5 livros que todo empreendedor de sucesso deve ler

A cada novo dia, o mundo acompanha o surgimento de milhares de empresas com propostas diferentes, formas inovadoras de lidar com os negócios e gestores simplesmente apaixonados por suas organizações. E quem nunca pensou, pelo menos por um segundo, em transformar uma ideia genial em realidade, não é verdade?

Aquele sonho de criança guardado na memória, um projeto revolucionário que surgiu no meio de uma reunião com colegas de trabalho, uma proposta inovadora que pode vir a trazer benefícios a um grande número de pessoas: concretizar essas ideias pode, sim, parecer uma tarefa extremamente difícil para os que não possuem o know-how do negócio. Mas é preciso ter muita calma nessa hora, porque é buscando as fontes certas que se começa a engatinhar.

Seja você um idealizador de primeira viagem ou um empresário experiente, que acredita que a leitura é a melhor forma de adquirir conhecimento, acompanhe agora mesmo nossa listinha das 5 obras que todo empreendedor de sucesso deve ler e corra já para a livraria mais próxima! Então vamos lá?

Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar, de Sheryl Sandberg

A atual CEO do Facebook escreveu um livro de fácil leitura que aborda um tema delicado e cada dia mais debatido no mundo do negócios: a força feminina nos cargos de liderança. A princípio pode até parecer uma obra especificamente direcionada ao público feminino, mas não se deixe enganar, porque esse título também é indicado aos empreendedores homens, que são constantemente desafiados a lidar, de forma justa e sensata, com os desafios e as questões relacionadas a gênero no ambiente de trabalho.

Investidor anjo: guia prático para empreendedores e investidores, de Cassio Spina

O responsável pela Anjos do Brasil, organização que busca fomentar o investimento em empreendimentos inovadores, apresenta nesse livro um guia de como fazer para obter investimentos para seu negócio. Com mais de 25 anos de experiência como empreendedor, Cassio Spina oferece todas as informações necessárias ao novo empresário, explicando e exemplificando as melhores formas de captar e efetivar esses investimentos, além de apontar os cuidados necessários para superar os obstáculos que possam vir a surgir no meio do caminho.

Adapte-se: o sucesso começa sempre pelo fracasso, de Tim Harford

Ainda sem tradução para o português brasileiro — mas já com uma tradução portuguesa disponível —, o livro do inglês Tim Harford fala, de forma super fácil e clara, sobre uma das coisas que podem fazer com que um negócio de grande potencial não vá para frente: o temido fracasso. Harford destaca a importância do fracasso como mecanismo motivador e incentiva a adaptação de nossas práticas diárias por meio da técnica de tentativa e erro, possibilitando, assim, a transformação do fracasso em uma postura de sucesso.

O livro negro do empreendedor: depois não diga que não foi avisado, de Fernando Trias de Bes

Muitas vezes, técnica e competência simplesmente não são o suficiente para que um negócio obtenha sucesso. Mas qual o segredo então? Pois o caminho é aprender com a experiência, modificando seus relacionamentos de acordo com esses aprendizados. Com uma abordagem similar ao livro de Harford, a obra de Trias de Bes trata das razões que fazem com que muitos empreendedores não levem adiante suas ideias, acabando por falharem em alcançar seus objetivos. Aprender com os erros alheios é melhor que errar você mesmo, não concorda?

Startup weekend: como levar uma empresa do conceito à criação em 54 horas, de Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat

Partindo-se da premissa de que uma empresa pode ser criada completamente do zero em apenas 54 horas, os autores apresentam um livro recheado de histórias reais e exemplos práticos que servem de inspiração para qualquer empreendedor. O livro surgiu por meio da realização de eventos em que empreendedores de diversos segmentos se reuniram para mergulhar na cultura empresarial a fim de trocar ideias, debater projetos, construir equipes e, ao final, efetivamente criarem uma startup. Os resultados apresentados nesses eventos serviram de base para a construção do livro, o que faz com que a leitura seja ainda mais interessante, uma vez que a inspiração vem diretamente de histórias reais e totalmente possíveis.

Como a busca pelo conhecimento nunca é demais, certamente sendo muito importante para você aprimorar suas ideias brutas e construir uma mente mais aberta às novidades, que tal dar uma olhadinha nessas referências? Gostaria de sugerir outras obras e enriquecer nossa seleção? Comente aqui e divida suas dicas e impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br