como montar uma oficina mecânica

Você é um mecânico experiente e está a procura de novas oportunidades de mercado? Talvez seja a hora de descobrir como montar uma oficina mecânica.

Muitos profissionais têm optado por ter um negócio próprio, mesmo em meio à crise. Porém, para começar a entender como montar uma oficina mecânica, é necessário analisar todo o processo. Os investimentos e procedimentos necessários para concretizar este projeto.

Para ajudá-lo nessa empreitada, separamos um passo a passo com 12 dicas com tudo sobre como montar uma oficina mecânica. Confira abaixo:

Ebook manual de como abrir uma empresa

1- Estudo de mercado

Preferencialmente, antes de se aprofundar na abertura do seu negócio e no estudo de como montar uma oficina mecânica, é preciso analisar a realidade ao seu redor neste segmento de mercado. Como funcionam as oficinas mecânicas que atuam na sua região? Que tipo de serviços elas oferecem?

A partir deste estudo, é possível identificar algum serviço mecânico que esteja em falta na sua localidade. Isso indicará que a sua oficina deve se especializar neste aspecto e assim se destacar da concorrência. 

Apesar de ser um ramo que nunca para totalmente, trata-se de um ramo competitivo. Particulares e profissionais nunca deixarão de consertar seus carros e é comum que com o tempo eles apresentem algum problema. 

A concorrência está aí. Se você não aliar bom preço, serviço de qualidade e algum diferencial, correrá o risco de ficar para trás.

2- Localização

Onde a sua oficina será localizada? É claro que abrir na garagem de casa representaria um custo bem menor com aluguel. Porém, é preciso se perguntar se o seu endereço residencial é um bom ponto para este estabelecimento. Sendo assim, verifique se já não há alguma outra oficina mecânica perto de sua casa também.

Uma oficina mecânica deve estar em um local visível para chamar a atenção do público. Por isso, é importante começar a pesquisar o preço do aluguel em ruas e avenidas mais movimentadas do seu bairro. Caso você more em um local assim e tenha a estrutura necessária de como montar uma oficina mecânica na porta de casa, vá em frente.

3- Estrutura física

Por falar em estrutura, não é qualquer lugar que pode ser transformado em oficina.

Tenha em mente que você consertará carros, eles devem caber no local, mesmo se for mais de um e ainda deixar um espaço livre para os seus equipamentos e para você fazer o seu trabalho. E se não houver muito espaço com seu negócio estiver crescendo, talvez seja importante a aquisição de um duplicador de vaga. Ainda assim, antes de qualquer aquisição, siga seu planejamento de como montar uma oficina mecânica.

Se possível, o mais aconselhável é que o local conte ainda com uma pequena sala, para que possa servir para montar um pequeno escritório.

4- Equipamentos técnicos

Além do espaço, você precisará dispor de ferramentas básicas para conserto de automóveis. Portanto, pesquise e baseie-se em sua própria experiência para definir o que comprar. Então, busque qualidade, mas se o seu orçamento não for tão alto, procure o melhor custo benefício.

Além disso, o preferível é que o seu escritório conte com uma mesa, uma linha telefônica e um computador conectado à internet.

Quanto às peças, mantenha um pequeno estoque dos itens de maior saída. Pois os preços podem variar muito de acordo com a época. Final de ano e semanas que antecedem feriados costumam ter um movimento maior e você precisa estar preparado de antemão para isso.

Defina como montar uma oficina mecânica e com qual área sua oficina mais trabalhará. Se estará mais focada na reparação de motores ou na pintura e reparo de lataria, por exemplo. Há indícios de que as que possuem uma especialização fazem mais sucesso e são mais lembradas. 

Alguns pequenos problemas em veículos podem ser solucionados em casa. Para isso, faça uma avaliação se a venda de produtos como óleo lubrificante, parafusos, jogos de chaves, palhetas de limpador de pára-brisas, travas de segurança. Também macaco, triangulo, extintor de incêndio e sinalização luminosa, que são peças obrigatórias em alguns veículos. Acessórios podem chamar atenção, como adesivos, perfume e lixeira para carro, porta documentos, ou o que achar que se encaixa com o perfil de seu estabelecimento.

As ferramentas básicas para o funcionamento de sua oficina mecânica são as seguintes:

  • Compressores;
  • Elevadores;
  • Equipamento hidráulico;
  • Solda;
  • Equipamentos de proteção individual;
  • Soquetes;
  • Carregadores;
  • Torno mecânico;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Scanners;
  • Máquina repuxadora;

Planilha de controle de estoque gratuita para download

5- Processo de atendimento

O trabalho de uma oficina mecânica consiste basicamente em receber o automóvel, detectar o problema, enviar orçamento ao cliente e, assim que aprovado, fazer o reparo necessário.

Fique atento aos prazos informados para o cliente. Cumpri-los é parte da qualidade do seu trabalho e ferramenta fundamental para conquistar e manter o cliente.

Invista em diferenciais para facilitar esse momento de seu cliente. Busca e entrega do veículo, atendimento domiciliar, o que mais for possível.

6- Funcionários

Vamos pensar que mesmo que você comece o seu negócio sozinho, o esperado é que ele cresça. Com o tempo, é esperado que você não dê mais conta de fazer todo o serviço sozinho. Isso não é motivo para entrar em pânico e deve ser encarado como algo positivo, afinal, significa que a sua oficina está progredindo.

Sendo assim, leve em conta que você já precisa começar a pensar em contratar mais um mecânico além de você. É importante que essa pessoa tenha, no mínimo, os mesmos conhecimentos que você, que possua cursos preparatórios, treinamentos e também tenha uma boa comunicação, para assim oferecer um bom atendimento. 

7- Definição de público alvo

O estudo do público da sua região também é um aspecto essencial no processo de análise de mercado antes de efetivamente implementar o seu negócio.

Você irá trabalhar com um público de classe mais alta ou baixa? Qual a faixa etária de seu público em média? 

São aspectos que irão auxiliar na elaboração de suas estratégias de marketing, que serão voltadas para este público de uma forma mais direcionada.

Identifique o poder aquisitivo da clientela a qual você pretende atender. Ele indicará se você deve focar a sua oficina mecânica para reparos de carros populares, por exemplo, ou carros de luxo.

Não necessariamente sua oficina deve ser montada pensando nesse público, pois ele deve ser pessoas que tem carro em geral. Mas uma análise de quem são seus cliente, fará que a proposta de marketing implantada gere mais resultados.

8- Publicidade da sua oficina

Além de localizar-se em regiões movimentadas, a sua oficina precisa contar com uma fachada atrativa. Além disso, considere montar um site ou talvez um blog e esteja presente nas principais redes sociais.

Procure informações de como aparecer em primeiro nas pesquisas do Google e de outras redes sociais. Isso facilita o reconhecimento da sua marca e faz com que as pessoas que não a conhecem, passem a saber da sua existência e considerem passar por lá na próxima vez. 

Você ainda pode impulsionar ações de marketing digital. Mesmo que o seu negócio ainda esteja em fase inicial, estes canais podem ajudá-lo a conseguir mais clientes e expandir-se rapidamente.

A divulgação pode ser feita também por rádio ou jornais que circulam na sua cidade ou seu bairro.

Fora da internet, parcerias são boas formas de propaganda. Estabelecimentos que estão no ramo próximo, como lojas de peças mecânicas, postos de gasolina e lavagens de carro podem indicar seus serviços, e você o deles.

9- Documentação de como montar uma oficina mecânica

Fique atento a todo o processo burocrático que envolve como montar uma oficina mecânica, a abertura e a regularização desse novo negócio. Dessa forma, você evita problemas administrativos no futuro. As medidas necessárias neste sentido, são as seguintes:

  • Registro na junta comercial de seu município;
  • Registro na Receita Estadual;
  • Registro na Secretaria da Receita Federal;
  • Registro na Secretaria da Fazenda;
  • Registro na prefeitura do município;
  • Registro no INSS;
  • Registro no Sindicato Patronal;
  • Obtenção de alvará de abertura na prefeitura municipal;

Contratar um bom contador ou administrador pode ser extremamente útil para lhe auxiliar em todo esse processo. Ainda mais para quem é novo nesse processo e/ou está começando sozinho.

10- Manutenção preventiva

Os serviços de reparo em veículos, geralmente possuem uma maior demanda perto ou em feriados prolongados. Já que os proprietários procuram as oficinas mecânicas para realizar os ajustes necessários para realizar as viagens decorrentes desses períodos. Ou também aproveitam o tempo livre que ficarão em casa para fazer um check up.

Entretanto, se a sua oficina mecânica estimular esse serviço de uma forma contínua, e criar boas condições para os clientes realizarem os reparos em seus veículos, mesmo em períodos que não irão realizar viagens, isso será um diferencial para a sua oficina e tornará o seu empreendimento mais bem visto no mercado

Unindo isto ao bom atendimento da sua oficina, a fidelização de sua clientela aumentará.

11- Atualize-se constantemente

Como falamos acima, a concorrência nessa área é grande. Portanto, você precisa estar atualizado sobre as novas tendências deste mercado e as melhores soluções para os problemas que costumam surgir. Dessa forma, fazer cursos e informar-se é uma boa saída. Não esqueça de incluir seus funcionários nesse processo de atualização.

Assim, você pode oferecer ao seu cliente serviços diferenciados e inovar sempre, sem nunca cair na mesmice. É disso que o seu cliente precisa para seguir com você, sem pensar em pesquisar outros profissionais. 

12- Investimento inicial

Pesquise preços do aluguel, equipamentos necessários e estoque de peças inicial para começar a montar sua oficina. 

Portanto, é interessante ter certo fôlego financeiro para atravessar este período. Considere também a possibilidade de implementar melhores tecnologias em sua oficina mecânica, como scanners automotivos, que tem como objetivo rastrear e diagnosticar os elementos dos automóveis, por exemplo.

Neste sentido, uma alternativa pode ser o auxílio de uma linha de investimento, que pode partir de bancos estaduais, regionais ou nacionais, a medida em que possuem taxas mais acessíveis e podem lhe dar uma visão mais aprofundada sobre a implantação da sua oficina.

Diferença entre oficina mecânica e auto center

Apesar de parecerem a mesma coisa, uma oficina mecânica é diferente de um auto center.

Um centro automotivo, ou auto center, tem como função os serviços de check up e manutenção. Normalmente são dependentes de seguradoras e/ou empresas fabricantes de automóveis. Emitem um parecer sobre seu veículo e o que deve ser feito. 

A oficina mecânica é onde são feitos os ajustes, como troca de pneus, balanceamento, geometria, serviços de injeção, montagem de motores e outros. O conceito de oficina mecânica pode ser dividido em dois. Você precisa escolher como montar uma oficina mecânica dentro desses dois conceitos.

Oficinas especializadas são as que possuem um aperfeiçoamento em uma marca só. Como oficinas montadas unicamente para o atendimento de carros de uma fabricante de automóveis. Esse diferencial traz bons resultados, clientes preferem elas por ter mais segurança no atendimento prestado. O contra é que muitas vezes esse serviço custa mais caro.

Já oficinas multimarcas atendem a todas as marcas. Não quer dizer que os profissionais não são tão especializados. Elas prestam um serviço de acordo com a marca e atendem ainda têm acesso a peças originais.

Considerações finais

Depois de terminar a leitura sobre como montar uma oficina mecânica, é importante que você reflita sobre todos estes tópicos acima. Primeiramente escolha uma localização adequada, com bastante visibilidade. Definido o local, é preciso definir como será a estrutura física da sua oficina, investir nos equipamentos necessários para o seu funcionamento, fazer uma boa análise de mercado e uma ampla divulgação da empresa em redes sociais.

O uso de um sistema de gestão para controlar as finanças, é uma das medidas importantes que você deve levar em conta para o sucesso da sua oficina mecânica. Um exemplo é o eGestor, que oferece controle financeiro, fluxo de caixa, emissão de nota fiscal e recibos, entre outras coisas necessárias para seu empreendimento.

Se concluir que possui todas as condições necessárias, vá em frente. E não deixe de manter contato com o seu contador para sanar possíveis dúvidas quanto às burocracias, documentos e impostos. Mãos a obra e boa sorte!

Você gostou do texto? Que tal deixar um comentário? Baixe gratuitamente o nosso e-book sobre crescimento empresarial e fique por dentro de mais dicas para o sucesso do seu negócio!

Ebook Crescimento Empresarial

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br