fbpx

Oportunidades de negócio: Como criar em época de crise

Não é novidade para ninguém que a crise financeira atingiu o mercado e acabou fechando muitas portas. No entanto, existem oportunidades de negócio que esse momento de recessão traz.

Cabe a você, empreendedor, criar as oportunidades para alavancar o seu negócio. Mas, como fazer isso em meio a uma crise financeira? Confira a seguir as dicas que separamos para você!

Acredite em você e mas oportunidades de negócio

Antes de procurar as oportunidades de negócio em meio à crise financeira, você deve acreditar em si mesmo — seja positivo.

Um bom exemplo de que a autoconfiança traz bons resultados é Sam Walton, o fundador da rede de lojas Walmart. Quando ele foi questionado sobre ter medo da recessão causada pela crise de 1991, respondeu: “pensei muito a respeito e resolvi que não vou participar dela”.

Isso mostra que a crise pode até afetar o seu negócio, mas, se você estiver decidido a vencê-la e acreditar que pode fazer isso, estará no caminho certo paro o sucesso.

Identifique e aproveite as oportunidades de negócio na crise

Para conseguir aproveitar as oportunidades de negócio em meio à crise financeira, você terá de estudar o mercado e verificar se seu investimento é viável.

É verdade que os momentos de recessão trazem novas oportunidades, mas esse lema deve vir acompanhado de muitas pesquisas e cautela, pois só assim você garantirá o retorno do seu investimento.

Algumas oportunidades de negócio que a crise financeira traz são:

Oportunidade de negócios com má administração

Infelizmente, algumas pessoas têm dificuldade para administrar o negócio que montaram e, em momentos de recessão, acabam quebrando. No entanto, isso não significa que a ideia dessa pessoa era ruim.

Se você está procurando algo para aumentar suas vendas, pesquisar e investir nesse tipo de empresa pode ser muito lucrativo.

A pessoa que teve a ideia está disposta a vendê-la por um baixo preço, pois quer sair das longas dívidas em que entrou, e você, ao se certificar de que é possível incrementar isso ao seu negócio, aproveitará essa ótima oportunidade em meio à crise.

Produtos e serviços alternativos

A crise financeira torna difícil ou, até mesmo, impossível para algumas pessoas sustentarem o padrão de vida que têm. Devido a isso, elas acabam procurando por serviços e produtos alternativos.

Muitas vezes, um produto de uma marca conhecida pode ser muito caro, então, a pessoa pode procurar marcas mais baratas, sem tanto nome e que tenham uma excelente qualidade.

Investir em produtos e serviços alternativos é uma excelente oportunidade de negócio para sua empresa. Desenvolver algo de qualidade e com um preço acessível atrairá os clientes e, após a recessão, você terá a fidelidade deles.

Observe o concorrente e faça melhor

Ter concorrentes não é algo tão ruim como muitas pessoas afirmam. É verdade que, em algum momento, seu concorrente desenvolverá algo melhor do que você — e isso não é motivo de desânimo.

Por sempre verificar qual é a novidade de mercado do seu concorrente, você poderá ter ótimas oportunidades de negócio ao fazer algo melhor que ele.

Nem tudo que se vende é algo novo ou inovador no mercado, mas investir em qualidade e preço acessível chamará a atenção das pessoas ao seu produto. Por isso, seu lema deve ser observar o que seu concorrente faz e melhorar a ideia dele.

Invista em marketing e publicidade

Ao se instalar uma crise financeira, muitas empresas acabam, de maneira equivocada, cortando gastos por meio da redução de investimentos em marketing e publicidade.

Desenvolver uma boa estratégia de marketing e publicidade atrairá novos olhares a sua empresa. Conseguir chamar atenção em meio aos concorrentes te oferecerá ótimas oportunidades de negócio no momento de recessão.

Além de trazer novos clientes, você terá a fidelização dos que já trabalham com você. A verdade é que investir em marketing e publicidade se torna a melhor forma de driblar a crise financeira.

Ao cortar gastos, não corte tudo

Muitas empresas, em momentos de recessão, precisam diminuir os seus gastos para conseguir se manter no negócio. No entanto, um grande erro ao cortar despesas é manter tudo no limite.

Trabalhar no limite é perigoso, afinal, mais cedo ou mais tarde, o mercado voltará a crescer, e você deve estar preparado para a chegada desse momento.

Se cortar demais os gastos, a qualidade do seu serviço diminuirá e, consequentemente, seus clientes ficarão insatisfeitos e o ambiente de trabalho será tenso.

Mas, como cortar os gastos sem perder boas oportunidades de negócio? Veja, a seguir, algumas dicas:

Verifique sua realidade

Assim que ver a necessidade de cortar gastos, pontue quais são as suas alternativas. Se sua empresa está fazendo investimentos em novas oportunidades de negócio, provavelmente não seria adequado fazer corte de pessoal.

Seus funcionários fariam falta e, em um futuro próximo, você teria de contratar novas pessoas, o que exigiria muito tempo para treinamento.

Uma boa sugestão aqui é verificar seu estoque, a entrada e saída dos produtos. Assim, terá a possibilidade de deixar no almoxarifado o que é pouco usado.

Algo que deve ser feito sempre é o controle financeiro, onde se registram todas as informações do dinheiro.

Envolva sua equipe

Se você verificou que está gastando demais em copos descartáveis, por exemplo, uma boa saída pode ser fornecer uma caneca individual para a sua equipe e conversar sobre a importância de usá-la.

O mesmo se dá com a economia de água e luz: esse tipo de corte depende da ajuda dos funcionários e, por isso, quando decidir onde economizar, desenvolva projetos e envolva toda a sua equipe.

Procure novos fornecedores

Outra oportunidade de negócio que a crise financeira oferece são os novos fornecedores. Muitas vezes, eles têm uma alta qualidade, mas ainda não são conhecidos no mercado.

Dessa forma, estão mais dispostos a negociar os preços do que os fornecedores mais antigos. Então, procure os novos fornecedores e negocie com eles de modo que seu estoque esteja sempre em dia e por um preço bem menor.

É evidente que, se seguir as dicas que apresentamos, seu empreendimento continuará sendo bem-sucedido. Você conseguirá aproveitar muito bem as oportunidades de negócio que o mercado oferece nessa época de recessão, seus clientes terão confiança no seu trabalho e você fechará novos negócios.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle Financeiro 9 Oportunidades de negócio: Como criar em época de crise
Escrito em: 20/12/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...