fbpx

Fluxo de caixa otimizado e eficiente: 7 dicas infalíveis

Cuidar do aspecto financeiro de qualquer empresa, independentemente do ramo e do porte, é fundamental para a saúde do negócio. O fluxo de caixa otimizado é o principal item dessa gestão, ele precisa estar sempre positivo para a empresa lucrar corretamente.

Só através de alguns cuidados básicos, é possível fazer com que o fluxo de caixa tenha uma movimentação positiva no final do mês. Permitindo o crescimento do negócio e rápida solução de demandas eventuais.

Tanto a entrada, como a saída de dinheiro são movimentações de extrema relevância para a lucratividade da empresa. Assim como também são importantes para o pagamento de contas fixas e variáveis pertinentes, para o investimento em melhorias, manutenção. Mas, principalmente, para conhecer a realidade da empresa.

Sem isso, o gestor não consegue avaliar se a saúde financeira da empresa está ou não positiva, se as estratégias de venda adotadas estão dando certo, se os produtos estão atendendo às demandas dos clientes e se os preços estão justos o suficiente. Através do conhecimento profundo do fluxo de caixa, é possível gerar relatórios para aprimorar os ganhos da empresa.

Por isso, é necessário trabalhar para manter esse fluxo positivo o bastante para lucrar e não apenas para suprir saídas. Para lhe ajudar nessa gestão, separamos algumas dicas para tornar seu fluxo de caixa otimizado. Confira:

1. Registre tudo

Como qualquer transação, principalmente as financeiras, o registro de todas as movimentações se faz necessário. Não importa o valor ou a natureza da movimentação financeira. Registre absolutamente todas elas, seja de entrada ou de saída. Opte por fazer esse registro de forma eletrônica, como planilhas de excel ou softwares de gestão financeira. Deixe no passado aquele hábito inseguro de anotar no papelzinho. As chances de perder são maiores.

Se você optar por fazer planilha, é importante dividir as movimentações em categorias diferentes. Essa divisão pode ser de gastos, ganhos, e outras categorias de acordo com o seu negócio. Isso ajuda a visualizar melhor a especificidade de cada movimentação, e a encontrar falhas e pontos positivos mais rapidamente.

Assim, é possível conhecer e controlar todos os seus gastos diários, semanais e mensais. Isso possibilita prever a média de custos fixos e variáveis no próximo mês, vide o quanto de dinheiro entrou em média no mesmo período. Desta maneira, é possível otimizar e reduzir seus gastos ao encontrar qualquer indício de desperdício financeiro. Ou então iniciar um planejamento para um novo projeto de expansão ou reforma do seu negócio, por exemplo.

2. Verifique o fluxo de caixa todos os dias

O acompanhamento constante do fluxo de caixa se faz necessário em qualquer empresa. Isso ajuda a analisar em média tudo o que entra e o que sai diariamente, o quanto de material ou produtos são gastos por dia, o quanto irá gastar para possíveis reposições junto aos fornecedores. Além de conseguir prever qualquer surpresa com antecedência, afinal o seu negócio não pode parar por problemas internos.

3. Gerencie o estoque

Aumentar o fluxo de caixa é sinônimo de aumentar suas vendas. E isso demanda um estoque muito bem organizado e preenchido, evitando sempre os desperdícios. A falta de produtos ou o desperdício dos mesmos faz com que a empresa perca o dinheiro que poderia adquirir com as vendas e o próprio dinheiro aplicado para adquirir tais produtos. Além de empurrar os clientes para a concorrência devido à falta de produtos..

Atualmente, existem softwares de gestão de estoque que permitem o controle de todos os produtos que entram e saem. Eles podem ser organizados por ambiente, preço, especificações dos produtos etc. Além disso, também geram relatórios automáticos sobre a sua movimentação. Por isso, invista nessa gestão de estoque para manter seu fluxo de caixa otimizado.

4. Coordene seus fluxos de entrada e saída

Ambas as movimentações devem “bater”, para que não haja atrasos em pagamentos de contas e para que o fluxo de caixa fique prejudicado. Exemplo disso é o prazo de pagamento para fornecedores. O cronograma de dinheiro que entra no seu caixa no mês, deve coincidir com o que sai. Assim, é possível pagar todos eles sem atrasos e sem juros.

O empresário também pode optar por um planejamento financeiro embasado, mantendo um caixa que comporte as contas nos períodos de não recebimento. Isso também é válido para os recebimentos em cartão de crédito, que demoram a compensar para o empresário. Um bom software de gestão financeira é capaz de evitar essas confluências.

5. Tenha um sistema para gestão financeira

Apesar de a planilha auxiliar no dia a dia, ela acaba sendo bastante incompleta e passível de erro humano. Por isso, investir em um software de gestão pode tornar o fluxo de caixa otimizado e melhorar a rotina. Ele torna o controle muito mais dinâmico como também facilita na hora de analisar a situação da empresa e planejar o futuro.

Opte por softwares que sejam fáceis de usar, a fim de que todos os funcionários que lidem com a parte financeira, consigam dominar a ferramenta no dia a dia e possam usufruir corretamente dos seus benefícios.

6. Foque na alta demanda

Para que o fluxo de caixa aumente e aumente corretamente, é preciso investir em produtos com alta demanda e repensar custos para os que estão com a demanda em baixa. Só assim, é possível manter os clientes na empresa e evitar a migração para a concorrência.

💡 Você também pode gostar: Como o fluxo de caixa pode ajudar na tomada de decisões da sua empresa

7. Tenha um bom relacionamento com fornecedores e clientes

Para negociar alguma dívida, alterar prazos de pagamentos junto aos fornecedores e para solucionar demandas dos clientes, é preciso que a sua empresa foque no bom relacionamento. O bom relacionamento possibilita até mesmo o pagamento antecipado do seu cliente e a fidelização com o seu negócio, mantendo assim um fluxo de caixa otimizado.

Por isso, invista em chats, atendimentos em redes sociais, telefone, e-mail e presenciais para sempre estar disponível para esses dois grupos. Com os fornecedores, também é preciso manter esse bom relacionamento para conseguir descontos, melhores condições de pagamento, prazos mais vantajosos e até mesmo melhores produtos.

Consideração Finais

Muitas vezes a utilização de uma planilha pode atender a necessidade de uma empresa. Ela traz grande facilidade, uma vez que é possível montar uma ou baixar uma planilha de fluxo de caixa grátis. Mas, com o tempo e o crescimento da empresa, a planilha não é suficiente. Por isso, um sistema de fluxo de caixa é essencial.

O eGestor é um deles. Com um controle de fluxo de caixa integrado ao controle financeiro, controle de estoque e vários outros métodos, também é possível emitir relatórios. Assim, facilitando todo o controle de um negócio.

Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Fluxo de caixa otimizado e eficiente: 7 dicas infalíveis
Escrito em: 04/01/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...