fbpx

Criação de peixes: Como montar um negócio

A atividade da piscicultura pode ser uma alternativa para aqueles que possuem terras e precisam criar novas formas de investimento para garantir um novo rendimento. A criação de peixes é uma atividade milenar que começou no Egito Antigo por volta de 1700 a.C.

O trabalho de criar e multiplicar peixes é uma das atividades da aquicultura que cria peixes em tanques e demais lugares. Pode haver o cultivo tanto de peixes marinhos, como camarões, assim como os de água doce como tilápias e pacus.

O ramo cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a demanda por pescado cresce em ritmo acelerado e faz com que algumas espécies estejam em falta das atividades de pesca nos grandes mares e rios.

Por isso, a atividade da piscicultura tem sido uma das alternativas encontradas para atender essa demanda. A organização estima que daqui alguns anos a única forma de alimentação de pescados será realizada apenas pela piscicultura. Sendo assim, é um negócio de baixo investimento que pode render muito lucro.

Uma atividade comercialmente viável para a piscicultura é a adesão do tanque-solo. Porém, antes de começar as atividades é importante ter ciência sobre algumas práticas da produção. Vamos ensinar todos os passos que você deve seguir para poder abrir esse tipo de negócio e ter uma boa garantia de retornos lucrativos.

criação de peixes

Quais iniciativas devo tomar para abrir minha criação de peixes

Primeiramente, você precisa ter um conhecimento básico sobre a criação de peixes. Como, por exemplo, qual tipo de peixe pode-se colocar em um tanque, ter conhecimento de como são feitos os tratamentos com peixes. É importante visitar outros criadouros e conversar com quem trabalha com esse tipo de negócio para que você tenha uma noção sobre como proceder.

Um criadouro bem sucedido necessita de um local apropriado. Você precisa analisar qual é o tipo de fonte de água que há no terreno onde você pretende montar, analisar quais peixes se adaptam melhor às condições climáticas, calcular quantos peixes cabem no tanque e se há oportunidade de você expandi-lo posteriormente.

É importante também que o piscicultor, antes de começar as atividades, avalie as condições do negócio na região onde pretende instalar. Precisa-se ter conhecimento se realmente haverá algum comprador do peixe que você vai criar e ter uma perspectiva de como é o mercado local sobre essa atividade.

Quais são os tipos de criadouros de peixes

Existem três tipos de criadouros para criação de peixes:

  • Barramento: é um dos mais utilizados para os pequenos piscicultores. São viveiros de baixo custo de construção onde há uma interrupção do curso da água. Porém, há alguns pontos negativos: o fundo geralmente é irregular e não há como controlar o fluxo de água que entra no tanque. Assim, é difícil controlar os predadores e a densidade de peixes.
  • Escavados: esses têm um custo maior, mas são mais fundos, podendo chegar a 0,8m³ e mais largos com aproximadamente 1m². Dependem muito da topografia e condições do terreno instalado. Permite um maior controle do volume de água. Assim fica fácil controlar a densidade de peixes e dos predadores, garantindo assim uma maior produtividade.
  • Criadouros berçários: Esses têm um custo maior, pela utilização de alta tecnologia que esses viveiros. Eles contribuem para que os peixes tenham uma maior durabilidade de vida. Geralmente são grandes em proporção podendo chegar a 1.500 m².

Existem diversas tecnologias que podem ser aderidas nesses criadouros que classificam os sistema de criação de peixes:

  • O sistema semi-intensivo de criação, permite tecnologias avançadas, no criadouro berçário. Pois, renova a água com frequência e avalia a qualidade da água como a sua temperatura, transparência e acidez da água permitindo uma maior sobrevivência das espécies. Chegando a render de 6 a 10 mil kg por hectare ao ano.
  • O sistema intensivo de criação renova a água todos os dias além de monitorar a sua qualidade, temperatura, acidez, alcalinidade, oxigênio disponível, densidade de amônia entre outros recursos. Esse sistema chega a render uma média anual de 10 mil kg por hectare de produto.

Caso haja um baixo monitoramento da qualidade da água e não haja um acompanhamento minucioso da produção, a rentabilidade pode ser extremamente baixa. Sendo inferior a 5 mil kg por hectare ao ano.

criação de peixes

O que mais devo saber ao abrir uma criação de peixes

Mas o fator primordial para o sucesso do cultivo de peixes está relacionado a qualidade do produto, a localização do viveiro, o preço de mercado, a facilidade de escoamento e a diversificação das espécies. O que conta muito no mercado é a higienização desses produtos. Por isso, faz-se necessário os cuidados veterinários, a limpeza frequente dos tanques, a qualidade das rações e a manutenção necessária.

É importante lembrar que esse tipo de atividade está regido por determinadas legislações ambientais pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de Recursos Naturais (IBAMA). Há uma regulamentação ambiental e um cadastro de piscicultor, para que ele esteja atuando de forma legal., afinal, é importante que seja um serviço regularizado. Pois, a piscicultura é considerada uma atividade que cadastra o trabalhador como produtor rural. O governo federal possui legislações que facilitam a execução desse trabalho e assim, diminuem as burocracias para abrir ou manter o negócio.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Administrar o negócio pode ser mais simples do que imagina

A atividade da piscicultura também vai demandar uma administração para não perder o controle dos negócios. Mas você pode deixar essa atividade nas mãos da eGestor. É um sistema de gestão fácil e online que garante o controle do seu financeiro, vendas, emissão de nota fiscal eletrônica e pode controlar o seu estoque.

Com essa plataforma você vai administrar bem o seu dinheiro sem que haja prejuízos por erros de cálculos. É um sistema bem simples de manusear que vai suprir todas as necessidades do seu micro ou pequeno negócio.

Criação de peixes pode ser MEI?

Não, uma criação de peixes com CNAE 0322-1/01 – Criação de peixes em água doce ou CNAE 0321-3/01 – Criação de peixes em água salgada e salobra, não pode ser MEI.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Criação de peixes: Como montar um negócio
Escrito em: 31/01/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Márcia Terezinha dos Santos

    Bom dia! Meu filho está interessado na criação de peixe de água doce. Já temos o local adequado e algumas pesquisas sobre montagem etc. Gostaria de saber se esta atividade se encaixa como MEI. Seria criação de tilápia em tanques em assude.

    Responder
    • eGestor

      Olá, Márcia!
      Uma das atividades que se encaixa como MEI é a de “Criador de peixes ornamentais em água doce independente”. Caso ainda não seja isso, você pode conferir no Portal do Empreendedor as atividades permitidas para MEI.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...