5 empresários de sucesso para você se inspirar

Winston Churchill, um dos políticos mais famosos do Reino Unido, dizia que “o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, enquanto o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”. Quem se arrisca no mundo dos negócios sabe como essa frase faz sentido. Para conquistar e manter um lugar de respeito no mercado, vários empresários de sucesso precisaram enxergar e criar oportunidades diante de problemas que antes pareciam impossíveis de serem resolvidos. Hoje, esses desafios se transformaram em inspiração para muita gente. Que tal conhecer essas histórias? Veja nossa lista com 5 empresários de sucesso para se inspirar:

Tallis Gomes – Easy Taxi

Quem nunca passou um bom tempo procurando por algum táxi? Seja por telefone ou até mesmo na rua, encontrar um carro liberado em alguns horários não era tarefa lá muito fácil. Pois foi observando esse problema que o mineiro Tallis Gomes lançou, em 2011, o Easy Taxi — um dos maiores aplicativos de táxi do mundo.

O programa precisou enfrentar os próprios taxistas — que eram avessos àquela tecnologia — e cooperativas nos primeiros meses de vida para, só depois de muita insistência, conseguir um lugar ao sol. Hoje, com um valor estimado de mais de 100 milhões de dólares, o Easy Taxi está presente em várias cidades do mundo e em milhões de smartphones e tablets ao redor do planeta.

Tim Cook – Apple

Eleito como o segundo empresário mais importante do ano passado pela revista Fortune, Tim Cook, CEO da gigante Apple, embarcou no comando na empresa com uma grande responsabilidade nas costas: assumir o lugar do brilhante e controverso Steve Jobs.

No entanto, presente no cargo desde 2011, Cook conseguiu não apenas diversificar os ramos de atuação da empresa e aumentar seu patrimônio, como também levantar uma importante bandeira social ao assumir publicamente, em 2014, a sua homossexualidade. Para completar, o empresário ainda declarou que irá doar parte de seu patrimônio (avaliado em 750 milhões de dólares) para a caridade, seguindo os passos de outro grande empresário — e antigo desafeto de Jobs —, Bill Gates.

Alexandre Ottoni – Jovem Nerd

Criado em 2002 pelo então web designer Alexandre Ottoni, o blog Jovem Nerd é hoje uma das páginas mais conhecidos do Brasil. Com cerca de 7 milhões de acessos por mês, o endereço hoje hospeda muito mais do que textos e podcasts: ele também abriga um e-commerce e um acervo de vídeos que, juntos, faturam aproximadamente 40 milhões de reais por ano.

No entanto, o caminho de Ottoni e seu sócio, Deive Pazos, para se tornarem empresários de sucesso não foi nada fácil. Sem saber ao certo como lucrar com o blog no período inicial, eles precisaram aprender com tentativas e erros quais produtos poderiam ser vendidos por ali. Também tiveram que descobrir como criar contratos seguros para os anunciantes, como gerir um e-commerce e como continuar evoluindo a página para que ela não se tornasse apenas um sucesso passageiro na web.

Marissa Mayer – Yahoo!

Assumir o comando de uma das maiores marcas da internet não é nada fácil. Imagine fazer isso sendo mulher — em um ambiente machista — e às vésperas de ter um filho? Pois foi isso que a norte-americana Marissa Mayer fez quando tomou o controle da Yahoo!, em 2012.

Hoje, depois de assistir várias altas seguidas de suas ações, a empresa conseguiu voltar a conquistar uma boa parte da sua importância na web e ainda colocou mais algumas cifras no patrimônio de mais de 300 milhões de dólares de Mayer.

Fabio Seixas – Camiseteria

Enfrentar alguns fracassos também costuma ser algo presente na carreira de empresários de sucesso. E esse é o caso de Fabio Seixas, o criador do site Camiseteria, uma mistura de e-commerce com competição de design.

Antes de fundar sua grande empresa, que fatura por volta de 200.000 reais por mês, Seixas quebrou outras 3 negócios. No entanto, bastou o site da Camiseteria entrar no ar, em 2005, para se mostrar um grande sucesso. Hoje, é um dos domínios mais conhecidos na internet brasileira e consegue se manter saudável com uma equipe relativamente pequena: são apenas 12 funcionários.

E você, conhece alguma outra história inspiradora?

Compartilhe-a com a gente! Deixe um comentário! Aproveite para ler o nosso post com 5 empresários de sucesso que iniciaram como MEI!

Ebook Crescimento Empresarial

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br