fbpx

Auto escola: Os primeiros passos para montar uma

Os Centros de Formação de Condutores (CFC), também conhecidos como auto escola, são negócios que podem dar muito lucro. Afinal, independente de crises econômicas, sempre há quem precise tirar habilitação. A auto escola é uma empresa comum, no entanto, para abrir uma, você precisa cumprir com exigências legais. Então, entenda aqui como montar uma auto escola!

Localização da auto escola

O primeiro passo de como montar uma auto escola é a localização. Se você ainda não possui um local apropriado para instalação da auto escola, deve começar a sua busca por um. Preste atenção na logística, e veja se não será custoso para os alunos se deslocarem até o lugar. É importante que ela esteja em um local visível da cidade, que seja de fácil acesso, mas sem ruas movimentadas por perto. Isso porque elas devem facilitar a circulação de veículos pilotados por novos condutores.

Veja onde estão os concorrentes mais próximos e tente saber por que as pessoas optariam pela sua auto escola ao invés das outras. Você deve saber de antemão se a prefeitura irá liberar o alvará para o lugar escolhido. Portanto, verifique se o local apresenta boas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Além, é claro, da instalação de internet é importante.

Uma área de aproximadamente 80m² é o suficiente para tudo, não que esse tamanho seja uma regra. Uma auto escola deve ter uma sala de no mínimo 12 m² para realizar as aulas teóricas.

É importante lembrar que você precisa de uma garagem para guardar os veículos. Ela pode ser tanto junto com o local das aulas teóricas e do administrativo, como um local alugado. Mas, no caso de não serem juntos, a localização deve ser próxima.

Como montar uma auto escola: Os primeiros passos

Burocracias

Abrir uma empresa comum, como uma loja, já é difícil devido à burocracia do Estado brasileiro. Assim, a forma de como montar uma auto escola é ainda mais complexa. O registro da empresa deve ser feito na junta comercial e na Receita Federal.

Você ainda precisará de uma licença da prefeitura. O proprietário também deve solicitar que o corpo de bombeiros visite o local. Os veículos devem cumprir com todas as regras estipuladas pela legislação, pois o Detran irá solicitar a apresentação deles para vistoria.

O Estado brasileiro impõe que as auto escolas devem se enquadrar em uma das três opções disponíveis para o setor. Elas devem ofertar cursos teóricos, práticos ou teóricos e práticos.

Normalmente, como você deve saber, os proprietários optam por cursos com as duas opções. É a opção indicada, pois no mercado há mais demanda por ela. Do contrário, o cliente teria que fazer um curso com você e outro em outra auto escola.

Em relação aos documentos, você deve procurar o Detran do seu estado para saber o que precisa apresentar para iniciar o processo de como abrir uma auto escola. Normalmente, os donos de auto escola têm que enviar um requerimento com diversas informações, tanto da empresa como de sua pessoa.

Em seguida, o órgão do governo convoca-os para a apresentação de documentos que, se forem aceitos, darão início à criação do alvará de funcionamento. Entre eles está a cópia da planta do imóvel, a apresentação da frota de veículos e o atestado do corpo dos bombeiros.

Auto escola pode ser MEI?

Não, uma auto escola de CNAE 8599-6/01 – Formação de condutores, não pode ser MEI.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Gastos para a auto escola

Não é preciso dizer que os carros precisam ser novos. É ideal ter, de início, 5 carros e 2 motos. Eles precisarão de adaptações, como um freio e embreagem extra para ser acionado pelo instrutor quando for necessário. Além disso, devem ter pinturas e adesivos específicos ou que remetam à auto escola. Isso pode ser feito com a contratação de uma empresa de comunicação visual, seguindo as normas impostas pelo Detran.

Sempre tenha um fundo para investir na manutenção dos carros. Eles serão a propaganda do seu negócio, portanto, valorize cada um deles. É preciso contar também com uma moto, no mínimo.

Além dos veículos, você precisará de itens para o escritório, como computador, mesa, cadeiras, impressoras, scanner, entre outros. Sem mencionar o material básico, como calculadora, grampeadores, caixas de arquivos, etc. É indispensável ter um software de gestão, pois isso significa economia e eficiência. Para auto escolas, recomendamos o eGestor, pois é o melhor custo-benefício do mercado.

Adquira boas cadeiras, principalmente para a sala de aulas teóricas. Como os alunos ficarão sentados durante bastante tempo, não é desejável que eles se sintam desconfortáveis. É preciso ter um telão e um bom material de apoio. Uma auto escola também precisa de placas de sinalização.

Na hora da contratação de instrutores, pense, antes de tudo, na qualidade técnica desses profissionais. Alguns devem saber ministrar aulas práticas e outras aulas teóricas. Além disso, contrate secretários para poder cuidar do atendimento aos clientes.

Como montar uma auto escola: Os primeiros passos

Custos da auto escola

O maior custo será na compra de veículos, no aluguel, na contratação de funcionários, na compra de acessórios e na estruturação da auto escola. Além disso, há gastos menores com a legalização da empresa e custos relacionados. O investimento, então, está na faixa dos 250 mil reais para uma empresa com 5 automóveis. O custo é menor se você optar por um empreendimento com 2 automóveis, e, se deseja oferecer formação para categorias de carteiras C, D, e E, deverá investir ainda mais. Isso porque deverá comprar automóveis de maior porte. Nesse caso, a média de gasto ideal é R$ 700 mil.

Conclusão

O primeiro passo de como montar uma auto escola é ir à prefeitura da sua cidade para se informar sobre tudo o que você precisa para iniciar o negócio. Há exigências específicas a respeito da instalação, localização e alvará de funcionamento.

Com sala de recepção, banheiros e escritório, uma área de 60² é suficiente para começar. O proprietário deve registrar a empresa no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Receita Federal INSS, Sindicato Patronal e na prefeitura da cidade.

Pesquise bem a respeito do seu equipamento e principalmente sobre os carros. Eles serão a imagem da sua empresa. A respeito do lucro, normalmente as empresas de auto escola ganham 15% do faturamento total. O retorno é de normalmente 22 meses.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Auto escola: Os primeiros passos para montar uma
Escrito em: 25/03/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

7 Comentários

  1. Rozalia

    Olá, excelente orientações!
    Ao concluir a leitura, tive a impressão de que estava com minha auto escola pronta para iniciar.
    Parabéns.
    Obrigada

    Responder
  2. Maria ronete da silva

    Sou a Maria estou querendo montar uma mas estou com um pouco de medo o que vcs me orientariam

    Responder
  3. JOSÉ FERREIRA SOBRINHO

    Esse artigo me foi muito útil para saber como começar a montar minha empresa (autoescola). Obrigado!

    Responder
  4. Maria Selma de Oliveira Lima Teixeira Santos

    Muito bom! A explicação foi clara e objetiva.

    Responder
  5. Débora da Silva Ribeiro

    Obrigadoooo pelas informações vão ser bem úteis pra mim , tenho muito interesse de abrir uma auto escola, já sou instrutora há bastante tempo, já sei como funciona uma Boa Auto Escola. E o que os alunos procuram numa auto escola

    Responder
  6. Aldo

    Sou instrutor recém formado
    E estou a procura de uma vaga

    Responder
  7. Delair Oliveira Pinheiro

    Gostei muito da orientação, pois tenho uma auto escola de sociedade, já tenho o curso de estrutor veicular.tenho irmão estrutor e dois filhos diretor de ensino e um geral é o que tem que ter em uma auto escola, já dei aulas em cursinho teórico, gosto muito, creio eu em Deus e pela minha experiência pra mim não vai ser difícil. Sei que não é fácil montar CFC, é mais burocrático que esta escrito, mais não há nada impossível que a perceveranca e Deus na frente não possamos vencer os obstáculos 🙏um abraço 🤗

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...