Começar um negócio próprio, independente do setor ou do cenário econômico nacional, exige muita pesquisa e atenção. No caso de uma Ótica, além desses cuidados, também é preciso ficar atento à legislação específica e aos procedimentos técnicos, pois antes mesmo dos benefícios de ordem estética, ela deve prezar pela saúde ocular e bem estar geral de seus clientes.
As óticas trabalham na montagem de lentes e armações, seguindo as orientações prescritas por um médico oftalmologista, em atendimento ao Artigo 39 do decreto de número 20.931/32. Comercializam também armações em geral, óculos de sol e lentes de contato.
Existem as Óticas “básicas” e as chamadas “plenas”. Seguindo conceito do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, são consideradas “plenas” aquelas que, além das atividades básicas (montagem, venda, fabricação própria ou terceirizada de óculos de grau ou de sol) também disponham de estrutura para exames optométricos e comercializem lentes de contato.
Planeje bem para fazer melhor!
Antes de tudo, é preciso estudar os produtos, o mercado e o público-alvo. Como anda a demanda na região? Observe os negócios que já funcionam na área e os serviços oferecidos. Identificando eventuais “lacunas”, você terá condições de criar os diferenciais e as estratégias de sua loja.
Dê preferência para abrir seu negócio num lugar onde haja grande circulação de pessoas ao longo do dia. Uma boa dica são os centros comerciais, farmácias e áreas hospitalares, onde são maiores as oportunidades para venda de óculos e lentes.
Mas logo de saída, é bom saber que são necessários investimentos consideráveis em produtos e equipamentos especializados, tais como lensômetro, aquecedor de areia, máquina facetadora, lixadeiras de lentes, polidora, espelhos de balcão, entre outros instrumentos e insumos. O capital inicial para se abrir um estabelecimento de porte pequeno pode chegar à R$ 50.000,00. Além disso, até a formação de clientela e o capital de giro, será preciso uma reserva para eventuais gastos não previstos antes da abertura.
Isso posto, o ato de abertura se dá com o registro em órgãos como a Junta Comercial e a Receita Federal. Também é preciso cadastro na Secretária da Fazenda e no órgão competente do Município, além do atendimento às normas do Sindicato da categoria.
Depois de abrir as portas, não se esqueça de que a propaganda não se limita à placa na fachada da loja. Reserve uma verba para investimento em publicidade (panfletos, cartões, informativos e campanhas sobre saúde ocular são uma boa!), em especial no primeiro ano de atividade.
Cuidados especiais
A parceria com bons fornecedores é um ponto fundamental para o sucesso de uma Ótica. Não saia comprando logo os primeiros óculos e armações que encontrar! Pesquise várias opções de produtos e fornecedores, até estabelecer uma parceria. Assim como você, eles devem acompanhar constantemente as tendências do mercado e da moda, para que os produtos de sua loja tenham ótima aceitação e não fiquem “encalhados”. Também fique atento(a) ao que diz o Código de Defesa do Consumidor, verificando se os itens adquiridos tem qualidade compatível com as normas. É essencial que o lojista observe os estilos mais procurados pelos clientes, sem com isso deixar de atendê-los também quanto às necessidades ligadas à saúde ocular.
Em sua Ótica, você terá de contar com funcionários bem treinados, que além de atenderem bem, leiam corretamente as prescrições do médico oftalmologista ou optometrista, e compreendam as necessidades reais dos clientes, orientando adequadamente as compras. Eles também devem estar atualizados quanto às armações; ao que está mais na moda no momento. Considerando a enorme quantidade de modelos, cores e tamanhos disponíveis, o atendente hoje em dia é quase um consultor em matéria de estilo.
Além de bons funcionários e equipamentos de qualidade, você deve investir no mobiliário de sua loja, que deve ser moderno e atraente, agregando valor ao novo empreendimento. Isso também se aplica às vitrines e a iluminação, que devem ser chamativas; aos balcões de atendimento e aos espelhos, que devem ser amplos para oferecer conforto aos clientes. Esses itens irão compor a identidade visual de sua Ótica.
Outra questão a se avaliar são os riscos que envolvem esse tipo de negócio. E eles vão além da concorrência propriamente dita. Em períodos de crise econômica, por exemplo, as pessoas podem se sentir mais tentadas a comprar óculos de qualidade inferior em feiras e mercados, além de passar um longo tempo mantendo as mesmas armações. Também há o problema da pirataria. Mesmo sendo proibido, são comercializados informalmente uma grande quantidade de armações, óculos solares e de grau, com preços baixos e danos incalculáveis para a saúde ocular das pessoas.
Automação de processos: eficiência com inteligência
A má gestão e o desperdício talvez sejam os maiores inimigos de qualquer negócio. Em se tratando de Óticas, não é diferente. A automação dos processos é importantíssima, seja para aqueles que possuem laboratório próprio, visando ampliar sua competitividade, seja para os estabelecimentos que trabalham com laboratórios terceirizados.
Ao utilizar um software de gestão, o empresário é capaz de controlar, por meio do computador, os estoques de produtos, os pedidos e o status das vendas realizadas. O gerenciamento apropriado de seu negócio, com o suporte de um software de gestão empresarial, reduz a probabilidade de erros no controle dos processos e dos insumos, além de fornecer subsídios para tomada de decisões estratégicas e expansão futura do empreendimento.
O eGestor é um excelente exemplo de sistema eficiente para automação de processos. Trata-se de um software empresarial que não requer instalação na máquina (é acessado online) e funciona em todo sistema operacional. A partir de seu computador, tablet ou celular você poderá fazer a gerenciamento de seu negócio, esteja onde estiver!
Gostou do texto? Deixe um comentário!
Eu Amei as Dicas Irei batalhar bastante para montar meu próprio negócio com as Dicas que Eu acabei de ler, muito obrigado.