Estamos o tempo todo tentando aprender mais e nos profissionalizarmos em diversos pontos. Para um empresário, questões administrativas e empresárias estão sempre na pauta. Mas as vezes queremos apenas uma distração, não é mesmo? E se essa distração pudesse ensinar algo? Pensando nisso, selecionamos 14 séries que podem te ensinar algo e ainda são divertidas! Confira:

1. “O Sócio” (“The Profit”)

O ‘O Sócio‘, é uma série estilo reality show. Estrelando Marcus Lemonis, a série mostra empresas que estão com seus negócios a beira da falência e como o empresário pode ajudá-las. Usando esse formato, cada episódio mostra uma empresa que conta com Marcus para ajudar a sair da crise que se encontram.

O processo de envolvimento de Lemonis acontece com o investimento do empresário. Esse investimento é tanto pessoal como financeiro. Assim, ele se encontra envolvido diretamente com o que acontece com a empresa, transformando tudo que é necessário.

Cada episódio tem uma hora de duração e cada temporada possui uma quantidade de episódios diferente da outra. A série é exibida pela CNBC e no Brasil pelo History Chanel. Atualmente conta com 6 temporadas completas e foi renovada para a 7ª, sem previsão de retorno dos episódios. 

Como O Sócio pode me ajudar?

O Sócio é uma série essencial para o empreendedor. Como um empresário de sucesso que é, Marcus acaba vendo algumas questões que os empreendedores que precisam de ajuda não veem. Dessa forma, com uma visão de fora, o dono da empresa entende que muitas vezes é necessário buscar um novo meio de entender a empresa.

E, é somente quando se avalia a empresa em todos os âmbitos e se entende realmente o que ela precisa e que é possível que você esteja fazendo algo errado, que ela pode voltar ao caminho que deveria estar. Além disso, ficamos ansiosos para ver os resultados que Marcus pode trazer as novas empresas, assim, tendo idéias e insights sobre o que se pode fazer em uma empresa.

2. House of Cards

House of Cards é uma produção da Netflix, cuja primeira temporada estreou no dia 1º de fevereiro de 2013 na plataforma. Ao longo da série podemos ver a história de Frank Underwood e sua esposa, Claire Underwood. Ambos possuem uma sede de poder imensa e são capazes de tudo para conseguir chegar onde querem. No caso de Frank, esse lugar é a presidência dos Estados Unidos.

Conforme a série vai tomando sua forma e fazendo sua fama, os personagens crescem e se envolvem em esquemas cada vez mais perigosos e até ilegais. Em novembro de 2018 a série chegou ao seu fim na 6ª temporada. 

Por ser uma criação da Netflix, a série pode ser vista através da plataforma.

Como House of Cards pode me ajudar?

Esse é mais um dos vários exemplos do que não se deve fazer. Apesar de passar a ideia de que se deve buscar o que se quer, os personagens recorrem a meios ilegais (o que não se deve fazer!) para isso.

Mas, uma das maiores mensagens que a série pode passar é que é extremamente importante lembrarmos que negociações podem trazer bons resultados. Na escalada dos personagens para o sucesso, eles fazem alianças e entram em um jogo de poder e influência.

Podemos identificar também a necessidade de um pensamento estratégico. Mais uma vez, apesar de recorrer a método ilegais em diversos momentos, Frank traça todo seu plano antes de agir.  

3. Suits

O episódio piloto de Suits, série exibida e produzida pela USA Network, estreou em 2011. Hoje, após quase 8 anos de exibição, a série se encontra em sua temporada final. Produzida nos Estados Unidos, Suits conta a história de Mike e Harvey e a rotina de um escritório de advocacia em Nova York.

Mike apesar de não ter terminado a faculdade (já que foi pego em atividades ilícitas), consegue um emprego em uma das maiores e melhores firmas de advocacia da cidade. Por possuir um talento natural, memória fotográfica e um grande conhecimento de legislação, ele começa a trabalhar com Harvey, o sócio de um dos maiores escritórios dos Nova York. Essa relação os leva a colher bons frutos, apesar dos riscos que tomam.

As primeiras 8 temporadas da série já se encontram no site da emissora e na Netflix. O nona e última temporada será lançada dia 17 de julho de 2019 e pode ser vista pelo seu canal original.

Como Suits pode me ajudar?

Apesar de o personagem principal da série estar infringindo a lei, devemos sempre lembrar que esta é apenas uma série de ficção. Ao fazer a análise do que realmente é importante na série e o que deveríamos trazer para a realidade, vemos o que Harvey faz. 

E o que Harvey faz é correr riscos. Muitas vezes, não arriscamos por medo de fracasso. Mas sem arriscar, não se vê resultados. Também podemos ver que existem possibilidades onde não enxergamos ou não damos chances.

4. Shark Tank

Ao contrário das demais e assim como O Sócio, Shark Tank mostra pessoas e empresas reais. O intuito da série é de que empresário que estão começando sua jornada convençam magnatas a investir em seu negócio ou projeto. A cada episódio temos alguém fazendo sua apresentação na esperança de que um dos empresários invista em sua ideia.

A série original conta com 10 temporadas e foi renovada para uma 11ª. Seu sucesso foi tanto que até uma versão brasileira foi criada. A Shark Tank Brasil conta com a presença de grandes nomes do empreendedorismo, como João Appolinário, Cristiana Arcangeli, Robinson Shiba, Sorocaba, Carlos Wizard Martins e Camila Farani. A série brasileira tem 3 temporadas e foi renovada para uma 4ª.

A série original pode ser vista no site da ABC e Shark Tank Brasil pode ser assistida pelo site da Sony.

Como Shark Tank pode me ajudar?

Shark Tank mostra o que fazer, seja em questão de buscar investimento como buscar investidores. Um dos fatores que mais importa não é a ideia e sua genialidade, mas sim, sua apresentação e como você a vende.

5. Breaking Bad

Considerada uma das melhores séries dos últimos tempos, Breaking Bad começa quando o brilhante professor de química, Walter White, descobre um câncer de pulmão. Ao correr da série, vemos o que ele escolhe fazer para que sua família tenha condições financeira caso ele sucumba a sua doença. E isso que faz essa história ser tão genial.

O que Walter acaba fazendo para ajudar sua família financeiramente não é bem uma escolha. O ex professor de química vê uma oportunidade de fazer muito dinheiro produzindo drogas, mais precisamente, metanfetamina. Com a ajuda de Jesse Pinkman, como vendedor e Saul Goodman como advogado, Walter White começa a produzir e comercializar a melhor droga do mercado. O problema é que isto pode trazer diversas consequências para sua pacata vida.

A série teve seu episódio piloto exibido em 20 de janeiro de 2008 pela AMC e seu último episódio foi ao ar 29 de setembro de 2013. Esse episódio final, chamado Felina, bateu recordes de audiência, com cerca de 10,3 milhões de telespectadores.

As 5 temporadas da série ganhadora de 16 Emmys estão disponíveis no site da emissora e na Netflix.

Como Breaking Bad pode me ajudar?

A série pode ser um pouco contraditória em questões de princípios. Nela, torcemos para que o traficante se dê bem no final, o que (normalmente) não acontece na vida real. Mas não é esse o ensinamento que devemos tirar, e sim, de que como ter o melhor produto não significa nada se não há nenhum plano.. Principalmente de venda.

Apesar de se tratar de um tema polêmico, podemos identificar vários desafios que um empresário tem. Eles vão desde concorrência até a qualidade de produção. Dessa forma, se identifica a necessidade de atenção ao negócio.

6. Mad Men

Ao decorrer dos 8 anos em que a série foi ao ar, Mad Men focou na história de Don Draper, o melhor publicitário da Sterling Cooper, agência de publicidade localizada no centro de Nova York. Acontecendo nos anos 60, podemos identificar a mudança de diversos valores e princípios que ocorre na época, principalmente em uma cidade grande, considerada a frente de seu tempo

Com seu foco na agência publicitária, podemos ver várias marcas que eram grandes nos anos 60 e perduram até hoje. Assim, além de podermos ver os diversos temas, como sexismo e assédio, é possível ter uma visão mais ampla de como as coisas funcionavam com grandes empresas. Podendo também, ter inúmeras dicas de marketing.

A série conta com 7 temporadas de 13 episódios de uma hora cada. Ela pode ser assistida no site da emissora e na Netflix.

Como Mad Men pode me ajudar?

Por mais que pareça que uma série situada nos anos 60 não tenha muito a ensinar sobre a realidade, Mad Men mostra outra verdade. Por se tratar de uma agência de publicidade, é possível pegar várias dicas de marketing.

Além disso, assim como House of Cards, nos mostra a importância de alianças e de como a relação de poder é importante. Vendo como eram feitas as propagandas há tantos anos atrás, analisamos claramente a evolução do pensamento do empresário e como o pensamento e a cultura influenciam na hora de fazer a propaganda de uma empresa.

7. The Office (US)

A comédia que teve seu início em 2013 é mais um manual do que não se deve fazer no ambiente de trabalho. Estrelada por Steve Carrel, The Office mostra o dia a dia de uma fábrica que produz e distribui papel. Por ser uma comédia, a série mostra diversos acontecimentos que parecem ser improváveis de acontecer em uma empresa. Mas a realidade é que sim, acontecem.

O personagem de Steve Carell é um chefe de escritório que acredita ser um grande líder, enquanto seus funcionários caçoam dele. Mostrando ações que não devem ser repetidas no mundo real. 

A série é uma produção da NBC e conta com 9 temporadas. Ela foi finalizada em sua 9ª temporada em 2013. Pode ser assistida pela Amazon Prime Video.

Como The Office pode me ajudar?

Mais voltada para o exemplo do que não se deve fazer, The Office traz diversos ensinamentos. Pensando pelas ações do personagem de Steve Carell, identifica-se o perfil de chefe que ninguém deve ser. E, vendo as reações de seus funcionários, entendemos claramente o porquê. 

Em um primeiro momento é possível que passe em nossa mente que as situações da série são absurdas e não acontecem. Mas elas acontecem, mesmo o público sabendo que elas são incoerentes com o ambiente de trabalho. Assim, é possível identificar ações ou reações que nem o chefe, nem o funcionário deve ter. 

8. Silicon Valley

O nome da série já diz muito sobre ela. A comédia americana que teve seu início em 2014 conta a história de programadores que devem tomar uma decisão extremamente importante: vender seu projeto por milhões e perder o valor que ele pode gerar futuramente, ou aceitar um investimento e assumir todos os riscos que vem com ele.

Silicon Valley é uma produção da HBO que conta com 5 temporadas e foi renovada para uma 6ª. Cada temporada tem de 8 a 10 episódios, que tem em torno de 30 minutos cada. Ela pode ser assistida pelo site da emissora.

Como Silicon Valley pode me ajudar?

Assim como Shark Tank, a série pode ensinar muito sobre investimentos. Os seis jovens da série devem tomar diversas decisões e aprender muito sobre investimentos. Os primeiros ensinamentos começam quando eles devem procurar um investidor, assim, precisando entender como vender a ideia. 

O que vem depois também requer muito ensinamento e conhecimento. Quando se consegue um investidor, além da responsabilidade de fazer o negócio funcionar, também há responsabilidade com quem investe. Dessa forma, é necessário todo um planejamento e uma gestão impecável.

9. Gigantes da Indústria (The Men Who Built America)

The Men Who Built America, ou Gigantes da Indústria é uma minissérie produzida pelo History Channel. Em formato docudrama, ou seja, ficção e documentário, a minissérie conta a história dos grandes nomes da indústria e como eles fizeram suas empresas e negócios chegarem onde estão hoje.

Compostas de quatro episódios de uma hora cada, são contadas as biografias de Cornelius Vanderbilt, John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, JP Morgan, Thomas Edison e Henry Ford. Além da trajetória de como eles transformaram a indústria, vemos dados e ideias que revolucionaram a sociedade moderna.

Como Gigantes da Indústria pode me ajudar?

Se há alguém com quem podemos aprender algo, são os grandes nomes da indústria. Henry Ford, por exemplo, inovou o processo de montagem de automóveis e é uma das maiores empresas automobilísticas no mundo todo até hoje. Isso fez dele um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.

Entender como alguém cria algo e consegue transformar em uma empresa se sucesso por tantos anos é base para quem quer empreender. Ainda mais se lembrarmos que esses nomes viveram há mais 200 anos atrás e conseguiram inovar e construir as maiores indústrias do mundo, nos mais diversos setores.

10. Game of Thrones

A grande produção da HBO é considerada, assim como Breaking Bad, uma das melhores séries da atualidade. Atualmente em sua temporada final, a série conta a história fictícia de Westeros e Essos e a guerra para conquistar o trono. 

Baseada nos livros de George R. R. Martin, Game of Thrones é uma série imprevisível que conta com intrigas e planejamentos políticos de diversas partes do continente para a conquista do trono de ferro.

As 7 temporadas da série e os novos episódios da 8ª podem ser vistos através do site da emissora ou do canal pago.

Como Game of Thrones pode me ajudar?

Uma das séries mais imprevisíveis dos últimos tempos nos mostra o quanto o planejamento e o networking pode te colocar a frente. Pode ser considerado engraçado citar uma série tão diferente para adquirir conhecimento sobre empreendedorismo, mas se trouxermos os ensinamentos para a vida real, fica quase óbvio como as coisas funcionam.

Num mundo onde existem dragões e as mensagens são levadas por corvos, ser reconhecido por todos os lados é um grande avanço. Mas isso requer muito planejamento e conhecimento. Podemos fazer uma comparação entre os personagens principais com as empresas. Eles buscam realizar sua propaganda para conquistar o trono, enquanto as empresas fazem o mesmo para conquistar o cliente.

11. GirlBoss

Girlboss conta a história real de Sophia Amoruso, a fundadora da loja que foi considerada uma das “empresas de crescimento mais rápido”, a Nasty Gal. A história começa quando Sophia perde seu trabalho e, ao fazer compras em um brechó, descobre que vender roupas online pode levá-la ao sucesso.

A série foi cancelada logo em sua primeira temporada, mas ainda assim é possível ver o grande crescimento que Sophia teve. Ainda mais se pensarmos em onde ela chegou, com tão pouca idade e pouco conhecimento.

Os 13 episódios, de 30 minutos cada, estão disponíveis na Netflix.

Como Girlboss pode me ajudar?

Como uma menina de 22 anos, ainda sem formação nenhuma, consegue criar empresa que foi considerada uma das ‘empresas de crescimento mais rápido’? E ser considerada uma das mulheres mais ricas do mundo que fez sua fortuna por conta própria? Com certeza temos muito a aprender com Sophia Amoruso.

Enquanto existem diversas críticas a série, a mesma inicia com “A seguir uma releitura livre de eventos verdadeiros. Muito livre.”. Isso apenas quer dizer que ainda que o intuito seja mostrar a história da grande empresária, algumas partes da história não são baseadas em fatos reais. 

Em diversos momentos a série foca na dificuldade de ser uma jovem empresária, num mundo novo, como era o da internet. E ainda, como foi trabalhoso encontrar o seu lugar e mostrar que apesar de jovem, Sophia tinha muita vontade e sabia o que estava fazendo. 

12. Undercover Boss (O Chefe Espião)

Criada pela CBS em 2010, Undercover Boss, ou O Chefe Espião, é uma série como O Sócio e Shark Tank, em formato reality show. O objetivo da série é que chefes e donos de empresa se disfarcem de funcionários para avaliar sua empresa de outro modo. Eles entram como novos funcionários e tem contato, principalmente, com os setores que têm os trabalhos de base.

A série conta com 9 temporadas, com episódios de uma hora cada e foi renovada para uma décima temporada, mas sem previsão de retorno. E os episódios podem ser vistos no site da emissora.

Como O Chefe Espião pode me ajudar?

Ainda que em muitos episódios e em muitas empresas as coisas não deem certo, podemos tirar um grande ensinamento da série. Não adianta a empresa crescer se não existe contato e nem conhecimento de como ela funciona. É claro que em empresas grandes esse contato se torna mais escasso, mas ainda assim, é imprescindível saber o que se passar ali dentro.

Ao realizar trabalhos que já não faziam há muito tempo, ou que nunca fizeram, os chefes disfarçados acabam aprendendo diversas lições. Muitos retornam a suas origens e entendem o quanto o dinheiro, sucesso e poder podem subir a cabeça.

13. Chef’s Table

Mais focada no ramo da gastronomia, a série da Netflix Chef’s Table conta com grandes nomes da culinária mundial. A série tem formato documental e mostra como é o dia a dia destes renomados cozinheiros. Ao longo de suas 6 temporadas, temos os desafios pelos quais eles passam e como ultrapassá-los.

As 6 temporadas da série podem ser vistas na Netflix.

Como Chef’s Table pode me ajudar?

É possível pensar que essa seria uma boa dica apenas para quem tem restaurantes, mas não é. A série traz diversas dicas de como é cuidar de um restaurante, mas também, sobre os desafios que um empresário encontra diariamente. Estas dicas vão desde o financeiro de um negócio, até o tratamento dos funcionários. 

14. Narcos

Uma das séries mais comentadas de autoria da Netflix é Narcos. Assim como Girlboss, a série conta a história de vida de uma pessoa real. Só que dessa vez, a história é de um dos maiores traficantes do mundo, Pablo Escobar.

Ao longo de 3 temporadas, a série mostra como Pablo Escobar virou um chefão do tráfico e conseguiu transformar o cartel como um dos maiores do mundo. Isso tudo na visão dos policiais que o perseguiam. 

As únicas três temporadas da série estão na Netflix (mas você pode ver Narcos: México, o spin off que conta a história de Miguel Ángel Félix Gallardo, o El Padrino).

.

Como Narcos pode me ajudar?

Assim como Girlboss, Narcos é uma série de ficção, mas baseada em fatos reais. E, assim como Breaking Bad, os ensinamentos não devem ser levados ao pé da letra. Até porque o final não é nada bom. Mas, ao longo da série, podemos ver o que o poder faz com a cabeça de quem não está preparado.

Pablo Escobar se tornou um dos maiores traficantes gerenciando um dos maiores cartéis de drogas do mundo. E, apesar de ser completamente errado, é algo impressionante. Ainda mais se levarmos em conta o seu pouco conhecimento de administração e gestão.

Considerações finais

Agora que você sabe um pouco mais sobre quais série deve ver e como elas podem lhe ajudar, basta assistir e implementar os novos ensinamentos em sua empresa!

É importante salientar que o eGestor não incita ou incentiva nenhuma atividade ilícita. As séries citadas são obras de ficção e os ensinamentos retirados delas são apenas para conhecimento e um possível melhoramento na gestão da sua empresa.

Teste o eGestor gratuitamente durante 15 dias!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br