fbpx

Como cancelar CNPJ: como encerrar as atividades da empresa

Para quem sempre sonhou com uma empresa de sucesso, fechar as portas não é uma situação muito agradável. Depois de tanto sacrifício, ver sua empresa fechando é difícil e ainda ter que lidar com as dificuldades que envolvem o momento de cancelar CNPJ torna a situação ainda mais complicada.

Porém, apesar da burocracia, optar por não encerrar as atividades de sua empresa não seria uma boa escolha. Dessa forma, outras dores de cabeça poderiam surgir, como pendências financeiras desnecessárias.

Para facilitar esse processo, obter conhecimento sobre os trâmites do fechamento de uma negócio será essencial. Neste texto, apresentaremos um passo-a-passo de como cancelar CNPJ nos diversos tipos de empresa. Se você precisa de uma ajuda nessa questão, vale a pena continuar a leitura conosco. Vamos lá?

O que é e para que serve um CNPJ?

CNPJ ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica diz respeito ao registro necessário para formalização de empresas frente à Receita Federal, oficializando dados como, por exemplo, razão social e endereço da empresa.

Esse cadastro funciona como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), para o setor empresarial. Logo, possui como objetivo possibilitar às demais pessoas jurídicas e também às pessoas físicas a consulta a dados que mostram a situação legal da empresa em questão.

Consultando o CNPJ, é possível verificar a situação de uma empresa com relação à Receita Federal. Assim, pode-se verificar se o número de registro está envolvido em processos judiciais, se possui dívidas em atraso, etc. Resumindo: pela consulta, é possível verificar a situação do nome de uma empresa.

De modo geral, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o que possibilita a um negócio ser chamado de empresa. Assim, é o que diferencia um trabalhador autônomo de um empreendedor e, por meio dele, é possível conhecer o cenário que cerca uma empresa.

Como encerrar o CNPJ em diferentes tipos de empresa (MEI, EPP, ME etc.)?

Ao identificar a necessidade de encerramento de sua empresa é fundamental cancelar CNPJ. Caso contrário, enquanto o registro estiver ativo, todas as tributações e outras obrigações continuarão sendo executadas.

Dessa forma, são gerados débitos desnecessários, que poderiam ser poupados caso o cancelamento do CNPJ tivesse ocorrido. Por conta disso, independentemente do tipo de empresa, seja micro, pequena, de médio ou de grande porte, a baixa do CNPJ é essencial após a inatividade do empreendimento.

Para não contar com pendências desnecessárias, confira os procedimentos básicos para cancelar CNPJ de micro e pequenas empresas:

1. Distrato social

Esta etapa só será necessária se sua empresa contar com uma sociedade. Caso contrário, já é possível passar para o próximo tópico.

O Distrato Social seria o desfazimento do contrato social. No contrato, são informados os dados básicos da empresa como razão social, endereçamento, informações sobre os sócios e sobre a sociedade.

Por meio do distrato, deverá ser informado como será feita a partilha de bens, além de nomear quem ficará com os documentos da contabilidade. Nele, serão firmadas as assinaturas dos sócios da empresa concordando com seu fim, selando a inatividade do empreendimento.

2. ISS e ICMS

Esse ponto relaciona-se ao pagamento de tributos. Logo, se sua empresa realiza o pagamento, o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), você deverá entrar em contato com a Secretaria de Finanças do município onde está localizada sua sede para informar o encerramento das atividades.

No caso de empresas que realizam o pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por ser um tributo estadual, será preciso realizar o mesmo procedimento na Secretaria da Fazenda.

Esse mesmo processo pode ser feito on-line, por meio do site da RedeSim, seguindo os passos abaixo:

  • Em “Já possuo Pessoa Jurídica”, clique em “Serviços”;
  • Em seguida, clique em “Nova baixa”;
  • Logo após, clique em “Baixe uma pessoa jurídica”;
  • Preencha os dados e aguarde.

É possível acompanhar o andamento de seu processo em “Acompanhe protocolo RedeSim”.

No caso de Microempreendedor Individual (MEI), os processos deverão ser realizados pelo site Portal do Empreendedor.

3. Regularização do FGTS

Para cancelar CNPJ, é preciso estar com todas as pendências do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de seus funcionários regularizados. Assim, será preciso emitir um Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF), que comprova que os pagamentos e depósitos de FGTS foram realizados.

Para retirada do CRF, você precisará comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou pode realizar on-line, pelo site do banco.

4. Junta comercial

Será preciso protocolar o pedido de arquivamento de atos de extinção da empresa frente à Junta Comercial. Cada unidade federativa possui uma unidade de Junta Comercial, e os prazos e taxas variam conforme as particularidades de cada repartição.

Após pagamento de uma taxa, será liberado o protocolo de arquivamento. No caso de haver sociedade em sua empresa, será necessário que todos os sócios assinem esse documento antes que ele possa ser arquivado.

Uma observação importante e que vai te poupar tempo: sendo você micro, pequeno empresário ou uma filial, essa etapa não se faz necessária. Isso, pois, esses tipos de empresa não necessitam mostrar documentos de quitação, regularidade ou inexistência de débito.

5. Tributos federais

Para cancelar CNPJ e assim encerrar as atividades de sua empresa, será preciso um outro documento emitido pela Receita Federal, a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Ela indica a situação da empresa em face das tributações de cunho federal.

Essa certidão é essencial e poderá ser emitida diretamente on-line e gratuitamente. Para isso, é só entrar no site da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, digitar o número de registro de seu CNPJ e consultar sua CND (Certidão Negativa de Débitos) e a Dívida Ativa da União. Com esse documento em mãos, será possível ir para o último passo para cancelar CNPJ de sua empresa.

6. Fechar CNPJ

Após seguir os passos anteriores, chegou o momento de efetivamente cancelar CNPJ de sua empresa. Para tanto, será preciso acessar o site do programa Coletor Nacional de Dados, da Receita Federal, no qual será gerado o Documento Básico de Entrada (DBE), este que precisará ser assinado e levado até o local indicado e será feita a solicitação de cancelamento do CNPJ.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como cancelar CNPJ: como encerrar as atividades da empresa
Escrito em: 08/09/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Clarice

    Olá me chamo Clarice Francisca e gostaria de cancelar meu cnpj pois estou desempregada e sem condições financeira de todo mês ter o compromisso de pagar essa taxa . Desde já agradeço!

    Responder
    • eGestor

      Olá, Clarice! Se você é MEI, pode cancelar seu CNPJ diretamente no portal do empreendedor. Mas, se você for outro tipo de pessoa jurídica, o cancelamento pode ser feito pelo portal Redesim, no site do governo federal.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...