Agência de publicidade e propaganda: Como montar

Escrito em: 20/12/18
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Com a tecnologia cada vez mais inserida em nossa vida, muitas vezes podemos ficar desorientados em relação a como fazer o marketing. Bem como divulgar produtos e serviços. Mas isso não precisa ser um problema. Ao passo que atualmente, existem diversas agências de publicidade e propaganda que têm total domínio de como esse sistema funciona. É um ramo que vem crescendo com o tempo, portanto, iremos mostrar como montar uma agência de publicidade e propaganda!

Agência de publicidade e propaganda

Uma agência de publicidade e propaganda, ou de marketing digital, têm o objetivo de fornecer a empresas a divulgação de seus conteúdos. Sem que ela precise fazer algo. Isto é, fazer com que a marca da empresa chegue a outras lugares. 

A empresa pode ser responsável por diversos âmbitos ou apenas um. A contratação pode ocorrer apenas para a criação de um site, por exemplo. Bem como, para continuar a fazer campanhas e lhe ajudar com o marketing da sua empresa. Mas não apenas isso, profissionais da área da comunicação tem como propósito impactar e aproximar pessoas.

O que faz uma agência de publicidade e propaganda

Desse modo, o trabalho de uma agência de publicidade e propaganda vai além de produzir marketing para empresas contratantes do seu serviço. Essas agências realizam pesquisas e estudam hábitos de consumo dos públicos-alvo; com as pesquisas é possível criar um canal de diálogo com os consumidores, conquistando e cativando esses usuários.

Esse canal de comunicação entre agências e públicos-alvo. Dessa forma, faz com que os clientes se sintam importantes. Afinal as suas opiniões e gostos pessoais são importantes para o direcionamento das campanhas. 

Então, mapeando os consumidores, as agências de publicidade e propaganda conseguem proporcionar um desempenho potencializado de suas campanhas de marketing. Essas agências também trabalham a imagem das empresas contratantes, fortalecendo e consolidando essas empresas no mercado em que estão inseridas. Assim, esse trabalho é feito através de mídias audiovisuais em diversos formatos e tipos de canais de veiculação.

agência de publicidade e propaganda

Precisa de CNPJ para abrir uma agência de publicidade?

Há profissionais da área da publicidade que são autônomo. Ou seja, trabalham como Pessoa Física. Entretanto, não é a melhor forma de atuação. Em decorrência da alta carga tributária do Imposto de Renda e do INSS. As Pessoas Físicas podem ter uma alíquota que chega a 27,5%. Conforme a alíquota do INSS é de 20%. Não considerando o Imposto Sobre Serviço (ISS), sua alíquota pode chegar a 5%.

Conforme a Lei em vigor, empresas de publicidade não podem optar pelo MEI. Portanto, é recomendado que a abertura de uma agência de publicidade seja feita usando um CNPJ.

Vantagens de abrir um CNPJ para montar uma agência de publicidade e propaganda.

Conforme visto no tópico anterior, não é recomendado montar uma agência publicitária como Pessoa Física. Além da redução de impostos, há mais vantagens:

Prestar serviços para grandes empresas

Empresas que atuam com CNPJ encontram mais oportunidades de negócios que as empresas atuantes com CPF.

Ao montar uma agência de publicidade atuante com CNPJ há permissão para emitir Notas Fiscais de Serviço. Bem como participar de licitações e firmar contratos e parcerias com empresas de grande porte ou órgãos públicos.

Por outro lado, se torna possível conquistar mais clientes. Além de potencializar o faturamento. Dessa forma, consolidar a sua marca e serviços no mercado. Tornando uma empresa bem-sucedida e firme.

Passo a passo para abrir uma agência de publicidade e propaganda

A seguir, confira o passo a passo dos procedimentos necessários para abrir uma agência publicitária:

Defina o tamanho do empreendimento

Para abrir uma agência de publicidade e propaganda, é necessário definir o porte da agência. Conforme o BNDES há alguns portes:

  • Microempresa – ME – Fatura ao ano de até R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte – Faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
  • Médio Porte: Faturamento superior a R$ 4,8 milhões e menor que R$ 300 milhões;
  • Grande Porte: Faturamento anual superior a 300 milhões.

Natureza jurídica da agência

Após definir o porte da empresa, deve ser estabelecida a natureza jurídica:

  • EI – Empresa Individual;
  • EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • S. Empresária Limitada.
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Simples Pura.

Escolher um regime tributário

Ademais, regime tributário é um sistema que define a cobrança de impostos de cada CNPJ. Conforme o valor da arrecadação. Além disso, o regime tributário depende outros fatores do negócio. Como por exemplo o porte, o tipo de atividade, faturamento.

Registre a agência na Junta Comercial

Registrar a agência na Junta Comercial informa ao mercado que o seu negócio está devidamente regulamentado. É essencial lembrar que se houver alterações na empresa, como de sócios ou fusão de empresas, por exemplo. Desse modo, essas informações devem ser atualizadas no órgão responsável.

Solicitar o CNPJ junto à Receita Federal

A abertura do CNPJ é feita pela Receita Federal.

Registre o negócio na Prefeitura

Ao registrar o negócio na Prefeitura, é feita a abertura do Alvará de Localização e Funcionamento. Essa inscrição é uma obrigação para todas as empresas que prestam serviços de comunicação e energia. Além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela, é recebido a inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Registre o negócio na Previdência Social e Caixa Econômica

O registro junto à Caixa Econômica Federal e na Previdência Social serve para o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Bem como para recolher a Contribuição Previdenciária (INSS)

Adquira um Certificado Digital A1 ou A3

Um Certificado Digital é uma identificação eletrônica de uma pessoa ou empresa. Seria como um RG. Ele funciona como uma carteira de identidade virtual . Permite a assinatura de documentos à distância, através de meios digitais. Essa assinatura tem o mesmo valor jurídico da assinatura feita à punho no papel. Todavia, sem precisar fazer o reconhecimento de firma em cartório.

Há diferença entre agência de comunicação e agência de publicidade e propaganda?

Há sim diferenças. São poucas coisas que diferenciam esses dois tipos de agência. Mas a diferença principal é que as agências de comunicação trabalham também a comunicação interna das empresas. Bem como, propagandas institucionais, gestão de marca, relações públicas. Em suma, agências de publicidade tem um objetivo mais comercial.

Publicidade é o mesmo que marketing?

Apesar de serem conceitos bastante similares, marketing e publicidade não são as mesmas coisas.

Publicidade é a propagação de mensagens para atender os objetivos do marketing. Publicidade tem um objetivo mais comercial, ampliar a divulgação de uma ideia para que a comercialização de certo produto seja impulsionada.

Referente ao marketing, é um conjunto de estratégias aplicadas para captar a atenção do público-alvo e assim a empresa atingir seu objetivo.

Qual o papel das agências de publicidade e propaganda?

Afinal, o papel desse tipo de agência é elaborar e concretizar o planejamento de marketing em conjunto com as empresas contratantes. Assim, se define como será feito o marketing, através de quais canais, meios e veículos. Dessa forma, as agências publicitárias são fundamentais para o modo com que as empresas são socialmente vistas e consumidas. A manutenção de uma boa imagem institucional sólida além de fazer com que a empresa tenha reconhecimento. Também colabora para a fidelização dos clientes porque enxergam a instituição como responsável e comprometida. 

Serviços prestados por agências publicitárias

Dentre os diversos serviços prestados por agências publicitárias estão: 

  • Planejamento e gestão de mídias pagas;
  • Estratégias de SEO;
  • Inbound marketing;
  • Marketing de influência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Elaboração de sites e-commerce;
  • Campanhas de publicidade impressas e digitais;
  • Formação da identidade corporativa;
  • Mapeamento dos públicos-alvo. 
Pacote de Planilhas - agência de publicidade e propaganda

Tipo de agência de publicidade e propaganda

Quando se começa algo, a vontade é que todos conheçam, ter milhares de clientes, expandir e crescer. Além disso, é necessário colocar os pés no chão e decidir qual será a área de funcionamento da empresa. Existem diversos nichos que sua empresa pode atuar. Como o inbound marketing, o marketing de conteúdo, o SEO, franquias de marketing digital e tantos outros.

Como já sabemos, é um processo delicado e árduo. Portanto, não tente atingir todos os tipos de marketing sem ter conhecimento, experiência, tempo ou pessoal para comportar os clientes de diferentes ramos.

Agência de publicidade e propaganda virtual

Esse tipo de agência surgiu para reduzir custos que envolvem a estrutura física, manutenção e instalação. As agências virtuais tem como objetivo aumentar as vendas e crescer no mercado, de acordo com sua identidade e valores. 

Uma empresa desse segmento que, se ambienta virtualmente, se atenta principalmente ao planejamento, análise e estudo das ações publicitárias veiculadas na internet.

Investimento necessário para a abertura de uma agência de publicidade e propaganda

O investimento necessário para a abertura de uma agência publicitária é todo valor destinado para tornar viável o funcionamento da empresa. Até que ela comece a funcionar de modo autônomo. Assim, esse investimento inicial pode ser segmentado em:

  • Capital de giro: Gastos Relacionados com a atividade da empresa; gastos e despesas iniciais;
  • Investimento fixo: Investimentos relacionados com custos da estrutura fixa, equipamentos, instalações, equipamentos e mobílias;
  • Investimento pré-operacional: Custos relacionados com a elaboração de estudos e pesquisas bem como registro da empresa, honorários profissionais entre outros.

Conforme uma pesquisa desenvolvida pelo Sebrae, foi verificado que o investimento inicial para iniciar uma agência publicitária, num espaço de 100m² é R$100.000. Esse valor é segmentado, respectivamente, desse modo:

  • R$3.500 aproximadamente para efetuar a abertura da agência;
  • R$10.000 em marketing para divulgar a agência;
  • R$11.000 em mobílias;
  • R$9.000 investidos em equipamentos;
  • R$12.000 com custos de softwares;
  • R$10.000 em marketing para divulgar a agência
  • R$35.000 investidos em estrutura física, como reformas e instalações.

Localização

A localização de uma empresa é sempre um fator que deve ser muito bem pensado. Afinal, ela pode influenciar positivamente ou negativamente o seu negócio. Dessa forma, procure sempre ter em seu planejamento quem será seu público-alvo. Assim, é possível decidir qual local será o melhor para atender seus clientes.

Portanto, busque, normalmente, uma localização central, para estar perto das empresas que você irá atender. Também, um local de fácil acesso, com estacionamento e que seja simples de encontrar. 

Estrutura

Em muitas empresas que contam com escritório, ele pode ser negligenciado, mas na agência de publicidade e propaganda isso não pode acontecer. Afinal, todo o resultado do seu trabalho depende da qualidade do trabalho da sua equipe. E o padrão do trabalho da sua equipe depende dos materiais e equipamentos disponíveis.

O equipamento que mais deve ser priorizado aqui é o computador. Como a maioria dos projetos serão feitas neles. Os computadores precisam ter uma memória muito boa, juntamente com uma placa de vídeo que suporte programas de edição, por exemplo. E, para utilizar tais programas, será preciso uma licença paga. Dessa forma, é preciso um orçamento no seu financeiro para utilização de softwares de edição. Além disso, outros equipamentos eletrônicos serão requeridos, como impressoras, câmeras e telefones. 

Mas, para aumentar o nível de trabalho dos seus funcionários. Invista em cadeiras confortáveis, apoios ergonômicos, e outros que ajudam a melhorar a postura e a saúde da sua equipe. Juntamente com esses móveis, tenha mesas individuais e/ou para reuniões, poltronas confortáveis para receber seu cliente e outros que você achar adequado.

Setores de uma agência de publicidade e propaganda

Os principais departamentos de uma agência do ramo são:

Atendimento

É o departamento responsável por proporcionar a ligação entre a agência e os clientes. É recomendado ter profissionais que façam especificamente esse serviço porque esses colaboradores se atentam principalmente como a conexão entre clientes e agência é feita; esses profissionais também realizam a coleta do briefing, conectando os setores de planejamento e criação.

Comercial

Seu principal objetivo é atingir novos clientes. Para que a prospecção seja feita de maneira mais efetiva. É interessante que esses profissionais tenham conhecimentos um pouco mais aprofundados e técnicos sobre os processos dentro da agência; assim, essa não é a atividade principal das agências do ramo publicitário, os diretores são os principais encarregados de fazerem esse trabalho.

Tráfego

Esse segmento da agência garante a divisão equilibrada entre os demais setores da empresa. Ou seja, o setor de tráfego torna os processos que acontecem dentro da empresa mais eficazes. Além de se tornarem fluidos, dinâmicos e ágeis para o cumprimento de prazos correspondentes a cada etapa da criação dos artigos publicitários.

Planejamento

Os profissionais que atuam no departamento de planejamento realizam o filtro e organização das informações passadas pelos clientes. Assim, além dessas atribuições, também definem a verba que será disponibilizada para a elaboração de determinada campanha.

Pesquisa

Esse setor da agência é responsável por realizar pesquisas relacionadas com hábitos de comportamento e consumo dos públicos-alvo. Portanto, fazem estudos sobre a situação atual do mercado, concorrentes e tendências de consumo.

Criação

Essa é a área responsável pela criação de peças publicitárias.

Redação

Profissionais que fazem o projeto textual das campanhas veiculadas.

Mídia

Departamento que faz a checagem do projeto publicitário; verifica se a campanha está sendo desenvolvida conforme foi acordado com o cliente. Normalmente, os profissionais que atuam no setor de mídia têm proximidade com o departamento comercial dos veículos de mídia.

Produção audiovisual

Esse setor geralmente é terceirizado devido ao alto custo de manter uma equipe de produção visual, alguns equipamentos têm um valor bem alto. Em suma, a produção audiovisual é responsável por produzir fotos, vídeos. áudios que serão usados nas campanhas.

Pessoal

O dono da agência de publicidade e propaganda não necessariamente precisa ser formado na área de publicidade e propaganda, nem em comunicação social. Mas o ideal é que seus funcionários sejam. Isso, porque terão mais conhecimento do ramo e até experiência.

A criação de conteúdo não é algo simples. Portanto, busque pessoas que você confie e que o material criado por ela lhe agrade. Além de estar de acordo com a proposta da sua empresa. Avalie a capacidade do contratado relacionada a área que ele irá trabalhar, mas também, de valor a competência dele em outras áreas.

A empresa não deve contar apenas com profissionais da área de comunicação. É preciso alguém para realizar o atendimento inicial e para gerir a empresa. Ou seja, cuidar de contas a pagar e receber, dados jurídicos e do R.H.

Outro ponto importante a ser lembrado é como será pago o salário da sua equipe. Lembrando-se sempre de seguir o piso salarial do profissional. Também é possível oferecer comissões. Para que assim, eles sejam inspirados a buscar clientes e melhorar cada vez mais o seu trabalho, juntamente com os cursos e treinamentos oferecidos pela empresa.

agência de publicidade e propaganda

Que profissionais contratar em uma agência de publicidade e propaganda

Muitos profissionais são necessários para realizarem campanhas publicitárias de qualidade e eficientes, entre eles:

Diretor de criação

Ele que faz o direcionamento criativo de todas as ações da agência. Levando em conta as experiências sensoriais transmitidas, textuais e demais aspectos relacionados à criação de peças publicitárias;

Diretor de arte 

É o responsável pela estética, aspectos visuais das ações das campanhas;

Diretor de planejamento

Realiza a análise dos concorrentes, do comportamento dos consumidores, mudanças de mercado bem como oportunidades de negócios. Faz o direcionamento de mercado da agência;

Diretor de mídia e conexões

Responsável por avaliar as mídias e conexões, mapeando quais estratégias são mais eficazes para atingir os objetivos publicitários e assim, criar conexões com o público-alvo.

Analista de conexões

Planeja o direcionamento de investimentos no setor de mídias e conexões a fim de criar conexões, pelo melhor custo-benefício;

Analista de planejamento digital 

Análise do comportamento digital com o objetivo de entender de forma mais precisa comportamentos dos consumidores e a situação atual do mercado;

Redator

Cria textos para cada peça veiculada na publicidade;

Roteirista

A criação de um roteiro é extremamente importante, através do roteiro é montada a história que a peça publicitária deseja transmitir. O roteirista transforma um roteiro em uma história que pode ser transmitida em diversos tipos de plataforma, sob formatos variados como vídeo, áudio e outros.

Gestor de contas

Esse profissional mantém uma relação de proximidade com as empresas contratantes do serviço da agência. Assim, o gestor de contas é responsável por administrar todas as demandas relacionadas à publicidade de cada cliente.

Executivo de contas

Da mesma maneira que o gestor de contas, o executivo tem uma proximidade grande com os clientes. Portanto, esse profissional atua no dia a dia com o cliente.

Social media

Realiza a atuação dos clientes em redes sociais; trabalha com o diálogo entre marcas e consumidores, criação e divulgação das campanhas.

Produtor

É o grande responsável pela existência da campanha publicitária. Faz a escalação dos profissionais necessários para a produção como fotógrafos, figurantes, diretores de cinema, por exemplo.

Arte finalista

Executa a revisão, em conjunto ao cliente, do que foi produzido para então, a peça publicitária ser divulgada.

Concorrência

Nunca esqueça que em qualquer empresa é necessário uma avaliação da concorrência. Isso lhe ajudará a definir o público-alvo, a localização, seus serviços oferecidos e os valores. Assim, com o conhecimento da sua concorrência será possível decidir onde sua empresa pode melhorar e em quais critérios.

A diferença da análise da concorrência em agências de publicidade e propaganda é que ela não é unicamente física, podendo ser online também. Portanto, não foque apenas em empresas da sua cidade ou região. Busque as de fora e que tem a atenção da comunidade onde você estará inserido.

Como é o mercado para agências de publicidade e propaganda

Cada vez mais é reconhecida a importância das campanhas publicitárias para o bom desenvolvimento, reconhecimento de marcas e empresas. O mercado de agências de publicidade e propaganda vem crescendo continuamente, as perspectivas de crescimento para esse ramo são bastante otimistas.

Ademais, como todos os segmentos do mercado, as agências publicitárias foram negativamente impactadas pelo cenário econômico causado pelo Covid-19. Conforme dados fornecidos por uma sondagem da Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VanPro), de janeiro a junho de 2021. Das 145 das 293 agências pesquisadas conseguiram manter ou elevar seu faturamento. A perspectiva de crescimento para esse nicho é de 64%.

Marketing

Caso você queira que seu negócio atenda empresas e pessoas de fora da área onde você se encontra, o marketing digital e online é essencial. Mas, não se esqueça dos outros tipos também!

Mas, realizar uma divulgação ampla e que alcance seu público-alvo é uma tarefa fundamental da agência de publicidade e propaganda. Afinal, é com isso que você irá trabalhar. 

Como elaborar o plano de negócios da sua agência de publicidade 

Primeiramente, é necessário estruturar as ações, os setores e o modo com que a empresa atuará. O planejamento de negócio deve ser bastante detalhado e rico em informações; ou seja, devem ser definidas as principais questões como nicho de atuação, pré-nicho. O planejamento deve incluir informações como, por exemplo:

  • Colaboradores qualificados;
  • Mercado e segmentação;
  • Potenciais clientes;
  • Captação do públco-alvo;
  • Estrutura física;
  • Estrutura organizacional;
  • Plano financeiro;

Montar um plano de negócios é uma etapa bastante trabalhosa e deve ser feita com muita atenção. Para ter informações mais aprofundadas e garantir que seu planejamento seja bem estruturado, é interessante buscar mais informações sobre o assunto,

Colaboradores qualificados

Funcionários qualificados estão mais preparados para prestar um serviço de excelência — e como consequência da qualidade do serviço, sua empresa é melhor vista —. Geralmente a rotina de agências desse tipo de agência é bastante movimentada. Assim, as equipes devem estar aptas a acompanharem essa rotina de modo dinâmico e funcional.

Mercado e segmentação

Há empresas que atuam em nichos específicos da publicidade, como agências mais focadas no desempenho digital.

Potenciais clientes

A partir da definição do segmento da publicidade de atuação, é necessário pensar em quais serão seus potenciais clientes. Essa parte do plano de negócios é muito importante porque tendo noção de quem será seu cliente. É possível direcionar de forma mais efetiva os seus serviços.

Captação do público-alvo

O início do seu negócio só acontece a partir do primeiro cliente. É impraticável fazer a abertura da sua agência sem capital entrando, afinal envolve um certo gasto para realizar a abertura da agência. É importante traçar as estratégias mais eficientes para conquistar clientes e fazer com que contratem seu serviço.

Estrutura física

Como já mencionado anteriormente no tópico estrutural, é importante ter um bom computador, investir de modo geral, em um espaço de qualidade com mobílias confortáveis.

Estrutura organizacional

A organização da empresa diz muito sobre a eficiência do trabalho prestado. Quanto mais organizado for, mais funcional os colaboradores conseguem atuar. Definindo bem qual colaborador atuará em qual setor. Além de otimizar a funcionalidade da agência, também divide de maneira mais equilibrada as tarefas. Sendo assim, não acontece a sobrecarga de algum setor.

Plano financeiro

Primeiramente deve ser definido o quanto será investido, levando em consideração salários de colaboradores, despesas com o espaço físico, custo para mobiliar e equipamentos. Deve ser levado em consideração custos de manutenção da agência e o planejamento de faturamento.

agência de publicidade e propaganda

Licença

Alguns requisitos necessários para montar uma agência de publicidade e propaganda são iguais aos de qualquer outra empresa. Dentre eles, os registros na:

  • Junta Comercial;
  • Receita Federal;
  • Secretaria da Fazenda;
  • Secretaria da Fazenda do Município;
  • Previdência Social;
  • Sindicato Patronal.

Além disso, será necessário um alvará de funcionamento, que deve ser requerido junto a prefeitura municipal com a relação das instalações fiscais.

A empresa pode ser uma firma única ou uma sociedade de dois sócios.

Por trabalhar diretamente com o consumidor, a empresa deve ter consulta com o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). E, dessa forma, se adequar ao Código de Defesa do Consumidor. 

Existem também os códigos aos quais as agências de publicidade e propaganda devem seguir. São elas:

  • Lei 4.680/65 – Trata sobre o exercício da profissão de publicitário.
  • Decreto 57.690/66 – Relacionado a Lei 4.680/65.
  • Lei 9.610/98 – Referente aos direitos autorais.

Ainda assim, lembre-se que sempre é importante ter um advogado e um contador. Eles lhe ajudarão com questões legais e fiscais da sua empresa.

Como impulsionar o faturamento da sua agência de publicidade e propaganda

Além do faturamento resultante das campanhas publicitárias, é possível que as agências de publicidade e propaganda tenham outras formas de faturamento:

Marketing de influência 

É uma oportunidade de expansão da agência. Com o crescimento das mídias digitais, tem se mostrado cada vez mais efetivo. O marketing de influência, os clientes desejam comprar. Mas não sabem onde consumir e a influência auxilia produtores e consumidores a estabelecerem essa relação de compra/venda e também possibilita a visibilidade das marcas.

Esse ramo do marketing desde 2017 tem apresentado um aumento no volume de buscas em comparação a estratégia do marketing mais forte anterior, o inbound marketing. Conforme dados de 2019, fornecidos pelo The Influencer Marketing Hub, o marketing de influência tem o potencial de ser altamente rentável, cada $1 investido nessa estratégia de marketing, tem um retorno aproximado de $5,20.

Remuneração do marketing de influência 

Muitas agências formulam o preço estabelecendo um valor mínimo para freelancer e a cobrança é feita de acordo com a dimensão do cliente; essa forma de precificação é muito subjetiva, não sendo a mais indicada. A remuneração do marketing de influência é realizada a partir de três fontes de receita:

  1. Operação: A agência tem sua remuneração pelo planejamento e execução das campanhas de marketing de influência; essa fonte engloba as atividades de: determinação de objetivos, escolha de influenciadores, negociação junto aos influenciadores, formalização do contrato e monitoramento do contrato.
  2. Comissão sobre o serviço do influenciador: Geralmente as empresas cobram um percentual que varia entre 10% e 20% do valor pago pela marca ao influencer;
  3. Comissão sobre softwares: A agência deve fazer a utilização de um software de marketing de influência. Essa ferramenta pode ser sugerida ao cliente e por essa indicação, o software comissiona à agência

O futuro das agências publicitárias

Com o crescente reconhecimento da importância da publicidade e a relevância da internet que influencia na percepção social das empresas. A tendência é que esse tipo de agência continue crescendo. Desse modo, é esperado o decréscimo de marketing por marketing, sem relevância e conteúdo para quem está consumindo e o aumento do marketing de conteúdo.

Ademais, outra perspectiva para o futuro das agências publicitárias é o crescimento dos investimentos para adquirir mais conhecimento sobre a jornada de compra dos consumidores. Bem como estudos sobre padrões de comportamento, consumo e a inclusão de diversidade na criação de campanhas.

Dicas para abrir abrir uma agência de publicidade e propaganda 

A seguir, algumas dicas para a abertura da sua agência publicitária:

  • Crie uma marca. Sua marca deve transmitir os seus valores, o que você deseja que o mercado e a sociedade perceba do seu negócio;
  • Tenha uma rede de contatos, sua rede de contatos pode divulgar seus serviços e aumentar a atração de clientes. Além disso, é importante se conectar com pessoas que tenham visões empreendedoras e compartilham de ideais semelhantes aos seus;
  • Tenha um modo de trabalho exclusivamente seu, nesse ramo concorrido é importante apresentar identidade e oferecer um diferencial aos seus clientes;
  • Tenha um planejamento de negócios detalhado;
  • Invista no marketing da sua empresa;
  • Se atente aos prazos! Isso pode definir a experiência do seu cliente, o respeito aos prazos pode colaborar para a possível fidelização;
  • Consuma conteúdos que falem da sua área de atuação;
  • Além de consumir conteúdos específicos, mantenha-se atualizado sobre assuntos gerais, afinal, você irá trabalhar com diversos assuntos e é interessante ter noções sobre temáticas diferentes.

Essas dicas são muito importantes para garantir o bom funcionamento da sua agência publicitária. É interessante que você domine essas dicas porque dessa forma, seu empreendimento é potencializado

Considerações finais

De acordo com as informações dispostas aqui, é possível entender como montar uma agência de publicidade e propaganda. Não esqueça de manter os seus dados e informações sempre organizados e controlados. Portanto, procure um sistema de gestão de empresas como o eGestor. Nele, você pode controlar os valores e mensalidades pagas pelos seus clientes e emitir NF-e e NFC-e, além de poder gerar relatórios!

E agora que você sabe das principais informações para montar sua agência publicitária, confira algumas dicas de gerenciamento para seu negócio.

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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1 Comentário

  1. Aguinaldo SALLES

    Quero montar uma agência

    Responder

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