ótica

Começar um negócio próprio, independente do setor ou do cenário econômico nacional, exige muita pesquisa e atenção. No caso de uma Ótica, além desses cuidados, também é preciso ficar atento à legislação específica e aos procedimentos técnicos, pois antes mesmo dos benefícios de ordem estética, ela deve prezar pela saúde ocular e bem estar geral de seus clientes.

As óticas trabalham na montagem de lentes e armações, seguindo as orientações prescritas por um médico oftalmologista, em atendimento ao Artigo 39 do decreto de número 20.931/32. Comercializam também armações em geral, óculos de sol e lentes de contato.

Existem as Óticas “básicas” e as chamadas “plenas”. Seguindo conceito do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, são consideradas “plenas” aquelas que, além das atividades básicas (montagem, venda, fabricação própria ou terceirizada de óculos de grau ou de sol) também disponham de estrutura para exames optométricos e comercializem lentes de contato.

Planeje bem para fazer melhor!

Antes de tudo, é preciso estudar os produtos, o mercado e o público-alvo. Como anda a demanda na região? Observe os negócios que já funcionam na área e os serviços oferecidos. Identificando eventuais “lacunas”, você terá condições de criar os diferenciais e as estratégias de sua loja.

Dê preferência para abrir seu negócio num lugar onde haja grande circulação de pessoas ao longo do dia. Uma boa dica são os centros comerciais, farmácias e áreas hospitalares, onde são maiores as oportunidades para venda de óculos e lentes.

Mas logo de saída, é bom saber que são necessários investimentos consideráveis em produtos e equipamentos especializados, tais como lensômetro, aquecedor de areia, máquina facetadora, lixadeiras de lentes, polidora, espelhos de balcão, entre outros instrumentos e insumos. O capital inicial para se abrir um estabelecimento de porte pequeno pode chegar à R$ 50.000,00. Além disso, até a formação de clientela e o capital de giro, será preciso uma reserva para eventuais gastos não previstos antes da abertura.

Isso posto, o ato de abertura se dá com o registro em órgãos como a Junta Comercial e a Receita Federal. Também é preciso cadastro na Secretária da Fazenda e no órgão competente do Município, além do atendimento às normas do Sindicato da categoria.

Depois de abrir as portas, não se esqueça de que a propaganda não se limita à placa na fachada da loja. Reserve uma verba para investimento em publicidade (panfletos, cartões, informativos e campanhas sobre saúde ocular são uma boa!), em especial no primeiro ano de atividade.

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Cuidados especiais

A parceria com bons fornecedores é um ponto fundamental para o sucesso de uma Ótica. Não saia comprando logo os primeiros óculos e armações que encontrar! Pesquise várias opções de produtos e fornecedores, até estabelecer uma parceria. Assim como você, eles devem acompanhar constantemente as tendências do mercado e da moda, para que os produtos de sua loja tenham ótima aceitação e não fiquem “encalhados”. Também fique atento(a) ao que diz o Código de Defesa do Consumidor, verificando se os itens adquiridos tem qualidade compatível com as normas. É essencial que o lojista observe os estilos mais procurados pelos clientes, sem com isso deixar de atendê-los também quanto às necessidades ligadas à saúde ocular.

Em sua Ótica, você terá de contar com funcionários bem treinados, que além de atenderem bem, leiam corretamente as prescrições do médico oftalmologista ou optometrista, e compreendam as necessidades reais dos clientes, orientando adequadamente as compras. Eles também devem estar atualizados quanto às armações; ao que está mais na moda no momento. Considerando a enorme quantidade de modelos, cores e tamanhos disponíveis, o atendente hoje em dia é quase um consultor em matéria de estilo.

Além de bons funcionários e equipamentos de qualidade, você deve investir no mobiliário de sua loja, que deve ser moderno e atraente, agregando valor ao novo empreendimento. Isso também se aplica às vitrines e a iluminação, que devem ser chamativas; aos balcões de atendimento e aos espelhos, que devem ser amplos para oferecer conforto aos clientes. Esses itens irão compor a identidade visual de sua Ótica.

Outra questão a se avaliar são os riscos que envolvem esse tipo de negócio. E eles vão além da concorrência propriamente dita. Em períodos de crise econômica, por exemplo, as pessoas podem se sentir mais tentadas a comprar óculos de qualidade inferior em feiras e mercados, além de passar um longo tempo mantendo as mesmas armações. Também há o problema da pirataria. Mesmo sendo proibido, são comercializados informalmente uma grande quantidade de armações, óculos solares e de grau, com preços baixos e danos incalculáveis para a saúde ocular das pessoas.

Automação de processos: eficiência com inteligência

A má gestão e o desperdício talvez sejam os maiores inimigos de qualquer negócio. Em se tratando de Óticas, não é diferente. A automação dos processos é importantíssima, seja para aqueles que possuem laboratório próprio, visando ampliar sua competitividade, seja para os estabelecimentos que trabalham com laboratórios terceirizados.

Ao utilizar um software de gestão, o empresário é capaz de controlar, por meio do computador, os estoques de produtos, os pedidos e o status das vendas realizadas. O gerenciamento apropriado de seu negócio, com o suporte de um software de gestão empresarial, reduz a probabilidade de erros no controle dos processos e dos insumos, além de fornecer subsídios para tomada de decisões estratégicas e expansão futura do empreendimento.

O eGestor é um excelente exemplo de sistema eficiente para automação de processos. Trata-se de um software empresarial que não requer instalação na máquina (é acessado online) e funciona em todo sistema operacional. A partir de seu computador, tablet ou celular você poderá fazer a gerenciamento de seu negócio, esteja onde estiver!

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Escrito por eGestor
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