias aparentemente simples,mas que trouxe um grande impacto para as organizações como um todo ,deixando um grande exemplo para.

    Responder
  3. Elisabete

    Amo a frase de Peter Drucker que fala: ” para ter um negócio de sucesso, alguém,algum dia ,teve que tomar uma atitude de coragem “, pois atitudes faz a diferença.

    Responder
  4. marcos fernando dauner

    Sou um dos dinossauros do CRA-SC ( CRA-SC 609 ) e possuo e já li boa parte dos livros dele disponíveis por aqui . Ele realmente é o papa da Administração !

    Responder
  5. Ana Delfina Guri

    Peter Drucker, a sua teoria é pura verdade. amei e despertou-me em várias gestões na minha decisão para com empresa

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  6. Roberto

    Não é só colocar dinheiro, administração também é fundamental. Muitas empresas faliram ou fecharam por falta de gestão eficazes! A administração no Brasil ainda está adormecida. Um dia despertará!

    Responder
  7. Roberto

    O Peter foi um fenômeno. A administração moderna agradece muito a ele, por seus estudos e ideias inovadoras!

    Responder
  8. Roberto

    Não é só colocar dinheiro no negócio. Administração é fundamental. Por falta de uma boa gestão muitas empresas falem ou fecham. O administrador ainda não assumiu o seu lugar, é tudo improvisado e depois se age como bombeiros tentando apagar “fogo”. A administração no Brasil ainda está adormecida. Um dia despertará!

    Responder

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