fbpx

Empreendedores de Sucesso: Camila Farani

O Brasil está cheio de empreendedores que trilharam caminhos longos e de sucesso. Mesmo com todas as dificuldades da área, seja na forma de investir, para reconhecer os melhores sócios e ideias ou a paciência para esperar os momentos certos de agir, os empreendedores têm ganho cada vez mais espaço no país. Uma delas é Camila Farani.

Quem é Camila Farani

Camila Farani, 35 anos, é especialista na área do empreendedorismo feminino e um dos principais nomes do investimento-anjo no Brasil.

Mas o que é investimento-anjo? É o investimento realizado por pessoas físicas, com capital próprio, em empresas startup com grande potencial de desenvolvimento.

Investidores-anjo costumam reunir algumas características, como experiência na área de empreendedorismo, de forma que possam agregar em conhecimento e orientação aos empresários. Além disso, eles possuem uma posição de conselheiro em vez de uma posição executiva na empresa.

Também é comum que investidores anjo obtenham uma participação minoritária nos negócios. Camila se tornou conhecida por trabalhar com investimento-anjo feminino, mas ela também possui outros cargos e especialidades.

Cargos e especialidades de Camila Farani

  • Co-fundadora da boutique de startups no Rio de Janeiro, a Lab22;
  • Ela é presidente de um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil, o Gávea Angels;
  • Já foi diretora do Grupo Mundo Verde, maior rede de produtos orgânicos da América Latina;
  • Co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo (MIA), primeiro grupo de mulheres investidoras nessa modalidade no Brasil;
  • Ex-Membro do Conselho de Jovens Empresários na FIESP e na FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro);
  • Consultora da FIRJAN;
  • Formou-se em Direito e possui MBA em Marketing pela PUC-RJ, especializada em High Growth Business pela Babson College e Customer Development em Stanford;
  • Já presidiu o Conselho de Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial do Rio de Janeiro;
  • Fundadora e diretora do Grupo BOXX, que oferece soluções de alimentação para o varejo;
  • Especialista em lideranças femininas pelo Smith’s College Executive Education for Women e pela Fundação Dom Cabral;
  • Uma das três finalistas do Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios 2014;
  • Vencedora do Prêmio Barão de Mauá – Jovem Empresária 2013, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro;
  • Colaboradora de artigos para Exame.com;
  • Palestrante em diversos eventos e empresas como Google, Fundação Dom Cabral, Microsoft, Firjan, Fiesp e outros;
  •  Embaixadora do Facebook com a campanha #ElaFazHistoria, focando no empoderamento de mulheres;
  • Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora.
  • Participante do elenco do reality show Shark Tank Brasil
  • Professora de Pós-Graduação em Plano de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, da FGV, ministrando aulas em todo o país.
Ebook Crescimento Empresarial

Como Camila Farani chegou onde chegou

A empresária começou a trabalhar aos 16 anos em uma empresa familiar de alimentação, gerida pela mãe. Ao longo dos anos, ela foi se capacitando mais e mais, até chegar ao ponto de sugerir uma introdução de um novo produto na cafeteria da mãe: o café gelado. Ela ofereceu um acordo de aumento de 30% no lucro da empresa em troca de um percentual de sociedade. Então, aos 21 anos, Camila Farani já tinha sua primeira sociedade.

Com o lucro crescendo, logo a empresa familiar pôde começar a abrir uma, duas e mais franquias. Então, Camila percebeu que a demanda estava se alterando; as pessoas procuravam cada vez mais por alimentação saudável agora. Novamente, ela sugeriu uma inovação à mãe, e começou a pesquisar formas de introduzir a alimentação saudável nos negócios.

Como essa foi uma época de muito sucesso para iogurterias, tanto Camila Farani quanto o arquiteto com quem ela trabalhava acabaram sendo influenciados. Sendo assim, a nova loja ficou com uma aparência de sorveteria, nas cores branco e lilás. Não deu muito certo para conseguir os clientes que ela desejava. Então ela fez um reposicionamento da loja: alterou o que precisava ser alterado e em quatro meses de operação, já tinha fila na porta.

Mundo Verde

Dois meses depois, o então presidente do Grupo Mundo Verde contatou Camila para dizer que tinha interesse em trabalhar em um projeto similar ao que ela estava criando. Com isso, foi apresentado duas opções para a empresária: se unir ao projeto ou ser engolida viva por ele. Aconselhada pela mãe e pelo marido, ela escolheu participar da iniciativa e se uniu ao Mundo Verde, onde ficou por um ano e meio. Ela própria escolheu se afastar, após descobrir sobre o investimento-anjo.

Camila Farani fundou, então, o MIA (Mulheres Investidoras Anjo), com a intenção de capacitar, sensibilizar e investir em mulheres para que elas se integrassem mais no mercado do investimento-anjo. Dessa forma, empresárias, especialmente as que trabalhavam com produtos destinados ao público feminino, teriam um apoio mais específico e engajado, tanto financeiramente, como em experiência e conselhos.

Execução: A fórmula do Empreendedorismo

Camila acredita que não há mesmo uma escola para ser empreendedora. “O que me motiva é o poder da realização, e a realização vem com a execução”.

Sua vontade de ajudar e inspirar é clara não só para quem acompanha de perto seus investimentos, mas para todo o Brasil, graças à sua participação no programa Shark Tank Brasil.

O Shark Tank é um reality show de origem americana. Também foi veiculado no Brasil pelo canal Sony, que visa dar apoio a boas ideias. Nele, um elenco selecionado de investidores se dispõe a dar a ajuda financeira necessária aos pequenos empreendedores – desde que eles sejam convencidos de suas ideias. O nome vem do fato dos investidores serem “tubarões” dos negócios, coisa que Camila Farani com certeza é. No programa, além dela, estão também presentes Carlos Wizard (ex-presidente do grupo Multi Educação e presidente atual do grupo Mundo Verde), João Appolinário (fundador da Polishop), Cris Arcangeli (pioneira no ramo de cosméticos), Robinson Shiba (dono da rede China In Box) e Sorocaba (da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba).

Ademais da presença no reality show, Camila Farani também realiza palestras por todo o país, tendo palestrado para mais de 30 mil pessoas ao longo de sua carreira. Ela faz apresentações sobre diversos assuntos, como inovação, empreendedorismo feminismo, intraempreendedorismo e, claro, investimento-anjo. Entre seus muitos clientes, os mais notáveis são o Facebook, o Sebrae, o Fiesp e a Harvard Business Review.

Gostou da história de Camila Farani? Que tal começar a pensar em se tornar um empreendedor?

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Empreendedores de Sucesso: Camila Farani
Escrito em: 16/03/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

3 Comentários

  1. Carolina

    Excelente empresária, muito legal a história dela. Tenho a curiosidade de saber o signo de Camila Farani. Obrigada.

    Responder
  2. Eduardo Barbosa

    Boa noite a todos, gosto muito de ver a Camila no programa, bem meu nome é Eduardo Barbosa e tenho uma frangaria junto com minha esposa Patricia.
    Temos este empreendimento faz 12 meses, estamos indo, fazemos frango assado na brasa, no bafo e com temperos feitos por nós, gostaria muito de ter a oportunidade de enviar um destes frangos que acompanha batatas assadas da mesma forma e uma farofa feito com miudos e bacon,quero que sintam o sabor diferenciado, mesmo depois de alguns dias, este frango conserva o aroma e o sabor, agradeço muito.

    Eduardo Barbosa
    Sem Reserva Frangaria

    Responder
    • eGestor

      Boa tarde, Eduardo!
      Muito legal sua iniciativa, mas não possuímos vínculo com a Camila Farani, apenas escrevemos o post falando sobre o sucesso desta grande empreendedora.
      Um abraço e bons negócios!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....