Com os adventos da tecnologia cada vez mais inseridos em nossa vida, muitas vezes podemos ficar desorientados em relação a como fazer o marketing e divulgação dos produtos e serviços. Mas isso não precisa ser um problema. Hoje, existem diversas agências de publicidade e propaganda que possuem total domínio de como esse sistema funciona. E esse é um ramo que vem crescendo com o tempo. Portanto, iremos mostrar como montar uma agência de publicidade e propaganda!

Agência de publicidade e propaganda

Uma agência de publicidade e propaganda tem o objetivo de fornecer a empresas a divulgação de seus conteúdos, sem que ela precise fazer algo. Isto é, fazer com que a marca da empresa seja levada a outras lugares. 

A empresa pode ser responsável por diversos âmbitos ou apenas um. Ela pode ser contratada apenas para a criação de um site, por exemplo, ou para continuar a fazer campanhas e lhe ajudar com o marketing da sua empresa. Mas não apenas isso, profissionais da área da comunicação tem como propósito impactar e aproximar pessoas.

Tipo de agência

Quando se começa algo, a vontade é que todos conheçam, ter milhares de clientes, expandir e crescer, mas é necessário colocar os pés no chão e decidir qual será a área de funcionamento da empresa. Existem diversos nichos que sua empresa pode atuar. Como o inbound marketing, o marketing de conteúdo, o SEO, e tantos outros.

Como já sabemos, é um processo delicado e árduo, portanto, não tente atingir todos os tipos de marketing sem ter conhecimento, experiência, tempo ou pessoal para comportar os clientes de diferentes ramos

Localização

A localização de uma empresa é sempre um fator que deve ser muito bem pensado. Afinal, ela pode influenciar positivamente ou negativamente o seu negócio. Dessa forma, procure sempre ter em seu planejamento quem será seu público-alvo. Assim, é possível decidir qual local será o melhor para atender seus clientes.

Busque, normalmente, uma localização central, para estar perto das empresas que você irá atender. Também, um local de fácil acesso, com estacionamento e que seja simples de encontrar. 

Estrutura

Em muitas empresas que contam com escritório, ele pode ser negligenciado, mas na agência de publicidade e propaganda isso não pode acontecer. Todo o resultado do seu trabalho depende da qualidade do trabalho da sua equipe. E o padrão do trabalho da sua equipe depende dos materiais e equipamentos disponíveis.

O equipamento que mais deve ser priorizado aqui é o computador. Como a maioria dos projetos serão feitas neles, eles precisam ter uma memória muito boa juntamente com uma placa de vídeo que suporte programas de edição. E, para utilizar tais programas, será preciso uma licença paga. Dessa forma, é preciso um orçamento no seu financeiro para utilização de softwares de edição. Além disso, outros equipamentos eletrônicos serão requeridos. Como impressoras, câmeras e telefones. 

Mas, para aumentar o nível de trabalho dos seus funcionários, invista em cadeiras confortáveis, apoios ergonômicos, e outros que ajudam a melhorar a postura e a saúde da sua equipe. Juntamente com esses móveis, tenha mesas individuais e/ou para reuniões, poltronas confortáveis para receber seu cliente e outros que você achar adequado.

Pessoal

O dono da agência de publicidade e propaganda não necessariamente precisa ser formado na área de publicidade e propaganda, nem em comunicação social. Mas o ideal é que seus funcionários sejam. Isso, porque terão mais conhecimento do ramo e até experiência.

A criação de conteúdo não é algo simples. portanto, busque pessoas que você confie e que o material criado por ela lhe agrade e seja de acordo com a proposta da sua empresa. Avalie a capacidade do contratado relacionada a área que ele irá trabalhar, mas também, de valor a competência dele em outras áreas.

A empresa não deve contar apenas com profissionais da área de comunicação. É preciso alguém para realizar o atendimento inicial e para gerir a empresa. Ou seja, cuidar de contas a pagar e receber, dados jurídicos e do R.H.

Outro ponto importante a ser lembrado é como será pago o salário da sua equipe. Lembrando-se sempre de seguir o piso salarial do profissional. Também é possível oferecer comissões, para que assim, eles sejam inspirados a buscar clientes e melhorar cada vez mais o seu trabalho, juntamente com os cursos e treinamentos oferecidos pela empresa.

Concorrência

Nunca esqueça que em qualquer empresa é necessário uma avaliação da concorrência. Isso lhe ajudará a definir o público-alvo, a localização, seus serviços oferecidos e os valores. Com o conhecimento da sua concorrência será possível decidir onde sua empresa pode melhorar e em quais critérios.

A diferença da análise da concorrência em agências de publicidade e propaganda é que ela não é unicamente física, podendo ser online também. Portanto, não foque apenas em empresas da sua cidade ou região. Busque as de fora e que tem a atenção da comunidade onde você estará inserido.

Marketing

Caso você queira que seu negócio atenda empresas e pessoas de fora da área onde você se encontra, o marketing digital e online é essencial. E não se esqueça dos outros tipos também!

Mas, realizar uma divulgação ampla e que alcance seu público-alvo é uma tarefa fundamental da agência de publicidade e propaganda. Afinal, é com isso que você irá trabalhar. 

Licença

Alguns requisitos necessários para montar uma agência de publicidade e propaganda são iguais aos de qualquer outra empresa. Dentre eles, os registros na:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal;
  • Secretaria da Fazenda;
  • Secretaria da Fazenda do Município;
  • Previdência Social;
  • Sindicato Patronal.

Além disso, será necessário um alvará de funcionamento, que deve ser requerido junto a prefeitura municipal com a relação das instalações fiscais.

A empresa pode ser uma firma única ou uma sociedade de dois sócios.

Por trabalhar diretamente com o consumidor, a empresa deve ter consulta com o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). E, dessa forma, se adequar ao Código de Defesa do Consumidor. 

Existem também os códigos aos quais as agências de publicidade e propaganda devem seguir. São elas:

  • Lei 4.680/65 – Trata sobre o exercício da profissão de publicitário.
  • Decreto 57.690/66 – Relacionado a Lei 4.680/65.
  • Lei 9.610/98 – Referente aos direitos autorais.

Ainda assim, lembre-se que sempre é importante ter um advogado e um contador. Eles lhe ajudarão com questões legais e fiscais da sua empresa

Considerações finais

De acordo com as informações dispostas aqui, é possível entender como montar uma agência de publicidade e propaganda. Não esqueça de manter os seus dados e informações sempre organizados e controlados. Portanto, procure um sistema de gestão de empresas como o eGestor. Nele, você pode controlar os valores e mensalidades pagas pelos seus clientes e emitir NF-e e NFC-e, além de poder gerar relatórios!

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Escrito por eGestor
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