Como montar uma loja de informática e montagem de computadores

Em qualquer tipo de negócio, é preciso ter muito conhecimento sobre a área de atuação antes de se inserir no mercado. Pesquisar desde a localização da sua empresa até a regularização. Portanto, se o objetivo é montar uma loja de informática e montagem de computadores, é essencial estar atento não apenas às inovações tecnológicas, mas também a todas as questões burocráticas e logísticas que envolvem esse tipo de negócio.

Quer saber como montar uma loja de informática? Então, confira nesse post as dicas que temos para você!

Potencial de mercado

De acordo com estudo da IDC realizado em 2011, o Brasil é o terceiro maior mercado de computadores no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, que dominam o segmento de tecnologia. Dessa forma, é possível dizer que o mercado de computadores é um excelente modelo de negócio em nosso país, haja vista que existe uma grande demanda pelos serviços na área. Principalmente com a popularização da internet, os computadores hoje são essenciais a pessoas de todas as classes e estão nos domicílios e nas empresas.

Os computadores servem não apenas para a digitação, armazenamento de dados e entretenimento, mas também para a gestão de empresas e, principalmente, para conectar as pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Além disso, é grande o número de usuários brasileiros que realizam compras através da internet, acessam os jogos online e realizam cursos à distância com o auxílio do computador. Todas essas características são indicadores do sucesso que os computadores fazem no país e da importância dessas máquinas na vida das pessoas.

Portanto, tendo em vista tudo o que os computadores podem oferecer, montar uma loja nesse ramo é um excelente negócio, pois é possível atender aos mais diversos perfis de público. Você pode tanto criar uma empresa que atenda às necessidades de outas empresas como pode oferecer soluções para usuários domésticos. Sobretudo, para que o negócio seja lucrativo, é de grande importância analisar o público alvo que a empresa vai atender, pois é dessa forma que você pode desenvolver soluções e serviços que sejam realmente atrativos aos clientes. Entre os principais serviços, estão a manutenção e conserto de computadores.

Outro fator determinante para o sucesso de uma loja de informática e montagem de computadores é a qualificação dos profissionais envolvidos no serviço. Afinal, é preciso oferecer soluções para os consumidores, que esperam por serviços eficientes e de alta qualidade para sanar os seus problemas. As pesquisas na área de informática também apontam que a venda de notebooks tem crescido no Brasil, e atuar nesse segmento pode ser um ótimo negócio, pois os computadores portáteis mais vendidos no país são os de qualidade média, que constantemente precisam de manutenção e troca de peças.

Conheça o seu público alvo, seus desejos e trabalhe com uma equipe preparada para atender às necessidades dos clientes, além, é claro, de investir em peças e máquinas de qualidade.

Equipe

O tamanho da sua equipe de colaboradores depende diretamente do tamanho da empresa que você pretende montar. Para os pequenos negócios, normalmente uma equipe de 4 funcionários é o suficiente: um caixa, um técnico de informática e dois atendentes que sejam especializados nos serviços prestados pela empresa. É de extrema importância contar com profissionais qualificados e preparados para atender o público em seu negócio. Assim sendo, é imprescindível fazer uma seleção cuidadosa desses funcionários, pois o desempenho deles é fundamental para o sucesso de sua loja.

Em relação às peças e equipamentos, há diversos fornecedores que podem atender a sua empresa, e você deve buscar pelas marcas que estão de acordo com as suas expectativas e que oferecem os produtos que ajudarão a melhorar os serviços da loja. Alguns fornecedores oferecem cursos de habilitação para que os profissionais de sua empresa aprendam a fazer a assistência técnica dos equipamentos; você não deve deixar de investir nessa ferramenta. Quanto mais preparada estiver a sua equipe, melhores serão os serviços prestados, e os consumidores percebem isso.

Localização

Embora muitas pessoas não estejam atentas à importância da localização do negócio, é essencial que você busque por um ponto comercial de fácil acesso e que facilite a vida do seu público alvo. Leve em consideração questões como a demanda dos serviços de sua empresa, a concorrência e o valor do aluguel. Faça um estudo sobre a região em que você pretende montar a loja e analise qual é o potencial do lugar. Também não se esqueça de verificar as características do imóvel e veja se está tudo certo em termos de regularização, documentação, impostos e demais questões.

Outro fator importante é verificar se o imóvel tem o tamanho ideal para a sua loja, pois será preciso ter um bom espaço para os equipamentos e aparelhagens. Portanto, escolha um espaço de, no mínimo, trinta metros quadrados, e não deixe de verificar as instalações elétricas, telefônicas, de água e esgoto do lugar. É importante ainda ter a certeza de que a localização proporciona a segurança necessária, pois quando falamos de uma loja de informática e montagem de computadores, estamos falando de um negócio que possui estoque de valor elevado.

Por fim, veja se o local possui boa movimentação e, se necessário, opte pelos centros comerciais, que já são conhecidos pelo público que busca pelos serviços. Oferecer um estacionamento exclusivo para os clientes pode ser um diferencial e, caso o local não tenha, você pode fazer um convênio com estacionamentos próximos. Porém, o que realmente faz a diferença é a qualidade do atendimento que a sua loja proporciona aos consumidores.

Ebook Crescimento Empresarial

Parte burocrática

Para que você possa abrir a sua loja de informática e montagem de computadores, será preciso ir até a Secretaria de Planejamento da sua cidade para que seja avaliado se o empreendimento realmente pode ser aberto na localização escolhida. Depois da etapa de escolher o local, também é necessário que você escolha o tipo de sociedade e, nesse sentido, a Sociedade Limitada pode ser a melhor opção para a sua empresa, caso esteja pensando em um negócio de pequeno porte, já que oferece menos riscos aos sócios. Não deixe de verificar a legislação do Código Civil Brasileiro.

Na etapa seguinte, escolha o nome que você quer dar à sua loja e vá até a Junta Comercial de seu município para verificar se esse nome já não está registrado. Se preferir, essa pesquisa também pode ser realizada através da internet. Na Junta Comercial, deverão ser apresentados documentos tais como o Contrato Social, que é o mais importante para a abertura da empresa. É com esse documento que será emitido o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE), que, por sua vez, é necessário para o cadastramento na Receita Federal realizado através da internet.

O número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) também é disponibilizado pela internet. Por fim, vá até a Prefeitura para conseguir o Alvará de funcionamento, que é o documento final para que a sua empresa possa começar a prestar os serviços no local. Além disso, não se esqueça que todos os produtos e serviços proporcionados pela sua loja devem estar em conformidade com as especificações e exigências do Código de Defesa do Consumidor. Depois que a parte burocrática estiver resolvida, é o momento de pensar na decoração da loja.

Estrutura do local

É importante que a estrutura da sua loja de informática e montagem de computadores tenha espaço suficiente para diversos ambientes, como área de vendas, banheiros, escritório, vitrine, estoque e montagem e manutenção dos equipamentos. Além disso, o ambiente deve ser arejado e bem iluminado para oferecer bem-estar tanto aos funcionários quanto aos clientes. Com a iluminação natural, é possível reduzir os gastos com energia.

O balcão de atendimento com tampo de vidro provavelmente é a melhor escolha, pois permite que os clientes visualizem os produtos de forma clara e segura. Em relação à decoração, a sua loja não deve optar por nada muito exagerado ou repleto de cores, já que esse design não combina com o perfil das lojas de informática. Pense em todos os detalhes para dar um ar diferenciado no ambiente, desde a mobília até a pintura da parte interna e os revestimentos.

Principais equipamentos para uma loja de informática

Para oferecer atendimento de qualidade ao público, é essencial que a loja de informática tenha diversos equipamentos, tais como: Impressora de cupom fiscal, materiais de escritório, linha telefônica com acesso a internet, computadores, impressoras, balcão de atendimento, máquinas para pagamento com cartão de débito e de crédito, sistema de ar condicionado ou ventiladores, além de materiais para a montagem e manutenção dos equipamentos.

Opte sempre pelos equipamentos de melhor qualidade para a sua empresa. Além de serem mais duráveis e estáveis, os computadores e impressoras de qualidade, por exemplo, são o que garantem uma maior eficiência no atendimento direto. Em relação às formas de pagamento, opte por proporcionar maior flexibilidade com opções de parcelamento e cartão de crédito, pois isso definitivamente levará mais pessoas até a sua loja.

Estratégias de marketing

As estratégias de marketing, como anúncios pagos e materiais promocionais, são extremamente importantes para que o seu negócio se torne conhecido e lucrativo. Nesse sentido, o modelo de marketing de maior sucesso na atualidade é o marketing digital. Portanto, não deixe de investir em anúncios pagos em sites que podem proporcionar resultados muitos positivos para o seu negócio, como o Google e o Facebook, entre outros. Crie canais eficientes de comunicação com os consumidores e utilize-os para interagir, divulgar os produtos e serviços de sua empresa e, também, para solucionar as dúvidas dos clientes.

Com o Facebook Ads., que é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas na atualidade, é possível segmentar anúncios pagos que aparecem justamente para as pessoas que têm maior chance de comprar na sua loja. Com os anúncios no Google, por sua vez, é possível colocar a sua empresa em posição de destaque no site de buscas mais utilizado no mundo. Dessa forma, investir nessas estratégias é algo que pode ser extremamente lucrativo para o seu negócio, pois é inegável que hoje as pessoas buscam por soluções, serviços e produtos através da internet e das redes sociais.

Os materiais promocionais como adesivos, panfletos e brindes personalizados, por sua vez, são eficientes para conquistar novos clientes e fideliza-los. Ao distribuir os adesivos com o logotipo da sua loja para os clientes, tenha em mente que essas pessoas vão colar em algum lugar e levar a sua marca adiante, enquanto os panfletos são ideais para divulgar promoções e outras informações rápidas. Os brindes personalizados são um “mimo” para fidelizar os clientes. Busque por brindes acessíveis e criativos para conquistar o seu público alvo e conte com o auxílio de uma gráfica de confiança para ter materiais promocionais de qualidade.

Capital de Giro

O capital de giro nada mais é do que o montante reservado exclusivamente às despesas que a sua loja terá todo mês. Ou seja, trata-se de um dinheiro que você deve ter para poder pagar os funcionários, os fornecedores, cobrir os pagamentos a prazo, impostos e outros gastos. Por isso, antes de abrir as portas da sua loja, calcule qual o capital de giro que você deve ter para que não precise recorrer a empréstimos nos meses seguintes e fique endividado. Para isso, analise as despesas com que a sua empresa terá de arcar mensalmente e faça uma planilha.

Manter todas as despesas da sua empresa sob controle requer um bom sistema de gestão de finanças. Portanto, investir em um software de gestão responsivo pode ser uma excelente solução para a saúde financeira do seu negócio. Com um sistema eficiente, é possível ter o total controle da empresa a partir de dados como a gestão de estoque, impostos, funcionários, serviços, nota fiscal e muito mais. Procure por um software que tenha a ver com o perfil do seu negócio. Há diversos programas de gestão disponíveis no mercado, com preços bastante acessíveis e que se encaixam às necessidades de lojas de informática.

O primordial, de qualquer forma, é ter na ponta do lápis o quanto a sua empresa gasta por mês e obter os recursos necessários para que o seu negócio não gere prejuízos. Portanto, tenha organização e planejamento, que são atitudes essenciais para o funcionamento saudável de uma loja de informática. O capital de giro é a reserva que você precisa para cobrir todas as despesas, e não deve ser deixado de lado se o objetivo é evitar os prejuízos e privilegiar a lucratividade. Além disso, quando falamos em vendas de produtos e serviços, é essencial ter em mente que haverá períodos de crise. Esteja sempre preparado.

Vale a pena ter um sócio?

“Ter um sócio (ou até mais do que um) ou não?”. Esse é um questionamento que muitos empreendedores se fazem quando pensam em abrir um novo negócio. Talvez a melhor resposta nesse caso seja: depende. Se você não tem o capital inicial que precisa para montar uma loja de informática e montagem de computadores, pode ser vantajoso contar com a ajuda de um sócio para ajudar a cobrir as despesas iniciais. No entanto, é essencial buscar uma parceria com alguém que seja realmente de sua confiança e que tenha a mesma vontade de montar um empreendimento no setor de informática.

Se, por outro lado, você tem a quantia necessária para abrir um negócio desses mas percebe que não tem os conhecimentos necessários na área, também pode ser vantajoso contar com a ajuda de um sócio que seja especialista nos serviços de informática e montagem de computadores. Porém, se você percebe que tem dificuldades em ter uma sociedade com alguém, ou simplesmente não tem vontade de dividir os ganhos e as despesas com outra pessoa, fuja dos sócios. Não vale a pena abrir um negócio em conjunto quando você já sabe que terá dificuldades em lidar com o outro.

Em relação ao capital inicial para abrir um novo empreendimento, caso você não o tenha, também é possível contar com linhas de crédito oferecidas por instituições bancárias, como a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil. Por isso mesmo, se você pensa em ter um sócio apenas porque precisa de alguém que te ajude a bancar os custos iniciais da empresa, recorrer a uma linha de crédito pode ser uma excelente opção. De forma geral, os bancos exigem apenas que você tenha o nome limpo e um CNPJ (em alguns casos, é preciso um fiador) para liberar os financiamentos.

Quanto custa para abrir uma loja de informática?

Ainda hoje, muitas empresas de porte pequeno fecham as suas portas por não terem um bom planejamento e não serem organizadas. Assim sendo, é preciso que você tenha em mente que será preciso investir cerca de R$30 mil para abrir uma loja de informática e montagem de computadores. Isso porque será necessário cobrir as despesas do aluguel do ponto comercial, da remuneração dos funcionários, dos produtos e equipamentos utilizados para os serviços, dos impostos e dos gastos com o processo burocrático da abertura da empresa, entre outros gastos.

Caso você pense em um negócio maior, de porte médio, os custos para abrir a empresa serão mais elevados, pois será preciso ter um ponto comercial maior e contar com mais funcionários para atender a demanda. De acordo com estudos, as lojas de informática de porte médio podem render até R$12 mil por mês. Como dito nos tópicos anteriores desse artigo, no Brasil há uma grande demanda pelos serviços e soluções na área de informática. Apesar dos custos para abrir um negócio desses serem elevados, o retorno tende a ser bastante positivo.

Prazo de retorno

Em todos os tipos de empresas, os primeiros meses são os mais difíceis de lidar, pois é preciso esperar algum tempo até obter o retorno do dinheiro que foi investido para a abertura do negócio. No caso das lojas de informática e montagem de computadores, o prazo de retorno do capital inicial é de cerca de 6 meses. Portanto, leve em consideração o Capital de Giro para manter as finanças da sua empresa saudáveis até lá. Após os primeiros meses de funcionamento, os resultados vão começar a aparecer e é a partir de então que você terá, finalmente, a lucratividade desejada.

Sobretudo, para que um negócio dê certo no competitivo mercado atual, é preciso que você realmente goste do que você faz. Quando você é o dono da empresa, é essencial ter em mente que você é a pessoa que mais vai trabalhar, embora conte com a ajuda de seus funcionários e colaboradores. O empreendedor é sempre a pessoa que leva trabalho para casa e continua suas atividades comerciais mesmo quando os funcionários já cumpriram os seus horários e vão embora. E é por isso que é preciso ter paixão pelo que se faz, pois do contrário fica difícil aguentar as pressões e os momentos de crise que envolvem qualquer tipo de negócio.

Conclusão

Ao longo desse artigo sobre como montar uma loja de informática e montagem de computadores, você pôde ver todos os aspectos que se relacionam a esse tipo de empreendimento e o que é preciso para não apenas abrir uma empresa de informática, mas também ter um negócio saudável e, consequentemente, lucrativo. Dessa forma, é possível concluir que, no Brasil, abrir uma loja nesse segmento é algo que pode ser extremamente lucrativo, haja vista que a demanda pelos serviços é crescente e os computadores, hoje, estão presentes em praticamente todos os perfis socioeconômicos, além de estarem em todos os tipos de empresas.

Portanto, se você pensa em abrir uma empresa de informática, leve em consideração todas as informações que você leu ao longo desse artigo e seja organizado e planejado para obter a tão sonhada lucratividade. A gestão financeira do seu negócio, afinal, será de extrema importância para que você tenha uma empresa estável e que não irá fechar suas portas nos primeiros anos, como ainda acontece muito no Brasil em relação aos empreendimentos de pequeno porte. Invista e tenha responsabilidade!

Gostou do texto? Deixe seu comentário!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br