Como montar uma escola de informática

Escrito em: 16/12/20
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma escola de informática

O mercado de informática está sempre no topo da cadeia de sucessos para empreendimentos. Afinal, o mundo digital é uma realidade e a tendência é a expansão cada vez maior das tecnologias para o dia a dia. Tudo que envolve computadores e afins são de suma importância para o cotidiano de qualquer segmento de trabalho.

O curso básico de informática é o mais procurado em todos os cursos profissionalizantes e, para muitas pessoas, as informações iniciais são mesmo as mais básicas, como ligar o computador, usar o sistema operacional e entender como e porque funcionam.

Essencial para o mercado de trabalho e para conviver com a pluralidade da web no mundo de hoje, montar uma escola de informática, além de ser lucrativo, ajuda a socializar as pessoas e acrescenta educação e informação para sua comunidade.

Para que servem as escolas de informática?

No começo, os cursos e escolas de informática se restringiam a dois tipos de aulas: manutenção e montagem de computador e informática básica. Para saber sobre programação e softwares específicos, era necessário ter aulas particulares ou até mesmo fazer faculdade.

Esses dois cursos ainda são os mais procurados, mas se unem aos de edição de imagens, programas de design gráfico, criação de sites, desenvolvimento de software e redes sociais.

É raríssimo encontrar algum tipo de trabalho que não utilize a informática, mesmo que funções básicas. O restante das empresas utilizam computadores para quase tudo, inclusive tarefas que antes eram mais básicas, hoje possuem softwares especiais que contemplam quase todas as tarefas.

O mercado está cada vez mais exigente com as informações de informática de seus funcionários e querem contratar alguém que não precisa ser orientado com as funções básicas, principalmente as que utilizam os programas do pacote Office, como Word e Excel, e o uso da internet.

Embora a maior parte dos alunos estejam interessados em aprimorar o currículo, muitos querem ganhar dinheiro com o conhecimento. Cursos como web design e desenvolvimento de sites são mecanismos de formar novos profissionais.

20 mil reais por mês revendendo egestor

Como Montar uma Escola de Informática

A partir da decisão de montar uma escola de informática, é importante ficar atento aos detalhes do negócio. Embora o ramo tenha muita demanda, a concorrência é grande e de vários tipos. Desde grandes empresas até profissionais liberais, que também variam em preço e qualidade do serviço oferecido.

As grandes franquias nacionais dominam o mercado, normalmente com muitas lojas, bons equipamentos e preços. Outro grande concorrente é a própria internet, com tutoriais detalhados e cursos online, que atraem muitos interessados, mas não chega a tirar o foco dos cursos presenciais. A maioria prefere o contato direto com o professor.

O público-alvo em média são adolescentes, crianças e adultos, assim profissionais recém-formados e que desejam melhorar o currículo. A idade desse público é de 10 a 74 anos, média bastante expressiva para se entender o tamanho das possibilidades do mercado.

É fundamental investir num professor de qualidade, que deve ter um conhecimento avançado sobre o assunto, mas principalmente dominar as técnicas de didática. De nada adianta ter um professor superqualificado, mas que não sabe se expressar para repassar o conhecimento que tem. A maior parte dos cursos exige experiência comprovada mínima de dois anos dando aulas, além dos certificados conquistados. O curso superior não é exigido para as aulas básicas, mas outros cursos específicos e que exige uma especialização mais abrangente do professor, ela pode ser um diferencial.

A localização da escola também é importante. O ideal é que sejam próximas a colégios e faculdades, para facilitar a locomoção. Ou em centros empresariais, que aproveitam os profissionais que desejam especialização ou reciclagem.

Como uma escola de informática precisa de uma estrutura mínima, não são todos os espaços oferecidos que podem ser utilizados. Casas e salas que já foram de outros cursos são as mais indicadas.

A estrutura é mesmo como uma escola, sem as carteiras e sim cadeiras e mesas com computadores. Elas podem ser compradas em lojas para móveis de escritório ou feitas sob medida para o local e costumam ficar mais baratos. Todas as salas devem estar climatizadas com ar-condicionado, já que os computadores precisam do clima frio para não danificarem.

As salas também precisam de boa iluminação, um projetor para demonstrações do que se passa na tela e uma lousa com caneta piloto, para informações escritas. Há ainda a recepção, sala de administração, bebedouro e banheiro.

Para um negócio básico, ele deve ter duas ou três salas com essa estrutura, funcionando nos horários de manha, tarde e principalmente à noite para absorver a demanda de pessoas que trabalham fora. A média é de 15 alunos por turma, mas tudo dependerá do tipo de curso oferecido e do planejamento das aulas.

O investimento médio para montar uma escola de informática com essa estrutura sugerida é de R$ 100 mil a R$ 150 mil. Inclui-se também a contratação de professores e recepcionistas, capital de giro e publicidade inicial.

Sem Pânico na Gestão Empresarial

Para muitos empresários, controlar a parte administrativa e financeira da empresa é a mais difícil do negócio. Mas com ferramentas de gestão empresarial, tudo se torna mais organizado e mais fácil de lidar.

As principais maneiras de fazer essa gestão são com planilhas ou com sistemas de gestão online.

O eGestor é 100% online e guarda com segurança todas as informações da sua empresa em nuvens, o que impede que elas se percam por vírus, quebra do equipamento, entre outras situações comuns.

Por meio dele é possível ter total controle financeiro da sua empresa, seu fluxo de caixa, controle de vendas e do estoque, nota fiscal e emissão de relatórios, sempre com muita facilidade de manuseio e compreensão.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Ebook manual de como abrir uma empresa

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de Comissão de Vendas – Download grátis

Download Grátis A planilha de comissão de vendas é uma ferramenta que orienta o empregador. Ela o ajuda a controlar o desempenho de todos os seus funcionários envolvidos na tarefa de vender mais. A planilha reúne diversas informações...

Planilha financeira Excel: Download Grátis – Atualizada 2022

Download Grátis Uma planilha financeira pode melhorar o resultado de sua empresa? É de conhecimento geral que toda empresa precisa de um plano de contas, controle de gastos, controle de estoque e de um controle de fluxo de caixa. Empresas...

Planilha de Preço de Venda e Promoção: Calcule grátis

Download Grátis Definir o preço de venda e promoção de um produto até parece ser uma tarefa fácil, mas quem é empreendedor sabe que é uma responsabilidade enorme. Isso porque um cálculo errado pode atrapalhar os lucros do negócio, mesmo...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Controle Financeiro Empresarial – Download Grátis

Download Grátis Um bom controle financeiro é imprescindível para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. É essencial que os empresários tenham absoluta noção de que o caixa de suas empresas não pode ser propriedade individual. Não...

1 Comentário

  1. Ideals

    Eu amo este artigo. Eu também quero lembrar que para a segurança virtual de documentos confidenciais da empresa e recomendo usar salas de dados virtuais.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.