Como montar uma loja de artigos para pesca

No Brasil a atividade da pesca é cada vez mais praticada. O país possui uma costa marítima de 8.500 km e mais 15 mil km de rios navegáveis que são ideais para a pesca amadora. São mais de seis mil espécies de peixes que proporcionam o desenvolvimento da pescaria.

A pesca não é realizada apenas como caça, mas muitos utilizam elas como esporte, para recreação ou hobby. Por isso, montar uma loja específica para essa atividade por ser extremamente rentável. O estabelecimento pode oferecer varas, iscas, molinetes, coletes, anzóis, linhas, bolsas, lanternas, bolsas térmicas e demais centenas de produtos que podem contribuir na atividade da pesca.

Pode-se começar vendendo esses artigos básicos e depois aumentá-lo com a venda de motores, artigos de camping, mergulho, náutica, barcos e demais outros produtos que contribuem com a atividade. Além de chamarem a atenção de uma grande massa de pessoas que levam a pesca amadora como um hobby. Se você é um amante da pescaria, quer investir em um novo negócio, nós vamos te ajudar a criar uma loja de artigos para pesca.

O que devo saber antes de abrir uma loja de artigos para pesca

Para começar esse tipo de negócio você precisa verificar se a sua cidade possui rios, clubes ou praias que oferecem esse tipo de atividade e qual é a demanda de pessoas que praticam esse tipo de atividade. Analise também se você possui uma concorrência. Caso haja, veja quais são os pontos fracos da concorrência para que você possa oferecer um diferencial aos seus clientes.

O espaço escolhido deve ser amplo para oferecer uma maior exposição dos produtos. Uma loja desse ramo deve possuir vitrines, araras, gôndolas, balcões de vitrines, móveis e materiais de escritório, armários e demais outros produtos como telefone, computador, entre outros. Depois disso, faça a compra dos materiais e produtos que estão à venda, procure sempre negociar com os fornecedores. Lembre-se de fazer um orçamento de investimento de todos os gastos que irá possuir para abrir a loja.

Importante ressaltar que muitos clientes buscam por produtos de qualidade que podem realmente ajudar a pescar e pegar ao menos um peixe, por isso, não se esqueça de oferecer uma diversidade de marcas e produtos como os anzóis, linhas finas, redes ou varas, iscas e demais artigos que podem complementar a pescaria.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Conhecimento dos produtos

Além disso, é preciso que você tenha um conhecimento mínimo sobre a atividade da pescaria. Muitas pessoas que vão comprar os artigos não possuem conhecimento sobre a prática e podem tirar dúvidas sobre quais são os melhores acessórios necessários pra realizar uma boa pescaria.

Ajude o cliente e ofereça produtos que podem diferenciá-los na hora de praticar o esporte. Você pode, por exemplo, ensinar o cliente a utilizar determinado produto que ele não tem conhecimento de como manusear. Lembre-se de sempre atender bem os clientes e oferecê-los o diferencial. Com a clientela cada vez mais exigente é preciso oferecer serviços de qualidade e que os agradem e certifiquem a compra.

Caso precise contratar pessoal para ajudar no atendimento da loja, preocupe-se em certificar que o funcionário possui algum conhecimento sobre pesca e receba bem os clientes. Isso pode fazer todo o diferencial na hora da compra.

Quais são as questões burocráticas para abrir o negócio

Todo estabelecimento deve estar cadastrado junto ao alvará de licenciamento da prefeitura onde está instalado. Lembre-se de estar devidamente legalizado. Mesmo que o seu investimento seja pequeno, cadastra-se como microempreendedor pode trazer diversos benefícios.

Não se esqueça também de realizar uma publicidade da sua loja de artigos para pesca. Hoje há diversas alternativas de chamar a atenção do público sem gastar muito. Se você quer que seu estabelecimento seja reconhecido, necessita de uma propaganda.

É muito importante colocar a precificação dos produtos. Realize os cálculos sobre o valor líquido do produto, taxas de imposto e demais tarifas. Lembre-se de fazer um preço justo para atrair clientela. Assim, conseguirá atingir o sucesso da sua empresa e expandir o negócio. Mas para obter boas vendas dos produtos necessita fazer uma boa gestão administrativa.

Como devo administrar o meu comércio

Todo o negócio precisa de um departamento administrativo para equilibrar as suas contas, principalmente lojas comerciais. Por isso, se deseja abrir uma loja de artigos para pesca é preciso pensar em como fazer uma gestão administrativa das atividades rotineiras.

Lembre-se de sempre calcular o fluxo de caixa diariamente. É preciso ter esse controle de vendas e produtos para saber o quanto saiu e entrou dinheiro na sua conta, pois caso não realize essas atividades, no cálculo final das contas pode haver uma divergência e descontrole da situação financeira.

Além disso, é preciso emitir nota fiscal para os consumidores, lembre-se que sonegação é considerado um crime pela legislação. Muitas vezes é também preciso fazer um controle financeiro de todo o dinheiro movimentado pela empresa para avaliar os lucros ou prejuízos durante um determinado período.

Lembre-se também que é necessário ter um controle estoque, ter um estoque muito grande de produtos pode ser grande para sua empresa, pois pode demorar para vender e recuperar o capital investido.

Conclusão

Portanto, abrir um negócio de artigo de pescas pode se tornar altamente rentável, devido a atividade de pesca ser cada vez mais frequente, seja como lazer, seja como caça. Mas para obter sucesso no negócio, é imprescindível fazer uma boa análise de concorrência, ter uma equipe com bom conhecimento sobre o funcionamento e manuseamento dos artigos, e fazer uma boa gestão financeira, com um frequente controle do fluxo de caixa e de estoque.

eGestor

Mas já imaginou ter um programa que ajuda você a organizar tudo isso? O eGestor é uma excelente alternativa para você que pretende começar o seu negócio. E não em problema se você não sabe lidar com tecnologia, o software é completamente fácil de manusear. Você pode usar tranquilamente sem muitas dúvidas.

Além disso, o preço do software é bem acessível e cabe no seu bolso e planejamento mensal. É um sistema ágil e simples que com certeza vai ajudar você a suprir a todas as suas atividades administrativas. Teste gratuitamente e veja como ele pode ser benéfico para sua empresa.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br