laboratório análises clínicas

Dar início a um empreendimento como um laboratório de análises clínicas significa montar uma empresa que será responsável por proporcionar resultados de exames realizados por médicos. Isto é, trata-se de um tipo de negócio que tem uma grande responsabilidade tanto com os médicos, quanto com os pacientes, pois os resultados desses exames são determinantes na escolha de um tratamento ou acompanhamento médico.

As análises clínicas são desenvolvidas a partir do estudo de substâncias, que coletam dados e apontam para o diagnóstico referente ao estado de saúde do paciente. Portanto, o laboratório de análises clínicas é o responsável por apontar os diagnósticos referentes a exames de sangue, de urina e de fezes, entre outros. De acordo com as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as análises clínicas devem ser realizadas por profissionais específicos, como biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos e médicos patologistas clínicos.

Quer saber como montar um laboratório de análises clínicas? Confira todas as dicas e informações sobre o assunto, que temos para você neste artigo!

Veja abaixo:

Como abrir um laboratório de análises clínicas?

Como citado anteriormente, para abrir um laboratório de análises clínicas é preciso estar entre os profissionais da saúde que têm formação para atuar no setor. Depois, é preciso investir nos equipamentos e substâncias utilizadas nas análises, além do investimento em um ponto comercial com localização estratégica para atender ao seu público-alvo. Nesse sentido, é importante que a localização seja de fácil acesso aos consumidores dos seus serviços.

Outro aspecto importante do negócio é atender as exigências da Anvisa, que é o órgão responsável por fiscalizar as atividades dos laboratórios de análises clínicas. Afinal, para que você possa oferecer o melhor atendimento e serviços de confiança, é essencial estar em conformidade com o padrão de qualidade. Além disso, é preciso investir em ações de marketing e propaganda, para atingir o seu público-alvo, e adotar um sistema de gestão eficiente para não perder o controle do negócio.

Ebook Crescimento Empresarial

Como funciona um laboratório de análises clínicas?

Com a função de apontar o resultado de exames de sangue, urina e fezes, entre outros, um laboratório de análises clínicas funciona a partir do trabalho do bioquímico, médico ou farmacêutico, que se utiliza de equipamentos e substâncias para efetuar a análise. Em seguida, o laboratório é o responsável por entregar os resultados dos exames, como hemograma, diabetes, ureia e colesterol, ao solicitante dos serviços.

Para que o seu laboratório de análises clínicas tenha um funcionamento adequado, portanto, é preciso estar atento ao controle do estoque de produtos e substâncias e ter o controle total sobre o número de exames e análises. Dessa forma, é essencial ter um sistema de gestão organizada e equilibrada, a fim de evitar problemas como: falhas em resultados de exames, atrasos na entrega dos resultados e outros transtornos que podem afetar e causar prejuízos para o seu negócio.

Como gerenciar um laboratório de análises clínicas da maneira certa?

Como você pôde notar nos tópicos anteriores, é preciso desempenhar uma série de atividades, enquanto gestor do negócio, se o objetivo é ter um laboratório de análises clínicas reconhecido e lucrativo. Por isso mesmo, é primordial adotar um sistema de gestão para não perder o controle do número de análises realizadas, conhecer o público-alvo e não ter prejuízos, que podem não apenas afetar o financeiro, como também podem afetar a imagem do laboratório.

Ou seja, antes mesmo de abrir o laboratório de análises clínicas é preciso ter um planejamento. Enquanto responsável pelo funcionamento adequado do negócio, você precisa estar atento a todas as atividades e informações da sua empresa, além do atendimento ao público e a coleta de exames que vão para a análise clínica. Devido a essas características, hoje a maioria dos laboratórios de análises já investe em softwares e sistema de gestão automatizada.

De que forma um sistema de gestão on-line pode ajudar no laboratório de análises clínicas?

Com um programa de gestão que é responsável por cuidar do administrativo e do financeiro do seu laboratório, é possível ter muito mais tempo para se dedicar ao seu público-alvo e à eficiência das análises clínicas, além de maior organização e controle do negócio. Isto é, você não precisa perder horas importantes de trabalho fazendo relatórios e/ou contando o estoque, entre diversas outras atividades, pois o sistema faz isso por você e em poucos cliques.

Com um sistema de gestão on-line, como o eGestor – ERP On-line, por sua vez você tem ainda mais benefícios, já que o programa não precisa ser instalado no computador e pode utilizado em qualquer lugar com acesso à internet, a partir de PC, tablet ou smartphone. O ERP on-line dispõe de recursos que permitem a otimização do tempo de trabalho e maior controle da situação do seu negócio, como: Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Controle de Vendas de Produtos e Serviços, Controle do Estoque, Nota Fiscal Eletrônica e Emissão de Relatórios.

Qual é a importância da gestão otimizada?

A gestão de qualidade é o que permite que o seu negócio cresça e se torne competitivo no mercado em que atua. Como aponta o Sebrae, a maioria das micro e pequenas empresas que precisa fechar as suas portas antes de completar três anos de vida sofrem com os transtornos decorrentes da má gestão.

Cuidar de todas as atividades, financeiras e administrativas, de um laboratório de análises clínicas é algo complexo e que precisa de um sistema de gestão simples e inteligente. Não é à toa que a maioria das empresas do setor preferem investir em softwares e ERP, como o eGestor, para obter controle total do negócio de forma eficiente e rápida, poupando horas de trabalho.

Conheça o eGestor e faça um teste gratuito por meio do site do sistema de gestão!

Esse artigo foi útil para você? Envie-nos um feedback com a sua opinião, sugestão e/ou crítica!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br