como reduzir custos e melhorar o faturamento em 2019

Apesar de se ter um planejamento estratégico da empresa e ter conhecimento de questões que influenciam o seu faturamento, muitas vezes empresários se vêem em situações onde devem reduzir custos da empresa. Isso é algo necessário e afeta a empresa em diversas áreas. Mas é possível diminuir os custos e assim melhorar o faturamento? Apesar de serem coisas opostas e relacionadas, é algo que possível e realizável. Portanto, mostraremos como reduzir custos e melhorar o faturamento da sua empresa em 2019!

O que são custos?

Normalmente associados e confundidos com despesas ou gastos, os custos são valores gastos para executar a atividade fim da empresa. Ou seja, toda quantidade gasta em materiais de produção e gastos logísticos, por exemplo.

Ainda existem os gastos diretos e indiretos. Os gastos indiretos são os gastos que estão ligados a produção, mas não tão diretamente. São os gastos de energia elétrica, visto que essa é necessária para o funcionamento do maquinário, por exemplo. 

Já os custos diretos são essenciais a produção dos produtos ou serviços. O maquinário, os insumos e os equipamentos estão ligados diretamente a produção, por exemplo.

O custo é um valor importante para sua empresa. Ele é o valor definido para que sua empresa funcione, independente de ser direto ou indireto. Se você não tiver energia ou maquinário, sua atividade fim não se realizará.

Como posso reduzir custos?

Existem diversos meios de reduzir custos da sua empresa, o que irá servir para dar um fôlego maior e garantir que ela não entre no vermelho. Dessa forma, o empresário evita a necessidade de qualquer financiamento ou empréstimo, que pode levar a empresa a mais dívidas. Além de garantir que o preço determinado para seu produto seja justo e de acordo com a concorrência. Se o preço estipulado for mais alto, sua empresa pode ficar para trás.

Mas como reduzir custos?

Administração financeira

A melhor forma de reduzir custos é a partir de uma administração financeira completa. A partir do momento em que sua empresa tem total controle sobre valores, tanto recebidos como gastos, você pode controlar ela completamente. Já se não tiver, é possível que você se perca, gaste mais do que recebe e não tenha noção de valores para investimentos e outras necessidades.

Quando se tem um planejamento de gastos, seja por um sistema ou até planilhas, você sabe quanto deve pagar ao final do mês, quais seus maiores gastos e consequentemente quais devem ser mantidos e quais podem ser cortados. Sem um planejamento e um controle financeiro, seu processo de corte de gastos será mais complicado.

Tecnologia

Nos dias de hoje fica cada vez mais difícil não estar conectado. O que acontece é que muitas vezes nem sabemos como algumas ferramentas podem nos ajudar. Com uma quantidade de instrumentos, fica difícil saber quais irão ajudar e até conhecer alguns. Nos próximos tópicos citaremos alguns recursos tecnológicos que podem ajudar a administrar sua empresa durante o corte de gastos.

Software de gestão

Com um sistema completo de gestão de empresas, você tem todo o controle de dados da sua empresa disponível. Eles fazem o controle do financeiro, do estoque, do fluxo de caixa, das vendas e traz relatórios. Além de fazer a emissão de notas fiscais e estar conectado com seu banco.

O eGestor é um desses sistemas. Você pode testá-lo gratuitamente durante 15 dias para decidir se ele se encaixa com seu negócio e atende suas necessidades. 

Marketing online

Toda empresa precisa ter um meio de marketing. Ele pode ser o que nossos avós ou pais faziam, em rádios, entrega de panfletos, uma fachada chamativa ou qualquer meio offline. Mas eles custam, apesar de serem métodos não tão usados, eles são dispendiosos. 

Mas hoje, podemos realizar o marketing online. Através de redes sociais você pode fazer a divulgação do seu negócio sem gastar nada. Basta criar uma conta e o conteúdo a ser postado e pronto. Além disso, em algumas é possível controlar engajamento e atividade da sua página. Procure algum meio online que esteja associado ao propósito da sua empresa e pronto.

Nem só a página é possível fazer gratuitamente. Outros meios que podem ser utilizados são ferramentas de controle de tarefas, com aplicativos de gerenciamento, ou a criação de um site, a partir de sites de design. E ainda não é preciso tirar fotos ou comprá-las para criação de conteúdo, por exemplo. Existem diversos depósitos de fotos de fotógrafos iniciantes, onde é necessário apenas dar crédito.

Reuniões a distância

Empresas grandes, que possuem filiais em outras cidades, estados ou países, precisam ter um controle muito grande. Dessa forma, são escolhidos gerentes e responsáveis por elas. Mas ainda assim é preciso saber os resultados que elas estão gerando. Por isso a necessidade de reuniões. O problema é que elas custam, e muitas vezes caro.

Custos com passagem, hospedagem, alimentação, entre outros, podem ser cortados. Aproveite as ferramentas disponíveis online e realize reuniões por vídeos. Apesar de não estar presente fisicamente, ainda é possível conversar e mostrar dados. Além de poder enviar documentos online, por e-mails ou algum sistema na nuvem.

Internet e telefone

Sabemos que estes são custos necessários hoje. O que acontece é que muitas vezes eles não são utilizados corretamente. Evite gastos de telefone desnecessários, como por exemplo, ligações pessoais dos funcionários. Na conta de telefone e internet, que podem ser juntas, algumas vezes são embutidos serviços que você não utilizará, cancele-os.

Outro acontecimento recorrente é que quando se está há algum tempo com um plano, novos são criados e com valores menores. Fale com a sua operadora ou provedor de internet e garanta que o valor pago é justo.

Mapeamento de processos internos

Aproveite seu plano de negócios e visualize para onde sua empresa está caminhando. Entenda como ela funciona e como ela cresce. Muitas vezes é criado um planejamento completo, mas ele não funciona como esperávamos. Descubra como os setores da sua empresa se ajustam e se está funcionando, busque melhorar cada vez mais.

Crowdsourcing

Muitas vezes confundido com a terceirização, o crowdsourcing envolve diversas pessoas trabalhando para sua empresa sem necessidade de efetivação. Ou seja, existem diversas plataformas que unem criadores de conteúdo, por exemplo, e empresas que os necessitam. Assim, a empresa dispõe a necessidade de alguém que realize o serviço e os freelancers realizam o trabalho especificado e são pagos por ele. 

Coworking

Caso você tenha uma empresa que não precise de um lugar grande, ou simplesmente não tem capital para alugar ou comprar um espaço, existe o coworking. O coworking é um local compartilhado por diversas empresas, de diversos ramos e áreas. Com a mesma estrutura de um escritório, contém banheiros e cozinha compartilhada, mas uma repartição particular. E por ser comunitário, tem um valor menor. Além de ser ótimo para fazer contatos!

Sustentabilidade

Cada vez mais vemos como algumas ações geram efeitos não tão agradáveis ao nosso meio ambiente. Dessa forma, e também para reduzir custos, existem algumas alternativas simples.

Um bom começo é o banimento de copos descartáveis. Além de ser um poluidor do meio ambiente, eles não são necessariamente baratos, são um custo desnecessário e deverão ser comprados diversas vezes ao mês. Portanto, faça com que seus funcionários utilizem copos e canecas próprios. Isso também fará com que eles criem um senso de cooperação. 

Corte alguns custos com papéis. Existem diversos meios para envios de documentos, arquivos e relatórios. Você pode usar o e-mail, sistemas na nuvem que são compartilhados, até enviar fotos pelas redes sociais. Isso irá diminuir o gasto geral da impressão, que envolve papel, tinta e energia elétrica.

Terceirização

É sabido que a contratação de funcionários tem um custo alto, assim como a demissão. Por isso, existe a possibilidade da contratação de empresas terceirizadas. Elas irão realizar o trabalho que um funcionário irá realizar, mas apenas com o custo do serviço. Sem necessidade de contrato e outros tributos. Dessa forma, não haverá um vínculo tão grande entre a empresa e o contratado, e ainda assim o serviço será feito.

Fornecedores

Para garantir que o preço imposto pelo seu produto ou serviço é justo, além de fazer a pesquisa da concorrência, converse com seus fornecedores e analise o valor pago a eles. Muitas vezes se paga caro por algo sem saber que existe quem faça o mesmo trabalho na mesma qualidade por um valor menor. Certifique-se também que o seu fornecedor não está cobrando um valor mais alto apenas de você.

Tributos

Todas as empresas devem pagar tributos e isso é indubitável. Mas muitas vezes nem sabemos para que eles servem ou se devemos pagá-los. Garanta com seu contador ou advogado que os valores pagos estão corretos ou se não há possibilidade de diminuição em valores.

Treinamento da equipe

Para não gerar custos desnecessários, realize um treinamento da sua equipe. Muitas vezes vendas são perdidas pela falta de capacitação do funcionário. Realize o treinamento dos seus funcionários regularmente. Isso fará com que eles sejam sempre lembrados de como realizar suas tarefas e do quão importantes elas são.

Corrija falhas

Além de cortar gastos, descubra quais as falhas que geram gastos a mais. Seus funcionários podem estar realizando funções e tarefas que não deveriam ou que poderiam ser feitas de forma mais simples e barata. Esteja atento a todos os valores pagos.

Parceria

Uma parceria empresarial pode trazer diversos benefícios para as empresas participantes. Toda empresa tem pontos fortes e fracos. A partir do momento em que você encontra uma empresa que preencha as necessidades da sua e vice versa, diversos custos serão reduzidos e necessidades supridas. 

Mas como diminuir os custos irá melhorar o faturamento da minha empresa?

Essa pergunta é respondida de forma simples: a partir do momento em que se corta gastos desnecessários, você terá mais espaço entender como sua empresa funciona e consequentemente mais capital para investir. Além de garantir que irá conseguir fazer o pagamento de todos os custos. Garantindo os valores a serem pagos mensalmente, e cortando os custos supérfluos, todo valor de venda a mais contabilizado no seu caixa, será uma receita. Aumentando assim, o seu lucro.

eGestor

Citado anteriormente no texto, um sistema de gestão é imprescindível para qualquer negócio. E o eGestor é um deles. Fazendo o controle geral de sua empresa, com relatórios e emissão de NF-e e NFC-e, o eGestor traz diversas facilidades. Além de livrar você de qualquer método manual e repetitivo de controle.

Teste o eGestor gratuitamente durante 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br