Missão, visão e valores de uma empresa: O que são e como aplicar

Escrito em: 11/05/22
Início 9 Empreendedorismo 9 Missão, visão e valores de uma empresa: O que são e como aplicar

O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento empresarial. A partir de sua definição, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes.

O propósito empresarial é criado a partir do planejamento estratégico de seu surgimento e irá definir seus próximos passos. Exercendo direta influência de suas escolhas na sociedade.

É comum que empresários não saibam identificar a diferença entre essas três definições, mas ela é necessária para indicar os passos da empresa no mercado. Dessa forma, entenda qual é a definição, o conceito e a necessidade de cada um dos três pilares para que a empresa possa descobrir o porquê de sua existência, para onde ela vai e o que é realmente importante para ela.

O que é missão, visão e valores?

Apesar de não ser tratada como tal, o tripé missão, visão e valor é uma ferramenta de gestão. Isso, porque ele também é utilizado para definir questões importantes da empresa. É ele quem demonstra tanto o propósito quanto define a cultura organizacional do negócio.

Cada um possui sua definição, uma maneira de ser estruturado e até uma importância particular, mas, em conjunto, demonstram a identidade da empresa.

Exemplos de missão, visão e valores:

  • Lupo:
    • Missão: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores;
    • Visão: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa;
    • Valores: honestidade, respeito e dedicação.
  • Adidas:
    • Missão: ser a marca líder mundial em artigos de esportes;
    • Visão: nossa paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor;
    • Valores: apaixonados; autênticos; comprometidos; honestos; inovadores e inspiradores.
  • Microsoft:
    • Missão: ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial;
    • Visão: disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo;
    • Valores: Integridade e Honestidade; Abertura e Respeito; Vontade de Abraçar Grandes Desafios; Atitude Crítica; Responsabilidade; Paixão por Tecnologia, Parceiros e Clientes.

O que é a missão de uma empresa

Segundo Peter Drucker, o “pai” da administração moderna, uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto. Mas sim, pela sua missão, criada pela sua razão de existir. É a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.

Toda empresa tem uma estratégia de negócio que serve de suporte para que possa colocar em prática sua missão. Perguntas que podem ajudar a identificar isso são:

  • o que a empresa deve fazer?
  • por que ela deve fazer?
  • para quem ela deve fazer
  • onde ela deve fazer?

Então, a missão deve identificar a empresa, como uma carteira de identidade. E, assim como o documento, é necessário atualizar foto e outras informações, para não ficarem obsoletas. Também, a empresa deve rever seus conceitos e se adequar às mudanças do mercado e da sociedade, para oxigenar sua marca e equipe.

Inclusive, os funcionários devem ser questionados periodicamente, para que seja avaliada a compreensão que se tem sobre a empresa. Pode haver rejeições e sugestões, que são muito importantes para avaliar a capacidade transformadora e condicionadora dessa missão.

Se a empresa não cumpre com o que definiu como missão, terá sua reputação e credibilidade posta à prova.

Isso porque, mesmo investindo em comunicação para informar aos funcionários e ao mundo a que veio, só através do exemplo é que se demonstra sua identidade real. Uma missão bem elaborada é essencial para que se possa ter uma boa imagem no mercado e passar credibilidade ao público.

No mundo dos negócios, a missão de uma empresa está conectada ao seu lucro e ao seu objetivo social. Isso indica que é a missão que irá orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

Como definir a missão

Existem alguns pontos que podem ajudar a empresa a definir a sua missão. E, agora que você já sabe o que ela é, fica muito mais simples. Assim, a missão deve:

  • Ser inspiradora e desafiadora
  • Engajar os colaboradores e parceiros
  • Ser curta para ser lembrada com mais facilidade
  • Propor desafio

Mas, o principal ponto da missão é ser a razão pela qual a empresa existe. Também, alguns aspectos podem ser levados em conta na hora de criar a missão, como, por exemplo, entender porque o que a empresa entrega é um beneficio e saber como a empresa se diferencia da concorrência.

Exemplos de missão

Bancos podem definir sua missão como “ajudar no crescimento de organizações e pessoas”, assim como “contribuir para o desenvolvimento do Estado” e “fazer de nosso cliente um parceiro”, dentre outras especificações que colaboram para mostrar o porquê de sua existência.

Uma empresa de alimentação pode “servir alimentos de qualidade” e tornar seus funcionários parceiros desse objetivo para que tudo seja cumprido à risca.

Exemplos de empresas grandes:

  • Walmart: “Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor”
  • Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”
  • Mercedes-Benz: “Aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e confiabilidade”.

O que é a visão de uma empresa

Muita gente confunde a visão da empresa com sua missão, mas, além de serem diferentes em definição, precisam ser complementares para o sucesso da organização.

A visão é a forma como a empresa caminha, seu direcionamento e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho. Assim, também é onde a empresa quer chegar ao longo do tempo.

Ela tem um objetivo genérico de como ela deseja se ver no à frente, mas embora precise de coerência, não deve ser confundida com objetivos e metas organizacionais. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.

Ela é o motivador de todas as ações e projetos criados, independentemente do setor, cujo planejamento permite uma projeção de como poderá ser o futuro. Ademais, é uma autoimagem criada para que todos possam buscar sua concretização.

A visão é o primeiro passo dado nas estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de algumas perguntas, que devem ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão.

Perguntas que podem ser feitas para montar a visão da sua empresa são:

  • como a organização se vê a longo prazo?
  • onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
  • como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
  • essa visão é possível de ser alcançada?

Seu conceito é curto, claro e objetivo: abranger toda a organização, ter fácil assimilação para qualquer pessoa, ser desafiadora e mobilizadora e apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.

São as lideranças da empresa que precisam compreender com precisão sobre essa visão, para que possam repassar para seus liderados. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem auxiliar para que essa visão seja definida e posta em prática.

Como definir a visão

A visão da empresa pode ser explicada como a visão de futuro, ou seja, o que se pode esperar dela nos próximos anos. Dessa forma, alguns passos importantes aqui são:

  • Defina metas e indicadores
  • Não prometer o que não pode cumprir, então, seja realista
  • Entenda todo o entorno da empresa

Essas informações devem ser encontradas na visão da empresa, sempre garantindo que sejam realistas, mas que não deixem de idealizar onde se pode chegar.

Exemplos de visão

As empresas poderão definir sua visão como: “ser empresa de referência e reconhecida como a melhor opção para os clientes”, “melhorar os aspectos ambientais e sociais da comunidade”, “manter inovador espírito de liderança” ou “ser reconhecida pela sua excelência no mercado”, onde cada uma dessas referências acompanham seu nicho de mercado.

  • Fiat: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”
  • Duratex: “Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento”
  • Tele Eletrobras S.A: “Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, gerando uma energia limpa, a partir de um combustível abundante no País e mantendo-se sempre na vanguarda tecnológica”
  • Kopenhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.

O que são os valores de uma empresa

O terceiro conceito de uma empresa é complementar a missão e visão, tornando assim a identificação da organização completa. Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco para seus objetivos.

É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de regras para os funcionários. Que, assim, eles devem cumprir em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.

Diferente de objetivos, que são as metas a serem cumpridas, os valores agregam importância ao produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter como missão “oferecer alimentos saudáveis”, como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços” e ter como valor “cuidar da qualidade de vida da sociedade e prezando pela sustentabilidade”.

É a partir desses valores que os funcionários entendem normas de conduta, como ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, respeitar o ambiente de trabalho etc. Ou seja, são os valores que guiam a tomada de decisão.

A liderança define os valores da empresa através de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas, qual o comportamento adequado de seus funcionários e como ela pode ajudar a sociedade.

Os valores, portanto, possuem como objetivo identificar se os profissionais atuantes na organização estão de acordo com os padrões comportamentais exigidos no dia a dia da empresa.

Sem uma definição estabelecida de valores éticos, uma empresa dificilmente conseguirá resultados positivos em longo prazo. Assim, se a missão é o direcionamento que a diretoria dá a empresa, a visão é o seu projeto de futuro e os valores sua personalidade, aquilo a qual a identificação é imediata para todos.

Definição de valores

Para pessoas, valores não são definidos a partir de uma conversa e analise, mas no caso de uma empresa, sim. Essa informação é de extrema importância para os colaboradores, uma vez que é necessário seguir os valores da empresa em tudo que se faz. Alguns pontos que é preciso ter atenção na hora de definir os valores:

  • Decida pelo que você quer que a empresa seja lembrada
  • Há algo que os donos não abrem mão na hora de falar sobre a empresa?
  • Entenda quais comportamentos os responsáveis pela empresa podem e devem ter

Nessa caso, é interessante que os representantes da empresa, e responsáveis também, estejam de acordo. Caso contrário, se cada um definir os valores, a empresa não terá realmente valores.

Exemplos de valores

  • HSBC: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes”
  • Avon: “Confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade”
  • Gerdau: “Ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental”
  • Banco Itaú: “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale”

Porque a missão, visão e valores são importantes

O tripé missão, visão e valores de uma empresa é de extrema importância para a cultura organizacional da mesma. Isso porque, para alcançar um objetivo, é necessário saber qual é esse objetivo.

Ou seja, estamos falando que ter uma missão, visão e valores definidos faz com que os colaboradores saibam para onde a empresa vai, trazendo mais confiança e garantindo que todos estejam juntos nesse caminho.

Não ter essas definições não necessariamente quer dizer que a empresa não crescerá, mas certamente, quando a empresa crescer, é possível saber como ela chegou lá.

Como definir missão, visão e valores de uma empresa

Primeiramente é preciso realizar uma avaliação interna a respeito de sua empresa. Estes três princípios devem ser elaborados de forma a criar um diferencial para a sua organização e não um simples clichê, como por exemplo: nossa empresa prima pelo respeito e educação com os clientes.

Respeito e educação são princípios básicos e obrigatórios para qualquer empresa e qualquer pessoa. Sendo assim, não devem ser tratados como um diferencial.

Em relação a definição de visão, é preciso traçar metas que sejam realistas dentro de um médio a longo prazo, para que possam de fato ser executadas e não simplesmente mostrar ao público que a sua empresa é extremamente ambiciosa, de uma forma totalmente irrealista.

Como aplicar missão, visão e valores de uma empresa

Não se pode definir a missão, a visão e os valores de sua empresa só como uma forma de passar credibilidade ao público e ao seu site por exemplo, sem seguir a risca esses preceitos no dia a dia organizacional.

Para que isso ocorra, é absolutamente necessário que os principais líderes de sua empresa implementem esta cultura em cada funcionário, deixando claro todos estes princípios e monitorando as ações realizadas por eles todos os dias. Além de possuir conhecimento a respeito destes aspectos.

É importante engajar os colaboradores e os gestores, para que entendam de fato a importância da missão, visão e valores para o crescimento organizacional e o quanto eles de fato tornam a sua marca um diferencial no mercado em relação ao seu modo de operar, padrões comportamentais e perspectivas de futuro.

Estes três conceitos devem essencialmente orientar todas as tomadas de decisões da empresa, sejam elas em relação a atendimento ao cliente, elaboração de novas estratégias de marketing, lançamentos de novos produtos, dentre outras. Todos estes processos devem ser elaborados totalmente de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

Gostou do texto? Deixe um comentário! 

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Ponto de equilíbrio Excel – Download Grátis 2021

Download Grátis Uma boa gestão empresarial é indissociável de uma boa contabilidade. Por isso, empresas que desejam crescer devem sempre aplicar métodos contábeis para poder ajustar as contas. Um desses é o ponto de equilíbrio, que ajuda...

Planilha de Curva ABC: Download Grátis

Download Grátis A Curva ABC é uma técnica para entender o grau de importância de um produto dentro da empresa. Esse processo define quais produtos trazem mais retorno, os que trazem um retorno médio e os que trazem retorno baixo. Mas para...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

39 Comentários

  1. Martha

    Adorei!! Me ajudou muito a entender os conceitos e a montar uma apresentação para meu primeiro cliente, muito agradecida!!

    Responder
  2. Catarina

    Muito obrigada pelo artigo. Obrigada por compartilhar o seu conhecimento de forma clara e objetiva!

    Responder
    • Livia Karlla

      Perfeito! ♡

      Responder
  3. José Maria Lopes

    Muito bom. É importante observar que a missão e a visão partem da alta direção da organização. Já os valores estão mais atrelados aos colaboradores. Desse modo, o tripé (missão, visão e valores ) deve surgir como resultado da união de todos.

    Responder
  4. Maria M S Toledo

    Muti bom, me ajudou muito!! Parabéns!!

    Responder
  5. Jonas Reis

    Obrigado pelo conteúdo de valor.
    Se não souber estruturar os 03 pilares realmente a confusão poderá surgir.

    Responder
  6. Rodrigo

    Excelente artigo! Parabéns pelo conteúdo, claro e objetivo.

    Responder
  7. LAURO KLUBER JUNIOR

    Muito bom o artigo. Muitas empresas tratam a Missão, Visão e Valores como um simples clichê, quando na verdade estes três componentes representam um compromisso da organização para com a sociedade. Portanto, muito cuidado ao estabelecer a Missão, Visão e Valores.

    Responder
  8. Tchesco

    Obrigado 🙏

    Responder
  9. Guina

    Excelente! Me surpreendeu o conteúdo da matéria; tão pratica e didática que nem precisei procurar em outro lugar. Parabéns!

    Responder
  10. Jussara

    Gratidão 🙏🏻
    Foi muito útil para mim.

    Responder
  11. Gedeão Buanga

    Eu amei assim, ja não farei confusão acerca dos conceitos.

    Responder
  12. Camila

    Muito bom! Gratidão!

    Responder
  13. Alessandro

    Muito bom!Com todas essas informações consegui montar minha apresentação!!!

    Responder
  14. Ricardo Angélico

    Muito bom o texto, esclarecedor e motivador. Muito nobre.

    Responder
  15. Zé

    tenho minha empresa há dois anos e não havia feito essa definição de forma concreta.

    E parabéns pelo conteúdo, de todos blogs que li, sem sombras de dúvidas o seu foi o melhor!

    Responder
  16. Loreta da S. Sousa Pereira

    Gostei muito de ter encontrado esse blog, explicações claras e concisas. parabéns!

    Responder
  17. Sam Marques

    Magnifico, foi muito útil essas informações.

    Responder
  18. Marcela Holanda Saretta de Santana

    Gostei muito mesmo das definições e dicas! Muito útil!!!

    Obrigada!!!

    Responder
  19. Fatima

    gostei muito das explicações e definições.

    Responder
  20. mudancas rj

    Realmente, minha vida foi marcada por mudanças. Mas, sabendo se programar e contratando uma boa empresa, tudo sai bem. Parabéns pelo post..

    Responder
  21. 1o TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS DE OURO BRANCO

    Muito bom o texto, parabéns! Os exemplos práticos foram muito bem selecionados e as explicações são rápidas e precisas. Parabéns!

    Responder
  22. ADRIANA MARTINS DE ANDRADE

    maravilhoso o conteúdo me ajudou muito.

    Responder
  23. Francielly

    Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito a entender o conceito do tripé (missão, visão e valores… Será de muita utilidade pra mim fazer o meu trabalho do curso e me sair bem nas avaliações …

    Responder
  24. Talia cross

    Pode, comecer mas sobre missão visão valores, dentro de uma empresa, pq sei esses três pilares a sua empresa vai longe.

    Responder
  25. Mariana

    Muito bom!

    Responder
  26. Leonardo C.

    Parabéns pela noticia

    Responder
  27. Gabriel Killian

    Me ajudou muito a entender e a compreender tenho muito interesse por este assunto

    Responder
  28. Guilherme Gabriel Custodio

    Muito bom, tem um excelente conteúdo com uma explicação clara sobre os assuntos.

    Responder
  29. Maria Eduarda Pires Teixeira

    Muito bom, tenho bastante interesse a esse assunto

    Responder
  30. Diego Figueredo dos santos

    Muito obrigado por esse aprendizado, sei que será muito importante para meu futuro, desejo repassar meu conhecimento para outras pessoas e assim adiante.

    Responder
  31. Camila linero dias

    Muito bom

    Responder
  32. Lucas

    Obrigada por esse conteúdo, me ajudou muito.

    Responder
  33. Leticia Fontoura da Silva

    Gostei muito, muito interessante e importante me fez ter uma nova perspectiva sobre as empresas e negócios.

    Responder
  34. João Marcos Rocha da rosa

    Boa noite
    Me chamo João Marcos
    Gostei muito
    Pois diferencia muito bem os conceitos
    E assim também abre a mente para um entendente maior excelente gostei muito

    Responder
  35. Stephany de oliveira matias

    muito bom! me ajudou muito

    Responder
  36. Saymon

    Muito explicativo para estudar sobre os conceitos da empresa

    Responder
  37. Mayara honorio

    Gostei muito , explicação ótima

    Responder
  38. Felipe Schulze

    Gostei muito do aprender um pouco sobre esse assunto!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!