fbpx

Clínica de fisioterapia: Como montar uma

Profissionais de saúde normalmente administram as empresas da área de fisioterapia, embora esse não seja o único conhecimento necessário para entrar no negócio. Além de conhecer profundamente a área, o empreendedor que deseja investir em uma clínica de fisioterapia precisa ter, por exemplo, habilidade com gestão.

Assim, neste artigo, abordaremos a criação de uma clínica de fisioterapia. Então, leia e descubra o essencial para iniciar seu negócio de maneira independente!

Perspectiva da clínica de fisioterapia

Profissionais da área da saúde precisam ter um nível elevado de comprometimento com a ética. Assim, por ser um conhecedor da saúde humana, e aplicar isso no seu trabalho, ele precisa compreender a responsabilidade ligada a sua atividade. Como qualquer empreendimento, a clínica precisa empregar bons valores para assim ter bons retornos financeiros.

Desenvolva uma “Missão”, que é a razão da existência de uma clínica. Mostre-a para sua equipe e explique que esse será o caminho da empresa. A Missão deve estar visível para os clientes. Encontre também a “Visão”, que é a forma de realizar o trabalho tendo como objetivo as metas futuras. Em seguida, estabeleça os valores fundamentais do seu negócio. Eles estarão na base do seu negócio, pois através deles você criará políticas de trabalho, de atendimento e os ideais da clínica.

Como toda empresa, você também precisa colocar objetivos para todos os funcionários. A partir deles, você criará metas alcançáveis para períodos curtos de tempo. Por último, faça um normativo ético para todos os funcionários seguirem.

Um administrador de clínica deve conhecer técnicas e metodologias diferentes, tanto de gestão, como da fisioterapia. Além disso, deve estar a par das últimas tendências de estudos e de equipamentos que estão sendo utilizados nas melhores clínicas.

fisioterapia

Burocracias legais de uma clínica de fisioterapia

Se você abrir a empresa sozinho, precisará se registrar como empresário. Mas se tiver sócios no negócio, deverá fazer um registro como sociedade empresária. Dirija-se a Junta Comercial do seu estado para dar início ao processo de abertura.

Além das burocracias que toda empresa precisa passar no Brasil, sua clínica de fisioterapia precisa atender exigências técnicas do setor. Devido à natureza do trabalho que você realizará, é impossível abrir a empresa sem atendê-las. Saiba, portanto, que as clínicas de fisioterapia precisam ter um Responsável Técnico, como manda a Lei nº 6.316/75.

Essa lei exige que, no momento em que o negócio for registrado, ele deve ter no mínimo um profissional com curso superior de Fisioterapia. Para atuar, o profissional deve estar registrado no Conselho Profissional da Categoria.

Clínica de fisioterapia pode ser MEI?

Não, uma clínica de fisioterapia com CNAE 8650-0/04 – Atividades de fisioterapia, não pode ser MEI.

Instalações da clínica de fisioterapia

Todos os funcionários de uma clínica de fisioterapia precisam estar obstinados a manter os ambientes internos em perfeitas condições de limpeza e ordem. A higiene também diz respeito ao material utilizado e à equipe da organização interna. Existem condições mínimas para a instalação de uma clínica. O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria e de Estado da Saúde é responsável por estabelecer normas.

Os funcionários devem ter acesso a sanitários na clínica, com sanitários para os clientes separados, e separados também por sexo. Como sua equipe precisará trocar de roupas – assim como alguns pacientes –, o ambiente interno deve contar com vestiários e armários individuais.

Em uma posição estratégica, devem ser colocados lavatórios exclusivos para funcionários. Eles devem conter tudo o que é necessário para a higienização das mãos. O material que deve revestir as instalações deve ser liso, impermeável, de cores claras (de preferência branco). Além disso, todo o ambiente deve ser de fácil higienização. Essas regras devem ser aplicadas, inclusive, em forros e tetos, piso, portas e janelas.

O ambiente também precisa receber boa ventilação, deve ter uma excelente iluminação e sinalização. Para mais informações, consulte o Centro de Vigilância Sanitária.

fisioterapia

Despesas de uma clínica de fisioterapia

A maior parte dos gastos são em instalações, equipamentos e nas despesas relacionadas à administração, contabilidade e obrigações legais. Você deve ter uma gestão de custos para saber como o dinheiro deve ser aplicado corretamente. Assim, é possível ter sempre quantias razoáveis para investir no negócio. Há metodologias como o Custeio por Atividades, ou Sistema ABC, que ajuda na definição de custos por atividade.

Com métodos assim, você saberá a quantia de dinheiro que será despendida em cada atividade. Dessa forma, é muito mais fácil definir a finalidade do dinheiro. Se você souber, por exemplo, quanto gastará em materiais e equipamentos, no atendimento de espera, no banco de dados, nos custos de consultas e de remoção de pacientes, poderá fazer um planejamento eficiente.

Os valores gastos no negócio variam de acordo com o volume de serviços mais constantes das empresas. Os gastos fixos também ajudam na criação de uma média de despesas. Com o sistema ABC você poderá mapear os cursos variáveis, e saber quais atividades gastam mais. Depois, será possível saber quais custos podem ser reduzidos, sem precisar diminuir a qualidade do serviço.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Métodos de gestão

Métodos de trabalho e ferramentas de qualidade melhoram o funcionamento de clínicas de saúde. Além de facilitarem a organização interna, elas permitem que sua empresa se adapte melhor ao mercado.

O Ciclo PDCA, histogramas, gráficos de controle e outras ferramentas ajudam no planejamento e controle do negócio. Você deve escolher os métodos que se adéquam melhor ao seu negócio. Faça testes para descobrir quais são os melhores para sua empresa.

É indispensável que você tenha um software de gestão. Ele permite que você facilite os processos de administração, pois centraliza em uma plataforma tudo o que você precisa fazer na sua clínica de fisioterapia. Você ganha em tempo, e pode se dedicar em funções importantes do seu negócio. Recomendamos o eGestor, que tem tudo que você precisa para a clínica de fisioterapia.

Conclusão

Como a fisioterapia está inserida na área de saúde, a criação de uma clínica deve ter um planejamento diferenciado. Ao contrário de outras empresas, ela precisa seguir exigências legais específicas a respeito da documentação e das instalações. Além disso, o próprio método de trabalho deve ser diferenciado, bem como as formas de administração. Sistemas como softwares de gestão ajudarão no seu negócio. Portanto, considere todos esses fatores no seu planejamento.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Clínica de fisioterapia: Como montar uma
Escrito em: 26/01/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...