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O que eu preciso saber antes de abrir um negócio [Dicas]

De acordo com o Ministério da Economia, entre maio e agosto de 2020 foram abertas cerca de 6 mil empresas por dia. Muitas dessas empresas são abertas por necessidade, mas outras são abertas por sonho. E sabemos que esse não é um processo fácil, existem diversas tarefas que devem ter total atenção na hora de abrir um negócio. Mas também há alguns pontos que devem ser pensados antes de abrir um negócio. Confira aqui algumas dicas que você precisa saber antes de abrir um negócio!

Tenha seu propósito na ponta da língua

Você decidiu abrir um negócio, o que fez com que você tomasse essa decisão? Qual o seu intuito com ele?

Muitas vezes quando perguntados sobre o início do negócio, empresário respondem sobre seu sonho. E isso é ótimo. Mas não se deve achar que apenas a vontade manterá a empresa.

Também não é problema dizer que a empresa foi criada com a intenção de ganhar dinheiro. Afinal, a ideia de toda empresa é ter lucros e crescer. Entretanto, esse não deve ser o único ideal, deve-se ter algo que faça o empresário levantar da cama diariamente e ter empenho e energia para movimentar o negócio.

Existem quatro razões para abrir um negócio, são elas:

  • Razão pessoal: A razão pessoal engloba motivos como ajudar outras pessoas, causar um impacto, se tornar mais forte e outros.
  • Razão de vida: Muito parecida com a razão pessoa, a razão de vida traz mais um sentido de sonho. Qual é o seu sonho e como sua empresa pode ajudar a alcançar ele?
  • Razão empresarial: Relacionada ao seu produto ou serviço, é a resposta de como ele poderá ajudar outras pessoas e o qual impacto isso tem em você.
  • Razão familiar: Muitas pessoas abrem uma empresa com o intuito de ter mais tempo para família. É preciso entender que muitas vezes, principalmente no início, isso não acontece. Mas deve-se sempre pensar em como isso afetará a família, tanto emocionalmente como financeiramente.

Dessa forma, podemos ver que é importante pensar no financeiro, mas não é só ele que sustenta uma empresa. É preciso que se tenha entusiasmo para fazer o negócio ir para frente.

Tenha perfil empreendedor

Nem todo empresário possui perfil empreendedor e isso não necessariamente é um problema. Existem pessoas que nascem com essas capacidades e quem aprende com o tempo.

Assim, algumas características do perfil empreendedor são:

Liderança

Muita gente acha que liderar é sinônimo de mandar. Esses conceitos não podem ser mais diferente no âmbito empreendedor. Liderar se refere a influenciar pessoas, inspirar confiança em seus subordinados e tomar decisões precisas visando o melhoramento da empresa e dos colaboradores.

Comprometimento

Um empresário possui diversas pessoas que dependem dele, seja a família que tira o sustento de uma empresa, sejam os funcionários que esperam receber seu salário. Além da questão financeira, o empresário não pode deixar seus colaboradores a mercê de situações difíceis. Mas, ademais disso, é preciso ter comprometimento com a sua clientela. Eles esperam um atendimento e um produto de qualidade. Você pode oferecer isso a eles?

Determinação

Você já definiu seu propósito, agora deve manter o pensamento nele constantemente. Muitas empresas fecham por falta de administração, é necessário que o empreendedor esteja sempre atento e determinado a fazer a empresa crescer. Também, o negócio precisa de alguém que saiba se automotivar e que não deixe a empolgação se dissipar.

Conhecimento

Quando você define o produto ou serviço que você irá comercializar, será preciso saber muito sobre ele. Imagine um cliente perguntando uma característica específica e você não saber responder. Mas, ainda além do conhecimento sobre o produto, é necessário ter conhecimento de pessoas, para um melhor ambiente de trabalho e um melhor atendimento; também, conhecimento de administração para que seu negócio não entre no vermelho; e, sobretudo, conhecimento sobre possíveis oportunidades que podem surgir ao longo do caminho.

Confiabilidade

Outro ponto que influencia tanto clientes como colaboradores é o nível de confiança. Ao contratar um novo funcionário ele precisa ter confiança tanto em você quanto no seu negócio. Afinal, ele está confiando o sustento dele em você. Já o cliente deve sentir total segurança no seu produto ou serviço. Caso isso não aconteça, a chance de ele não comprar, será grande.

Tenha ajuda

Todo mundo precisa de ajuda uma hora ou outra. Carregar todas as obrigações de uma empresa acaba sendo normal, mas não deveria. Muitas vezes isso acontece porque o empresário acredita que a tarefa não será tão bem feita quanto se for feita por ele. Aqui entra a confiabilidade citada anteriormente, ela precisa ser de mão dupla. Você não deve contratar um colaborador que não confia.

Delegar tarefas e saber para quem e qual tarefa delegar é uma habilidade que deve ser exercitada diariamente. No caso de ter dificuldade, é possível delegar pequenas tarefas, ou então tarefas que você prefere não fazer.

Sócios

Uma ajuda que pode fazer uma grande diferença é buscar um sócio. Dessa forma, se dividem todas as preocupações e também tarefas. Entretanto, se dividem os lucros, mas esse é um preço baixo a ser pago, considerando a diferença que um sócio pode fazer.

A parte mais importante de uma sociedade é escolher o sócio. Empresas que nascem de sonhos em conjunto devem também ter muito cuidado com decisões a serem tomadas. Quando se tem um sócio e a visão do futuro da empresa é diferente, isso pode causar conflitos que podem ser irreversíveis.

Escolher um sócio porque a pessoa é um grande amigo, ou um parente, pode ser arriscado. Não basta ter uma boa comunicação ou amizade, é necessário ter uma parceria boa.

Tenha um plano de negócio

Assim como tudo que fazemos tem um planejamento, o seu negócio também deve ter. Aí que entra o plano de negócio. Ele é um projeto de toda sua empresa, desde financeiro até marketing, que guiará a empresa durante um período estipulado. Ao chegar ao fim desse período, outro plano deve ser criado.

O plano de negócio possui a missão, visão e valores da empresa, uma descrição geral da empresa, análise estratégica, plano de marketing e vendas, plano financeiro, ramo de atividade, mercado consumidor, mercado fornecedor, concorrência, produtos ou serviços, localização e o processo operacional.

Com ele se tem uma melhor visão do negócio, assim como também é um indicador. Muitas vezes, quando a empresa vai crescendo, é possível se perder do plano inicial. Isso pode fazer com que a empresa cresça muito rápido e se perca em alguns dados; ou que a empresa não cresça o suficiente.

De forma geral, o plano de negócios é um guia para que uma empresa saiba para onde está indo e da onde veio. Mas, ele também serve para atrair investimentos, por exemplo. Mostrar onde você quer chegar a um possível investidor pode fazer com que ele se interesse ainda mais.

Tenha a gestão do seu negócio na sua mão

Administrar um negócio, seja sozinho ou com um sócio, não é tarefa fácil. Ter controle sobre o financeiro, estoque, vendas e outros é complicado quando não se tem nenhum tipo de ajuda.

Todos os dados da empresa devem ser registrados diariamente. Isso, porque assim se pode ter um conhecimento geral da empresa. Ao montar um planejamento para o ano seguinte, como saber quanto sua empresa faturou no ano anterior para aumentar sua meta se você não tem esse controle?

Existem diversas maneiras de fazer essa gestão, mas sem dúvida, um sistema de gestão é a maneira correta. Com um sistema, se tem todos os dados integrados, além de ter a facilidade de ter todos os dados em qualquer lugar.

Considerações finai

Empreender não é um mar de rosas como muitas vezes parece. É necessário muita dedicação e empenho. Por isso, as dicas citadas aqui são apenas o início do processo de abrir uma empresa, ainda restam diversas solicitações a alvarás.

Finalmente, esperamos que as dicas citadas aqui sejam uteis no processo de abrir o seu negócio!

Saiba como abrir uma empresa e conheça todos os detalhes envolvidos no processo.

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Início 9 Empreendedorismo 9 O que eu preciso saber antes de abrir um negócio [Dicas]
Escrito em: 15/10/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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